Tô na dúvida!
Olá!
Eu estou iniciando meu processo de cidadania por naturalização, acontece que há mais de dois anos eu já tenho as certidões de inteiro teor, minha e de meu pai(falecido esse ano).
Eu ainda não enviei as tais certidões ao Itamaraty, pois cheguei no Brasil, faz uma semana.
Eu liguei pra Portugal e lá me informaram que não tem problema das certidões já terem mais de seis meses, e sim o fato de eu ainda não ter legalizado as mesmas. Isso procede? Alguém já enviou certidões emitidas depois de seis meses e o CRC aceitou? Agradeço imensamente a quem puder responder! Um abraço!
Eu estou iniciando meu processo de cidadania por naturalização, acontece que há mais de dois anos eu já tenho as certidões de inteiro teor, minha e de meu pai(falecido esse ano).
Eu ainda não enviei as tais certidões ao Itamaraty, pois cheguei no Brasil, faz uma semana.
Eu liguei pra Portugal e lá me informaram que não tem problema das certidões já terem mais de seis meses, e sim o fato de eu ainda não ter legalizado as mesmas. Isso procede? Alguém já enviou certidões emitidas depois de seis meses e o CRC aceitou? Agradeço imensamente a quem puder responder! Um abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sei que se vc já estivesse legalizado tanto no itamaraty quanto no consulado Português, essas suas certidões não perderiam a validade. Mas, como já se passaram 2 anos acho que terá que tirar outras duas para aí sim os orgãos responsaveis reconhecerem!!! Espere mais alguem aqui te responder, pois as coisas já podem ter mudado. Boa sorte
Abraços!
A do meu Pai que estava em um dos livros de registros do Consulado Português de Manaus, ela era bem antiga, inclusive tinha o carimbo do Consulado.
Mandei a xerox para a CRC e em 2 dias assentaram o meu Pai por lá.
O que eu quero dizer que cada caso é um caso.
No meu processo e dos meus filhos, as certidões de inteiro teor, foram reconhecidas cartorariamente e chanceladas pelo carimbo do Consulado.
O que vale para a CRC é a certidão ser original, autenticada e com o selo do Consulado.
Se voce tiver isso nas certidões pode mandar tranquilo que eles aceitam.
Até hoje não descobrir, o porque do Itamaraty fazer parte dos processos, a não ser que na cidade que voce reside não tenha um Consulado, mais se tiver, não é preciso nada de Itamaraty.
Autentica tudo no cartório e no Consulado, compre um envelopão, coloque o nome bem legível da CRC, principalmente o seu endereço, de preferência rodado em computador, e mande meu irmão para Portugal, Lisboa, e fique no aguardo, e aguente a espera, entre 8 a 9 meses.
A propósito não se esqueça de mandar o seu endereço, da mesma forma, que o da CRC.
Boa sorte, pensamento positivo, que voce vai conseguir.
Feliz 2011 para voce e toda a família.