Entrar com o pedido em Portugal

Alguém foi até Portugal entrar com o pedido de atribuição ou enviou os documentos diretamente para lá via correio? Neste caso, qual a documentação e o endereço?

Talvez eu vá em Portugal em setembro e me pergunto se não é menos burocrático dar entrada no processo lá..

Comentários

• no guia de ajuda da comunidade tem a lista de documentos e endereço .

sobre ir em Portugal , ou enviar pelos correios e mesma coisa .

a única diferença será o gasto com a viagem rsrs.
  • Lá ou Cá

Eu mandei pelo correio em agosto/2010.
    Fui a Pt em abril e antes de ir mandei um mail pra saber se faltava alguma coisa para que eu pudesse providenciar e levar em mãos.
    Estava faltando um documento (mandei errado), então legalizei o documento em levei diretamente na CRC em Lisboa.
    Fui super bem tratada e valeu à pena, pois a escrevente me deu inclusive um papel com carimbo e prova de que juntei o documento no processo.
    Lá tem senha e a gente espera sentado, não fica em pé. É como uma fila de banco aqui no Brasil.
  • Se estiver em SP ou MS faca tudo pelo consulado em SP.
    O consulado deve recomecar a receber documentos final de junho. Veja o site.
    Os documentos para enviar por correio ou para entregar em pessoalmente em PT sao os mesmos. Veja no guia de ajuda.
    A demora na analise do processo é igual tambem se entregue em Lisboa.
    Uma colega daqui da comunidade, a Carol, teve otima experiencia com o o Porto. Talvez ela veja esse post e de a dica.
  • Oi pessoal...então, a Denise está certa. Mandei toda a minha documentação diretamente para a CRC do Porto. Levou 1 semana e já me enviaram um email avisando que havia conseguido a nacionalidade. O endereço está no Guia da ajuda. é interessante mandar para outras CRCs pois *tira* um pouco a sobrecarga de Lisboa. O procedimento foi o mesmo: juntar docs, legalizar no meu estado => Itamaraty=> consulado curitiba=> Porto.
    Pra mim deu certo. Espero que mais pessoas consigam a sonhada nacionalidade tão rápido quanto eu... :)

Boa sorte!!!!
  • Carol, seus familiares possuem registro na CR do Porto, certo?
  • Carol,
    Lembro que voce mencionou algo sobre que o portugues deveria ser NASCIDO em Portugal para que aceitassem o pedido no Porto.
    Estou enganada? Pode ser um portugues, como nós, nascido no BR?
  • A Carol me passou o e-mail da conservatoria do Porto, eles so fazem processo de atribuicao pra quem tem o pai ou mae nascido naquela regiao, qualquer outro caso, so a CRC de Lisboa.
  • Foi o que entendi, mas é um grande negocio para aqueles cujos antepassados nasceram por la, ein?
  • Marina e Denise

Marina: sim, minha mãe está registrada lá.

Denise: A Cibele está certa. Se me lembro bem, a Cibele chegou a entrar em contato com o Sr. Mário.

é sempre um boa alternativa, assim como no porto, existem as outras CRCs, e acho que seria interessante tentar descobrir se os processos de atribuição podem ser descentralizados, ou seja, mandar para estas outras CRCs.
    :)
  • Oi Pessoal

Sou casada com um filho de portugueses e tenho 3 filhos, meu sogro não fez a cidadania portuguesa para o meu marido e agora estou pretendendo fazer para ele e os filhos.
    Moro em Niterói e todos dizem que o Consulado do RJ é muito enrolado, então pensei em enviar os documentos direto pra Portugal mas ano que vem estarei indo pra lá, junto com meus sogros. Será que é melhor dar entrada diretamente? Sei que tenho que fazer do marido para depois fazer os dos filhos. Gostaria de sugestões!
  • Adriana

