Início do processo de naturalização - dúvidas

Em primeiro
lugar, gostaria de agradecer a todos por tantas informações e, embora tenha lido bastante os tópicos, peço desculpas pela dúvida banal. 

Sou neta de
um português nascido em 1892 em uma vila chamada Lendiosa na freguesia de Casal
Combo (segundo pesquisei), conselho de Mealhada, Distrito de Aveiro. Ele se
casou no Brasil em 1913 e teve 4 filhos, inclusive meu pai, que morreu sem ter
pedido a cidadania. Sendo assim, me resta pedir a naturalização, o que estou
considerando fazer se conseguir juntar os documentos necessários.

Minha dúvida
no momento se refere ao assento de batismo, que percebi seria o substituto
da certidão de nascimento. Tentei buscar nos arquivos online sugeridos aqui,
mas ainda não consegui encontrar nada. Estou pesquisando junto a minha família a
data exata do nascimento do meu avô e o nome de sua mãe – já que só tenho o do
pai - para então escrever para o Arquivo Distrital de Aveiro solicitando a
transcrição do assento de batismo,  já
que não terão a certidão de nascimento, não é? Para isso, precisaria de saber mais alguma informação, além do nome, da data do nascimento e da filiação?

Como podem notar, ainda estou dando os primeiros
passos do que sei será uma longa jornada! Muito obrigada desde já pela ajuda.

Comentários

  • Eneida, Para descobrir o nome de seus bisavós, peça a certidão de nascimento em inteiro teor do seu pai qual vai precisar também para pedir aquisição de nacionalidade. Lá vai constar o nome do pai e da mãe de seu avo. Se o seu avo faleceu no Brasil e você souber onde ele foi sepultado, a administração do cemitério pode te dar uma copia de qual cartório foi feita a certidão de óbito dele. Peça no cartório também em inteiro teor que lá vem todas as informações sobre ele. Vou pedir aquisição pelo meu avo também e já consegui varias informações pelas certidões.
  • Mande um email para a conservatória de Mealhada com uma data aproximada da data de nascimento e os dados que já possui como o nome do pai de seu avô e a  freguesia que ele nasceu. Se o assento dele já estiver digitalizado, eles te passam o numero por email. Entao você pode pedir a copia pelo portao do cidadão. No meu caso mandei email para o arquivo distrital e eles me informaram que la ainda não tinham o assento digitalizado e para tentar na conservatória onde ele nasceu, mesmo que o nascimento já tinha mais de 100 anos. Me responderam na mesma hora com o numero do assento de nascimento. Pedi a copia pelo portal do cidadão e recebi em 5 dias.
  • Olá João Carlos,
    Muito obrigada pelas informações. Já solicitei a certidão de nascimento do meu pai e ontem consegui a data de falecimento do meu avô para que comece a procurar a certidão de óbito junto aos cartórios de São Paulo. Assim que tiver os nomes corretos dos bisavós entro em contato com a conservatória em Mealhada. É muito bom saber que as coisas não foram tão difíceis para você. Fico com bastante esperança!
  • Eneida,
     
                  vc vai conseguir, com certeza. 
     
                  Escreva agora, mesmo sem o nome dos seus bisavós, para o Arq. Distrital de Aveiro. Pergunte se os registos de baptismos do ano de 1892 da freguesia do seu avô estão lá. Acredito que só com o nome de seu avô seja possível encontrar (vc tem até o 'lugar' de nascimento). 
     
                  Vc só precisa de uma cópia digitalizada da página do livro de baptismo com o assento do avô.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.