pesquisa para descobrir freguesia

Olá

Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô portugues para minha avó tirar a cidadania por atribuição, sabemos todos os dados, temos certidão de casamento, óbito e até um documento de registro de estrangeiro mas em nenhum lugar fala em que freguesia nasceu! Achamos uns cartões postais de minha tataravó que datavam um ano depois do nascimento dele e pedimos para pesquisar a freguesia que havia escrito no cartão junto ao CRC, mas não encontraram; possivelmente eles se mudaram ou foi registrado apenas em paróquia.
É possivel de alguma forma solicitar uma pesquisa ou pesquisar pessoalmente no CRC a data de nascimento dele em todas as 53 freguesias? se alguem souber uma alternativa me ajudem por favor!

obrigada

Comentários

• Tenta no consulado de sua area de residência pede p/ ver a fixa consular do portugues, tal? seu bisavô.

Pode tbm colocar aki o nome do local em pt p/ podermos fazer uma pesquisa pra vc.
  • Obrigada Alexandre! vou verificar no consulado aqui de São Paulo se podem me ajudar!

nome: Joaquim Antonio Ferreira
    nome dos pais: Maria Ferreira e Jose Rodrigues Ferreira
    data nascimento: 14/05/1907
    concelho: Lisboa
  • Aproveitando o tópico, eu gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao meu bisavô...como faço para saber se ele estava inscrito no consulado do RJ? Obrigado
  • PALOMA:

A dica do Alexandre é a melhor,entrar em contato com o Consulado da Região onde o Português viveu no Brasil. Não achando, só enviando e-mail para todas Conservatórias de Registo Civil de Lisboa( é bom olhar nas correspondências o nome do endereço, pode ter alguma relação com a freguesia, ou freguesia mudou de nome, ou anexada a outra).

ARTHUR:

Para saber se seu bisavô foi inscrito no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro,só você estabelecendo contato com o Consulado. Acredito que estas informações só pessoalmente. O site do consulado:

http://www.consuladoportugalrj.org.br/viewpage.php?page_id=15

Abraços!
  • obrigada Antonio
    eu ja mandei emails pra CRC e ela pesquisou pra mim as freguesias correspondentes ao endereço dos cartões; o CRC não é o unico lugar então que posso obter esa informação? voce acha que nas outras conservatorias eles conseguem pesquisar informações que possam não ter na CRC?

obrigada
  • Paloma

Primeiro dê uma olhada neste linque do Instituto dos Registos e Notoriados IRN, tem a lista de nomes das freguesias(inclusive algumas mudaram de nome):

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/freguesias-de-lisboa/

Você já enviou o e-mail para a Conservatória de Registo Civil de Lisboa e obteve alguma resposta com o nome da Freguesia? Se positivo solicite a pesquisa explicando a sua situação.

Se for desta freguesia que lhe forneceram, possa ser que pelo ano de nascimento já tenha sido enviado para o Arquivo Distral.

http://adlsb.dgarq.gov.pt/

Não descarte a possibilidade do Consulado.

Abraços!
  • Cuidado para nao confundirem:
    CRC - Conservatoria dos Registos Centrais (recebe entre outros os pedidos de nacionalidade)
    com as várias Conservatorias do Registo Civil onde sao registrados os nascimentos, casamentos, óbitos, etc.

Nós, os portugueses recentes, temos o nosso registro na Conservatoria dos Registos Centrais, porém os nascidos em Portugal sao registrados nas outras conservatorias.

A partir de 1911 foi obrigatorio o registro civil. Antes disso as criancas eram registradas nas paroquias no momento do batismo e para procurar o registro deve-se acudir aos Arquivos regionais do lugar do nascimento.
  • Denise

Mais uma vez atenta aos detalhes. Particularmente sempre evito abreviações, pois pode atrapalhar.

E, complementando, a lista dos contatos das Conservatórias do Registo Civil
    ( inclusive no Guia de Ajuda da Comunidade):

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/downloadFile/file/CR_civil.pdf?nocache=1239799476.82

Abraços!
  • Só p facilitar.

Só existe registro civil nos Distritos e concelhos. Freguesia não.
    Então se portugues nasceu em 1907 e no concelho de Lisboa, ele esta registrado no registro civil do concelho, q hoje são 11 resgistro civis, que estão todos juntos no mesmo endereço.
    Av. Fontes Pereira de Melo, 7 - Lisboa
    1050-115 Lisboa

Concelho : Lisboa
    Telefone : 213566250 - 707 201 122

Agora pela data de nascimento deve se procurar nos registro que existia na epoca do nascimento, 1,2,3 ou 4 registro civil.
    Ai vc limita o numero de registro a fazer a pesquiza.
  • Olá!

