CIDANIA PORTUGUESA PARA MINHA FILHA

ME CASEI EM PORTUGAL DEPOIS EU E MEU MARIDO ,QUE É PORTUGUES VOLTAMOS PARA O BRASIL DESCOBRI QUE ESTAVA GRAVIDA TENHO UMA FILHA DE UM ANO E DOIS MESES,QUERO FAZER O PASSAPORTE DELA,PORTUGUES ,MAS NÃO SEI COMO PROCEDER ,SOU CASADA A DOIS ANOS .

Comentários

• O pai é o declarante do nascimento da bebe?
    Se mora em SP ou MS entre no site www.consuladoportugalsp.org.br onde encontrará informacao detalhada de como requerer a cidadania para sua filhinha.
    Se está em outro estado procure o consulado que atenda a sua regiao.
    Tambem existe a possibilidade de enviar os documentos diretamente a Portugal, os quais seriam:
    - cópia da certidao de nascimento do pai com o casamento averbado (se nao tiverem a certidao dele coloquem só o numero no formulario 1C).
    - certidao em inteiro teor da filha autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado da sua regiao.
    -formulario 1C assinado pelos pais e com as firmas autenticadas por AUTENTICIDADE num cartorio ou feitas frente a um funcionario consular
    -normalmente se envia cópia autenticada do RG ou do passaporte do interessado, mas como é uma bebe nao sei se terá passaporte ou mesmo se é necessario.

Como é menor de idade o processo nao tem custos.
    Envíe os documentos por SEDEX MUNDI ao endereco que aparece no formulario 1C.

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25
  • Olá!

Olá!
    Pode seguir as orientações da Denise.
    E, primeiramente tem que conseguir a nacionalidade portuguesa, para isso vai fazer o PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE( É um processo de nacionalidade por critério de Direito de sangue "jus sanguinis", independente se nasceu em Portugal.)

Os documentos necessarios são os descritos acima, devendo a Certidao de nascimento em INTEIRO TEOR da criança, ter, na ordem o seguinte procedimento:

1.CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR(pedido no Cartório do Registro Civil Brasileiro)
    1.1 . RECONHER A ASSINATURA (FIRMA) DO OFICIAL DO REGISTRO QUE ASSINA A CERTIDÃO;
    1.2. LEGALIZAR A CERTIDÃO NO ITAMARATY(MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL, no endereço explica como fazer, podendo, a depender do Escritório da sua Região, enviar por correspondência ou presencialmente: http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-de-documentos-no-ministerio-das-relacoes-exeriores-brasilia-df-1

1.3. LEGALIZAR NO CONSULADO DE PORTUGAL RESPONSÁVEL PELA REGIÃO ONDE FOI EMITIDA A CERTIDÃO DE NASCIMENTO EM INTEIRO TEOR.

Aí , estará pronta a Certidão em Inteiro teor para enviar com o pedido de atribuição de nacionalidade.

Abraços!
  • obrigado pelo esclarecimento,eu moro agora no interior de sao paulo,eu que fui fazer o registro de nascimento da minha filha,meu marido estava a trabalhar e nao poderia ir ,e ele não entende muito dessas coisas ,mas somos casados no civil em portugal ,e registro de casamento foi transcrito.
  • Silvia,
    Faca tudo pelo consulado. Entre em contacto com o consulado atraves de correio eletronico ou por telefone informando o que acaba de postar, ou seja, o casamento em PT e que voce é a declarante no registro da sua filha. Eles lhe orientarao sobre o que fazer.
    Voces podem fazer tudo sozinhos, ou seja, nao precisam de advogado.
  • OBRIGADO,SÓ QUERIA SABER UMA COISA QUANDO PODEREI FAZER ,MEUS PAPEIS SÓ DEPOIS DE TRES ANOS DE CASADO,EU E MEU MARIDO TEMOS VONTADE DE VOLTAR PARA PORTUGAL,MAS PRECISO ESTAR OK,NO MEUS DOCUMENTOS..
  • Voce pode morar em Portugal sem nenhum problema sendo esposa de portugues. Terá que ir ao SEF quando esteja la para ver que documentos tem que apresentar para estar legal. Informe-se no consulado se precisaria de algum documento do Brasil e assim ja iria preparada.
    Depois de 3 anos pode pedir a cidadania.
  • muito obrigado,pela informação ,tenha um bom dia .......
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.