Ola. Sim primeiro vc faz a cidadania do seu marido, depois transcreve o teu casamento e então pede a cidadania dos teus filhos. Se vc soh vai ano que vem a PT, sugiro fazer antes a cidadania e sim talvez enviar direto para a CRC seja melhor.
    Espero ter ajudado.
    Os docts que vc vai precisar estão todos listados na guia da ajuda da comu, da uma olhada la.
    Boa sorte!
  • Carol

Então vou fazer assim: Primeiro tento o do meu marido enviando pelo correio. Documentos exigidos são somente esses: Certidão de nascimento do português, certidão de nascimeto do requerente de inteiro teor, cópia de RG autênticada e formulário preenchido? Não precisa de Certidão de casamento dos portugueses? E para enviar os documentos pode ser em qq CRC? Pensei em mandar para a Póvoa de Varzim pq minha sogra é de lá.
  • Adriana

Documentos exigidos são somente esses: Certidão de nascimento do português, certidão de nascimeto do requerente de inteiro teor, cópia de RG autênticada e formulário preenchido? -- SIM. DOCS CORRETOS. O FORMULARIO MOD 1C DEVE TER FIRMA RECONHECIDA EM CARTORIO.

Não precisa de Certidão de casamento dos portugueses? Normalmente não. Pois deve estar registrado o declarante na certidão do seu marido. Caso o casamento não tenha sido transcrito, vc devera faze-lo. Pode ser feito direto pela CRC tb.

E para enviar os documentos pode ser em qq CRC? Pensei em mandar para a Póvoa de Varzim pq minha sogra é de lá. ---- Manda para onde os docts forem mais faceis de serem encontrados ( no meu caso foi pela CRC porto). Tenta conseguir o endereço e email do pessoal de la, sempre tem alguem para responder.

Espero ter ajudado.
    Boa sorte!
  • A certidao de nascimento em inteiro teor do requerente deve ser autenticada no Itamaraty, logo deve ser legalizada no consulado portugues mais proximo juntamente com a copia autenticada me cartorio do RG.
    A assinatura do Modelo 1C deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE.
    Infórme-se na Conservatória de Póvoa do Varzim se estao recebendo pedidos de atribuicao de nacionalidade e em quanto tempo tem resposta. Isso para ver se vale a pena mandar para ai ou se é preferivel mandar para a Conservatoria dos Registos Centrais em Lisboa.
    Verifique na certidao do portugues (narrativa para fins diversos) se o casamento aparece averbado. Se nao estiver é possível que a CRC solicite.

Se persistem as duvidas de como mandar os documentos vá ao guia de ajuda desta comunidade e encontrara informacao creio que em julho de 2010.
  • dar entrada em porto ja q minha vo nasceu em sutao

ola pessoal c vcs poderem me ajudar eu agradeco, daki 3 semanas eu devo ir a portugal dar entrada na minha naturalizacao, ja possuo todos os papeis autenticados, so queria de uma ajuda c possivel, minha vo que ja e falecida nasceu em sutao perto de porto, sera q e possivel dar entrada la ja q fica mais perto , ou terei q dar entrada mesmo em lisboa, e outra quanto tempo demora depois de dar entrada na crc de la,obrigado
  • Alexandre

Voce tem o telefone desta conservatoria? Se tiver sugiro que vc ligue antes. Talvez seja possivel sim, mas é melhor ter certeza.
  • oi carol eu nao tenho, mas irei verificar antes de ir a portugal, derrepente posso fazer em porto mesmo, e acredito q seja bem mais rapido q lisboa,
  • Alexandre

Eu fiz pelo Porto, foi SUPER rapido. Acho que na guia da ajuda tem o email da CRC do Porto. Da uma conferida.
  • Carol

Carol.. voce pode me passar o endereço de onde voce foi no Porto.. esta super-rápida?/ rsrs Obrigadaaa!
  • Recordando que no Porto só aceitam processos de pessoas que pediram sua nacionalidade por ter pai ou avo nascido na regiao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.