Transcrição de divórcio realizado em cartório
Já possuo nacionalidade portuguesa e transcrição de meu casamento anterior.
Me divorciei em cartório aqui no Brasil, não havendo sentença judicial de divórcio e sim mera certidão de divórcio e sua averbação na certidão de casamento.
Tenho dúvida de como proceder para realizar a transcrição desse divórcio no consulado/Portugal, já que hoje vivo em união estavel e minha companheira gostaria de entrar com seu processo de nacionalidade baseado em nossa União estavel (registrada em cartório).
Por ser mero alto cartorial no Brasil não posso fazer no consulado a transcrição desse divórcio?
Como fazer em Portugal se não tenho sentença judicial a ser reconhecida por tribunal português?
Obrigado
Me divorciei em cartório aqui no Brasil, não havendo sentença judicial de divórcio e sim mera certidão de divórcio e sua averbação na certidão de casamento.
Tenho dúvida de como proceder para realizar a transcrição desse divórcio no consulado/Portugal, já que hoje vivo em união estavel e minha companheira gostaria de entrar com seu processo de nacionalidade baseado em nossa União estavel (registrada em cartório).
Por ser mero alto cartorial no Brasil não posso fazer no consulado a transcrição desse divórcio?
Como fazer em Portugal se não tenho sentença judicial a ser reconhecida por tribunal português?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
o divórcio não pode ser transcrito.
Trata-se de um processo diferente, que deve ser homologado em Portugal.
Infelizmente, para tal, você deve constituir um advogado que possa advogar em Portugal.
meu pai divorciado.... pediu atribuição já estando divorciado....vou pedir a minha atribuição agora.... eu preciso que meu pai transcreva o divorcio em Portugal para que eu possa pedir a minha atribuição???
pesquiso muito mais nunca achei uma resposta pra minha pergunta....
se alguém puder me responder agradeço..
o consulado sempre exige todas as transcrições e casamento.
Sempre sugerimos evitar o consulado, pois são morosos e burocráticos.
A cidadania independe do estado civil.
A questão é que se seu irmão quiser estar casado em Portugal com a segunda esposa, deverá fazer as transcrições, pela ordem cronológica que ocorreram: transcrever o primeiro casamento, constituir advogado em Portugal para homologar o divórcio, e transcrever o segundo casamento.
Isso é necessário, por exemplo, se o seu irmão for morar com a esposa em Portugal.
Para que ela possa morar legalmente no pais, terá que pedir o reagrupamento familiar através dele, e provar que são uma família (averbando o casamento em Portugal).
Mas a dúvida é ele tem dois filhos com a atual esposa isso vai impedir que as crianças tirem a delas?
Para que a esposa do seu irmão viva legalmente em Portugal,a @Marcia já explicou no poster acima.
ele pode transcrever o casamento qq hora.
Qto aos filhos, se seu irmão foi declarante nas certidões de nascimento deles e se os declarou antes deles completarem 1 ano de idade, não há problema em ser solteiro.
fiz a transcrição do meu casamento por conta do nome que utilizo atualmente.......
precisaria fazer a averbação do divórcio para solicitar a cidadania dela?