Tirar o Cartão Cidadão 1a vez - Deve-se transcrever o casamento primeiro?
Rodrigo C Magno
Member
Para tirar o cartão cidadão pela primeira vez após a aquisição é obrigatória a transcrição do casamento em portugal ou pode-se tirar o cartão com nome de solteira e realizar a transcrição quando for mais conveniente?
Será que haverá algum problema em viajar com o passaporte brasileiro com nome de casada e CC com nome de solteira?
Será que haverá algum problema em viajar com o passaporte brasileiro com nome de casada e CC com nome de solteira?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
se vc vai transcrever o casamento, sugiro esperar para pedir o CC após esta etapa.
Se não vai transcrever, basta dizer ao funcionário do consulado(quando ele perguntar e se perguntar) que não é casado. Se disser que é casado, o consulado vai obrigar a transcrever. Não é questão de declarar que não "deseja".
poste suas dúvidas em uma só discussão e aguarde a resposta.
Se ficar repetindo as perguntas, acaba nos atrapalhando.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/54247/#Comment_54247
Só que meu pai é casado (no Brasil) e não foi feito ainda a transcrição do casamento em Portugal. Será que posso realizar o requerimento mesmo assim, assinalando a opção "solteiro" ou terei que já transcrever o casamento dele antes? Caso tenha, qual é o melhor caminho?
já te respondi inbox.
Por favor, não poste as mesmas dúvidas em discussões diferentes, para ajudar na organização do fórum. ok?
se faz o CC com o nome que está em sua certidão portuguesa.
Se vc está com nome de solteira na certidão, então o CC sairá desta forma.
Se for fazer no consulado, basta uma cópia simples da certidão portuguesa.
No Rio, o consulado aceita pedidos apenas com o número do assento.
É necessário transcrever o casamento, nesse caso?
não pedem documento com foto na hora de você preencher o formulário pro CC, só para acesso ao prédio.
Quando estiver preenchendo o formulário, somente pedirão sua certidão portuguesa (ou número do assento).
respondi ao seu inbox.
Sim, sem problemas.
Mande junto ao processo de atribuição, uma cópia da certidão de casamento, para provar a mudança do nome no RG.
basta informar no consulado que não é casado, no momento que for pedir o CC.
Depois, qdo transcrever o casamento em Portugal, não terá problema algum. Fique tranquilo!
Alguém sabe dizer se a máquina que emite Cartão de Cidadão de Recife já está funcionando?
No meu caso, sim. O CC continuará com o status de solteiro se não tiver saído a tal sentença e eu não tiver transcrito o casamento quando solicitar. Aí depois, como a @Mei explicou, terei que atualizar meu status e fazer um novo CC.