Tô na dúvida!

Olá!
Eu estou iniciando meu processo de cidadania por naturalização, acontece que há mais de dois anos eu já tenho as certidões de inteiro teor, minha e de meu pai(falecido esse ano).
Eu ainda não enviei as tais certidões ao Itamaraty, pois cheguei no Brasil, faz uma semana.
Eu liguei pra Portugal e lá me informaram que não tem problema das certidões já terem mais de seis meses, e sim o fato de eu ainda não ter legalizado as mesmas. Isso procede? Alguém já enviou certidões emitidas depois de seis meses e o CRC aceitou? Agradeço imensamente a quem puder responder! Um abraço!

Comentários

• !

Sei que se vc já estivesse legalizado tanto no itamaraty quanto no consulado Português, essas suas certidões não perderiam a validade. Mas, como já se passaram 2 anos acho que terá que tirar outras duas para aí sim os orgãos responsaveis reconhecerem!!! Espere mais alguem aqui te responder, pois as coisas já podem ter mudado. Boa sorte
  • o rodrigo tem razao, certidoes legalizadas no itamaraty e consulado nao perdem a validade, se nao estiverem legalizas e foram emitidas ha mais de um ano, tera que pedir novas certidoes.
  • O que pede é que a certidão em inteiro teor tenha até 180 dias(6meses), então é bom não arriscar, e ter que reenviar as certidões com gastos dobrados.

Abraços!
  • As certidões de inteiro teor, elas tem a durabilidade de sua validade de 1 ano.
    A do meu Pai que estava em um dos livros de registros do Consulado Português de Manaus, ela era bem antiga, inclusive tinha o carimbo do Consulado.
    Mandei a xerox para a CRC e em 2 dias assentaram o meu Pai por lá.
    O que eu quero dizer que cada caso é um caso.
    No meu processo e dos meus filhos, as certidões de inteiro teor, foram reconhecidas cartorariamente e chanceladas pelo carimbo do Consulado.
    O que vale para a CRC é a certidão ser original, autenticada e com o selo do Consulado.
    Se voce tiver isso nas certidões pode mandar tranquilo que eles aceitam.
    Até hoje não descobrir, o porque do Itamaraty fazer parte dos processos, a não ser que na cidade que voce reside não tenha um Consulado, mais se tiver, não é preciso nada de Itamaraty.
    Autentica tudo no cartório e no Consulado, compre um envelopão, coloque o nome bem legível da CRC, principalmente o seu endereço, de preferência rodado em computador, e mande meu irmão para Portugal, Lisboa, e fique no aguardo, e aguente a espera, entre 8 a 9 meses.
    A propósito não se esqueça de mandar o seu endereço, da mesma forma, que o da CRC.
    Boa sorte, pensamento positivo, que voce vai conseguir.
    Feliz 2011 para voce e toda a família.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.