Entendi, para o crc eu ja mandei e-mail e ela não consegue localizar se eu nao souber a freguesia, no arquivo distrital tenho visto algum dos livros de batismo scaneados, mas é quase impossivel, pois pelos que vi as crianças não eram batizadas tão logo que nasciam!

Eu mandei agora e-mail para as 11 conservatorias de lisboa, mas não me responderam, irei ligar no consulado daqui tbm. Voces acham que é valido ligar nas outras conservatorias civis alem do crc? e acham que indo até portugal tenho mais chances de fazer essa pesquisa no arquivo distrital e nas conservatorias?

obrigada
  • Atenção.

Esquecer o crc.

O registro de nascimento fica no registro civil!

Se é de Lisboa e pelo ano é praticamente certo esta no 1º registro civil.
    Sem a freguesia fica dificil.
    Pôs cada esquina em Lisboa tem uma igreja e se o registro na epoca era feito pela igreja, então temos varias, isso pq se trata de Lisboa, se foce o caso de uma aldeia onde só tivesse uma unica igreja era facil, era um unico livro, e se olhava pelo ano de nascimento, o q não é o caso.
  • Vá ao consulado pessoalmente e pede p/ a freguesia de Portugues tal que o seu parente.

Leva algum documento que prove parentesco.
    Aki em pt vc ser muito dificil e demorado p/ se descobrir a freguesia.
    Então va ao consulado!!!!!!!!!!!!
  • Acredito que deve fazer como o Alexandre orientou. No Consulado tem o registro do português, com todos os dados o que facilita tudo.
    Abraços!
  • obrigada pessoal! eu não sabia que no consulado eles teriam essa informação!vou entrar em contato amanhã!
    obrigada
  • O meu avô nasceu em 1909 e a ficha consular ainda esta la.

A minha tia a filha do Portugues q tem acesso a ficha se for neto tem q provar como na identidade só tem o nome dos pai e da mãe é melhor lavar uma certidão de nascimento sua para provar que o portugues tal é o seu avô.

Só para garantir.
  • Oi Alexandre

Eu liguei no consulado e eles me disseram que não tem essa informação da freguesia la, não tem como me ajudar =/ agora não sei mais onde procurar, ja mandei email pras 11 conservatorias, mas se todas estão reunidas na Av. Fontes Pereira de Melo, 7 - Lisboa, esse endereço não é o proprio CRC?

tenho olhado no site do arquivo distrital nos livros de batismo scaneados mas é dificil pq são muito, e nem todos tem imagens, e pode ser q ele tenha sido batisado muito depois do nascimento...minha tia irá a portugal no ano que vem, onde é mais indicado ela ir pesquisar alem do arquivo distrital? na 1° conservatoria?

ah, e faremos primeiro a atribuição para minha avó(filha do portugues) depois minha mãe e depois a minha!

obrigada
  • Eu liguei no consulado e eles me disseram que não tem essa informação da freguesia la. PRESTA ATENÇÃO.

NO CONSULADO TEM UMA FICHA ONDE ESTA ESCRITO O ULTIMO ENDEREÇO DO PORTUGUES EM PORTUGAL, ISSO EXISTE PARA O CONSULADO SABER COMO AVISAR OS PARENTES DO PORTUGUES CASO ACONTEÇA DELE MORRER.

E PELO ANO DE NASCIMENTO A FICHA ESTA ARQUIVADO, TEM PORTUGUES DE BIGODE BAICHINHO DE CARA AMARRADA, É ELE QUE CONTROLA O ARQUIVO TEM Q IR LA E PEGAR SENHA E PEDIR A ATENDENTE DO BALCÃO ELA VAI CHARMAR O TUGA DE BIGODE PARA DESARQUIVAR A FICHA CONSULAR DO SEU DESCENDENTE, TEM Q SER DESTA FORMA A ATENDENTE NÃO VAI DA ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO POR TELEFONE, ISSO É INFORMAÇÃO PESSOAL, P/ O PORTUGUES É ASSIM... SE VC QUE É PARENTE DELE NÃO SABE NÃO SOU EU Q VOU DIZER, E POR TELEFONE, TEM Q IR LA!!!!

EU QUE EU QUERO DE VC É QUE COPIE TUDO QUE ESTA NA FICHA, QUALQUER PALAVRA PODE FAZER UMA GRANDE DIFERÊNÇA.

