Nacionalidade Portuguesa - Avô
Olá, sou novo por aqui e tenho lido bastante para entender sobre o assunto. Gostaria de uma ajuda para o meu caso.
Meu avô é português e reside em PT, gostaria de saber o que preciso para dar entrada no processo. Meu interesse seria tirar a minha, da minha irmã e da minha mãe (filha de português). Se entendi ao certo, eu e minha irmã podem tirar independente da minha mãe ter tirado, confirma?
Tenho o registro de nascimento do meu avô autenticado "com selo branco" datada em 2007, ele trouxe de Portugal na época para a gente. Provavelmente ele virá ao Brasil este ano e caso sejam necessários novas cópias/documentos, posso pedir a ele!
Agradeço desde já a ajuda...
Meu avô é português e reside em PT, gostaria de saber o que preciso para dar entrada no processo. Meu interesse seria tirar a minha, da minha irmã e da minha mãe (filha de português). Se entendi ao certo, eu e minha irmã podem tirar independente da minha mãe ter tirado, confirma?
Tenho o registro de nascimento do meu avô autenticado "com selo branco" datada em 2007, ele trouxe de Portugal na época para a gente. Provavelmente ele virá ao Brasil este ano e caso sejam necessários novas cópias/documentos, posso pedir a ele!
Agradeço desde já a ajuda...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se ela tem interesse, ela obteria primeiramente por atribuicao. Depois solicitaria a transcricao de casamento e a continuacao voces solicitariam a cidadania de voces por atribuicao tambem.
Se estao em SP ou MS podem fazer tudo pelo consulado. Veja o site: www.consuladoportugalsp.org.br
Tambem pode consultar o guia de ajuda desta comunidade onde encontrara informacao sobre que documentos necessitaria para cada caso.
Com relacao à certidao do seu avo, poderia ser utilizada como referencia. Veja se o casamento dele esta averbado nessa certidao.
Na certidão tem o averbamento sobre o casamento do meu avô sim! Não tem problema era estar autenticada com data de 2007?
Minha mãe tb tem interesse em tirar, seria possível os 3 ao mesmo tempo? Ou neste caso teríamos que aguardar sair o da minha mãe para aí sim retirar a de nós 2, filhos?
Meu pai teria direito também, sendo casado com a minha mãe, filha de português?
Obrigado!
Primeiro a sua mae. Depois transcricao de casamento dos seus pais. Depois os filhos.
Seu pai so teria direito se morasse em PT.
Se nao quiser usar o consulado pode mandar os documentos via correio diretamente a Portugal. Veja dicas no guia de ajuda no post documentos para atribuicao de nacionalidade.