Duvida

Gente preciso de uma ajuda...Cada vez o consulado daqui manda uma coisa diferente. Tenho mae e pai portugues, porem meu pai ja eh falecido.Eles me mandaram uma lista da primeira vez pedindo soh certidao da minha mae, agora dizem que tenho que averbar o casamento dela lah.Tenho tudo dela:passaporte, cartao cidadao, identidade...serah que realmente preciso averbar esse casamento e ainda pede a certidao original do obito do meu pai. Peco que me ajudem a me dizer o que realmente tenho que mandar.Desde ja agradeco muito a ajuda.

Comentários

• em qual estado você mora? se não me engano, a lista de documentos muda um pouco dependendo do consulado que você for...
  • Beth

"Gente preciso de uma ajuda...Cada vez o consulado daqui manda uma coisa diferente. Tenho mae e pai portugues, porem meu pai ja eh falecido.Eles me mandaram uma lista da primeira vez pedindo soh certidao da minha mae, agora dizem que tenho que averbar o casamento dela lah.Tenho tudo dela:passaporte, cartao cidadao, identidade...serah que realmente preciso averbar esse casamento e ainda pede a certidao original do obito do meu pai. Peco que me ajudem a me dizer o que realmente tenho que mandar.Desde ja agradeco muito a ajuda. "

R: A lista com os documentos está no GUIA DE AJUDA da comunidade. Se fizer pelo Consulado faça tudo como eles orientam.

É obrigatório averbar o casamento dos portugueses para seus descendentes requererem a nacionalidade.Primeiro tem que saber se o casamento deles está averbado, se se casaram em Portugal possa ser que esteja averbado. O averbamento do óbito não é obrigatório para requerer a nacionalidade, mas é obrigatório para atualizar os dados do cidadão português.

Se optar por fazer pelo Consulado siga as exigências que impuserem.
    Se optar por mandar via correspondência para a Conservatória dos Registos Centrais, sem averbar o casamento, poderá cair em exigência para que averbe.

Abraços!
  • Primeiramente obrigada pela atencao...moro no RJ, e estou entrando pelo consulado daqui mesmo.O problema eh que me mandaram uma lista que nao pedia a averbaçao do casamento de meus pais. Liguei para lah para fazer uma pergunta e eles disseram que tenho que averbar...Enfim alguem sabe como faço isso?? Tenho que mandar a certidão para Portugal?? e mais: para onde em Portugal...estou perdidinha...rsrsrs
  • Beth,
    O consulado no Rio nao faz transcricoes de casamento? Infórme-se com eles.
    Caso nao facam veja no guia de ajuda desta comunidade como fazer por correio. Esta tudo explicadinho.
    Boa Sorte.
  • Oi Denise eles fazem sim e tem que ser dois processos diferentes...estou pensando em mandar tudo junto e deixar cair em exigencia...poxa tenho pai(falecido), mãe e avós portugueses e mesmo assim eles ainda querem averbaçao!!!
    Tenho outra duvida: a mãe do meu marido(falecida) era portuguesa, porem se naturalizou.Será que mesmo assim ele tem direitoa cidadania?
    braços
    Beth
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.