AGORA SE NÃO TIVER NADA NO ARQUIVO, TEM QUE IR AO ARQUIVO DISTRITAL DE LISBOA E PEDIR UMA PESQUISA.
    O CRC FICA EM LISBOA NA RUA RODRIGO DA FONSECA, 198
  • Existe tbm a possibilidade de seu bisavó(ô), tem embarcado em Lisboa e não ter nascido la.

Como assim as pessoas pergunta de onde o Sr veio?
    Ha eu vim de Lisboa.
    Realmente ele veio de Lisboa, embarco no navio, mais não nasceu la.
    Os tugas entende as coisas ao pé da letra.
    Por este motivo é q enxisto com relação ao consulado.
    A maioria do portugues que foram p/ o Brasil eram do interior.
    O meu avô falava que era do Porto eu perdir um bom tempo procurando o registro dele no porto e não encontrei.
    Ele era do interior do Porto, o registro estava em outro registro civil fora da capital.
  • Também concordo com Alexandre, estes tipos de informações a pessoa tem que ir no Consulado, nos tempos de hoje se desconfia de tudo ainda mais informações pessoais.

Vá no Consulado, leve seus documentos que comprovem o parentesco, se tiver até alguma foto dele leve também. Converse com boa vontade, sem exigir, trate o pessoal com bastante atenção, fale da sua vontade de ser portuguesa.

Eu já vi as fichas de meus avós, é só ter paciência.

Abraços!
  • Obrigada Antonio e Alexandre, realmente eu liguei antes por nao saber se era preciso agendar uma consulta como aparece no site ou a quem deveria procurar...

No documento que consegui no museu do imigrante e na certidão de casamento diz que ele era de lisboa, ams pode ser que tenha vindo só como voces disseram!
  • Paloma,
    Você já tentou pesquisar pelo número do RE dele no Arquivo nacional?
    Muitas vezes no processo para emitir o RE , existem vários documentos e - ou declaração mais detalhada do local de nascimento.
    Ele veio criança com os pais?
    Quendo ele desembarcou? - Foi em Santos?
  • Oi Shirley

Eu tenho o RE dele, se for o que estou pensando, um documento que minha tia tinha antigo e solicitamos um novo no arquivo do museu do imigrante! mas nesse arquivo não diz a freguesia, só que era de Lisboa! essa semana vamos retirar esse novo documento la as iamgino que seja igual ao antigo...é esse que voce ta falando?

ele veio em 1912, com 5 anos de idade acompanhado da mãe no navio Demerara, acho que em santos sim!
  • Paloma,
    Esse documento - o RE, para se emitir o estrangeiro tinha q preencher o "Requerimentos para Registro de Estrangeiro". Este requerimento é um dos documentos que fazem parte dos prontuários de estrangeiro arquivados no AN-Arquivo Nacional. Os do Estado de São Paulo estão lá...não todos...mas a maioria sim.
    O requerimento traz ( ou deveria trazer) nome, data e local de nascimento, estado civil, filiação, profissão, endereço, data e local de desembarque. O requerimento pode trazer além dos dados acima, o nome do cônjuge, nacionalidade, idade, nomes dos filhos menores de 18 anos, nacionalidade, idade. Também na parte relativa ao desembarque, o imigrante tinha que informar o nome da embarcação e dados sobre viagens ao exterior que tivesse feito depois de sua entrada no Brasil.

Vc pode pedir esse prontuário ao AN, via site...é de graça a pesquisa ;se encontrarem vão te cobrar o valor das cópias tipo xerox e o valor da remessa via correio.

Mas vc tem que ter o número do RE e não do RG. Se vc tiver duvidas de qual é qual..coloque os dois numeros,
    No site do arquivo nacional vc pode preencher o requerimento.
    http://www.arquivonacional.gov.br/templates/htm/arquivonacional/atendimento-a-distancia_FORM.htm

Coloque o nome do imigrante, filiação, numero do RE e onde foi emitido...

Boa sorte,
    Shirley
  • Preencha com seus dados e endereço e no espaço da solicitação escreva que procura o prontuário para a emissão do RE de número XXXXXX ou XXXXXX pertencente a: fulano de tal
    nascido em (data) - Portugal
    filho de........ e de .......

Vc vai receber um e-mail confirmando o recebimento ...depois de uma semana a 10 dias mais ou menos eles respondem dizendo se encontraram e como fazer o pagamento...que em média deve custar pela minha experiencia por volta de 8 reais ( 0,20 centavos por folha xerocada) e já com a taxa de correio.

Boa sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.