Duvida
Gente preciso de uma ajuda...Cada vez o consulado daqui manda uma coisa diferente. Tenho mae e pai portugues, porem meu pai ja eh falecido.Eles me mandaram uma lista da primeira vez pedindo soh certidao da minha mae, agora dizem que tenho que averbar o casamento dela lah.Tenho tudo dela:passaporte, cartao cidadao, identidade...serah que realmente preciso averbar esse casamento e ainda pede a certidao original do obito do meu pai. Peco que me ajudem a me dizer o que realmente tenho que mandar.Desde ja agradeco muito a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
"Gente preciso de uma ajuda...Cada vez o consulado daqui manda uma coisa diferente. Tenho mae e pai portugues, porem meu pai ja eh falecido.Eles me mandaram uma lista da primeira vez pedindo soh certidao da minha mae, agora dizem que tenho que averbar o casamento dela lah.Tenho tudo dela:passaporte, cartao cidadao, identidade...serah que realmente preciso averbar esse casamento e ainda pede a certidao original do obito do meu pai. Peco que me ajudem a me dizer o que realmente tenho que mandar.Desde ja agradeco muito a ajuda. "
R: A lista com os documentos está no GUIA DE AJUDA da comunidade. Se fizer pelo Consulado faça tudo como eles orientam.
É obrigatório averbar o casamento dos portugueses para seus descendentes requererem a nacionalidade.Primeiro tem que saber se o casamento deles está averbado, se se casaram em Portugal possa ser que esteja averbado. O averbamento do óbito não é obrigatório para requerer a nacionalidade, mas é obrigatório para atualizar os dados do cidadão português.
Se optar por fazer pelo Consulado siga as exigências que impuserem.
Se optar por mandar via correspondência para a Conservatória dos Registos Centrais, sem averbar o casamento, poderá cair em exigência para que averbe.
Abraços!
O consulado no Rio nao faz transcricoes de casamento? Infórme-se com eles.
Caso nao facam veja no guia de ajuda desta comunidade como fazer por correio. Esta tudo explicadinho.
Boa Sorte.
Tenho outra duvida: a mãe do meu marido(falecida) era portuguesa, porem se naturalizou.Será que mesmo assim ele tem direitoa cidadania?
braços
Beth