Perdi meu direito de cidadania, e agora?
Meu avô faleceu essa semana e, sendo ele filho dos Portugueses, perdi meu direito de tirar a cidadania. Alguem sabe se há outra maneira de tirar, pois os irmão dele ainda estão vivo e meu pai também, porém nenhum deles tem a tal cidadania.
Agradeço a ajuda
Agradeço a ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Entrei em contato com alguns escritorios que fazem esse serviço explicando o meu caso e um deles disse que tinha um jeito de tirar sim, mas quando ele voltasse de férias explicaria a estratégia...Fiquei mais esperançosa e espero que não tenha que vender meus rins pra pagar os procedimentos...
O advogado disse que voltaria agora, no começo do mes, independente da resposta vou postar aqui pra vcs, ta bom...
Beijocas
Eu também estou interessado nesta possibilidade, pois vou fazer o pedido de naturalização (neto) e minha filha de 18 anos é a que mais necessita da nacionalidade....
Fico aguardando suas novidades...
Obrigado!!!
Se voce tem um avo ou uma avó portugueses, eu digo, que tenham certidões ou registros de nascimentos portugueses, deveria ser estendido a cidadania a todos os seus descendentes.
Tudo obedece ao princípio sucessório, é simples a coisa.
Não sei porque ainda as leis portuguesas, não evoluiram sobre tal questão.
Vejo no caso em questão, um pleno direito adquirido, para aqueles que almejam a dupla nacionalização.
A questão poderá provocar até os meios jurídicos, para esclarecer tal fato impeditivo.
A meu ver, não vejo nenhum fator impeditivo, para aqueles que pretendem ser nacionais portugueses, tendo alguém na família, sendo português legítimo.
Essa é a minha opinião.
É como o Madureira explicou acima. Direito você tem, porém como já foi bastante debatido aqui na Comunidade( olhe o fórum), existe uma exigência : demonstrar vínculos com a Comunidade Portuguesa, o que torna muito difícil.
No site IRN(Instituto dos Registos e Notoriados) responsável pelos pedidos, explica este modelo de naturalização :
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a
"Aquisição da Nacionalidade - 2.1.10
Aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses, (...), mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça.(...)"
No site do Consulado do Rio de Janeiro, está explicando :
http://www.consuladoportugalrj.org.br/r
"(...) 5 – Outros descendentes de nacional português(a).
Aos indivíduos que, não sendo apátridas, tenham tido a nacionalidade portuguesa, aos que forem havidos como descendentes de portugueses,(...)
Mais detalhes(...)
- Fundamentos de oposição à aquisição de nacionalidade portuguesa (se não existir ligação efectiva à comunidade nacional).
- Prova de ligação efectiva à comunidade portuguesa (domicilio em Portugal, participação regular em eventos sociais e culturais ligados a Portugal, laços familiares, profissionais, económicos e eventualmente bens imóveis, contas em instituições bancárias em Portugal, etc. "
Abraços!
O Adv. é de Lisboa, e o meu caso é do jeito que o Madureira disse: Meu vôzinho, filho legitímo de portugueses faleceu e não tinha nacioladidade...
Eu tenho as certidões dos meus avós digitalizadas, pois um primo do meu pai tirou e me enviou por e-mail.
Ainda estou no aguardo da resposta do abençoado mocinho do escritório, ai já copio e colo a resposta dele...
Beijocas
Abs
Por enquanto nada...
Ele ligou em casa em um horario em que eu estava trabalhando e ficou de retornar de manha, mas não sei como é "o de manha" lá em Lisboa...
Quando o dito cujo me achar promeo postar aqui!!!
fiquem atentos a promessas ou soluções "milagrosas"...