Perdi meu direito de cidadania, e agora?

Meu avô faleceu essa semana e, sendo ele filho dos Portugueses, perdi meu direito de tirar a cidadania. Alguem sabe se há outra maneira de tirar, pois os irmão dele ainda estão vivo e meu pai também, porém nenhum deles tem a tal cidadania.
Agradeço a ajuda

Comentários

• Pelo que entendi, teu avô não tinha cidadania portuguesa, se for isso realmente você não tem direito. Mesmo que seu pai tire pelo avô dele e você fosse menor de idade, você teria que comprovar vinculo com a comunidade portuguesa que é muito complicado.
  • Perdeu o direito sim, mesmo caso que o meu...agora entra na fila dos que estão rezando para a lei mudar...
  • Infelizmente voce nao tem direito, so resta aguardar mudancas na lei.
  • Arthur e Cibele....

Entrei em contato com alguns escritorios que fazem esse serviço explicando o meu caso e um deles disse que tinha um jeito de tirar sim, mas quando ele voltasse de férias explicaria a estratégia...Fiquei mais esperançosa e espero que não tenha que vender meus rins pra pagar os procedimentos...
    O advogado disse que voltaria agora, no começo do mes, independente da resposta vou postar aqui pra vcs, ta bom...
    Beijocas
  • por favor, poste novidades, obrigado.
  • Evelyn...

Eu também estou interessado nesta possibilidade, pois vou fazer o pedido de naturalização (neto) e minha filha de 18 anos é a que mais necessita da nacionalidade....
    Fico aguardando suas novidades...
    Obrigado!!!
  • A minha tese é a seguinte.
    Se voce tem um avo ou uma avó portugueses, eu digo, que tenham certidões ou registros de nascimentos portugueses, deveria ser estendido a cidadania a todos os seus descendentes.
    Tudo obedece ao princípio sucessório, é simples a coisa.
    Não sei porque ainda as leis portuguesas, não evoluiram sobre tal questão.
    Vejo no caso em questão, um pleno direito adquirido, para aqueles que almejam a dupla nacionalização.
    A questão poderá provocar até os meios jurídicos, para esclarecer tal fato impeditivo.
    A meu ver, não vejo nenhum fator impeditivo, para aqueles que pretendem ser nacionais portugueses, tendo alguém na família, sendo português legítimo.
    Essa é a minha opinião.
  • Evelyn

É como o Madureira explicou acima. Direito você tem, porém como já foi bastante debatido aqui na Comunidade( olhe o fórum), existe uma exigência : demonstrar vínculos com a Comunidade Portuguesa, o que torna muito difícil.
    No site IRN(Instituto dos Registos e Notoriados) responsável pelos pedidos, explica este modelo de naturalização :

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da9982/

"Aquisição da Nacionalidade - 2.1.10
    Aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses, (...), mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça.(...)"

No site do Consulado do Rio de Janeiro, está explicando :

http://www.consuladoportugalrj.org.br/readarticle.php?article_id=34

"(...) 5 – Outros descendentes de nacional português(a).
    Aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses,(...)
    Mais detalhes(...)

- Fundamentos de oposição à aquisição de nacionalidade portuguesa (se não existir ligação efectiva à comunidade nacional).
    - Prova de ligação efectiva à comunidade portuguesa (domicilio em Portugal, participação regular em eventos sociais e culturais ligados a Portugal, laços familiares, profissionais, económicos e eventualmente bens imóveis, contas em instituições bancárias em Portugal, etc. "

Abraços!
  • Então meus amores....

O Adv. é de Lisboa, e o meu caso é do jeito que o Madureira disse: Meu vôzinho, filho legitímo de portugueses faleceu e não tinha nacioladidade...
    Eu tenho as certidões dos meus avós digitalizadas, pois um primo do meu pai tirou e me enviou por e-mail.
    Ainda estou no aguardo da resposta do abençoado mocinho do escritório, ai já copio e colo a resposta dele...
    Beijocas
  • Também estou no aguardo dessa dica!
    Abs
  • E ae, novidades?
  • Arthur...

Por enquanto nada...
    Ele ligou em casa em um horario em que eu estava trabalhando e ficou de retornar de manha, mas não sei como é "o de manha" lá em Lisboa...
    Quando o dito cujo me achar promeo postar aqui!!!
  • sem querer ser estraga-prazer...

fiquem atentos a promessas ou soluções "milagrosas"...
  • Portugal ta em divida, todo dinheiro é bem vindo!
  • Só mais uma coisa...esse advogado mencionou se a sua mãe ou pai (seja quem for o neto do portugues) vai ter que tirar a cidadania antes ou se vc pode tirar direto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.