PROVA DE LIGACAO EFETIVA
Diego fermino
Member
http://www.palopnews.com/index.php/aconselhamento-legal/1247-prova-de-ligacao-efetiva-a-comunidade-portuguesa-para-fins-de-aquisicao-de-nacionalidade
achei esse site com informacoes importantes. no caso sao pessoas que tentam provar essa ligacao efetiva com portugal e nao estao conseguindo.....
achei esse site com informacoes importantes. no caso sao pessoas que tentam provar essa ligacao efetiva com portugal e nao estao conseguindo.....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Citando Fernanda Santos:
Fiz o pedido de Nacionalidade Portuguesa em Outubro, possuo uma casa em Portugal, sou titular de conta bancaria, tenho um pequeno investimento em Portugal e viajo a cada 3 meses ou menos a Portugal e tive minha nacionalidade negada pela conservatoria por nao ter ligações efectivas com Portugal e o pedido foi enviado ao Ministério Publico.
Isso não são ligações efectivas?
Prezada Fernanda,
Infelizmente não temos como explicar o que eles consideram " ligações efectivas". Realmente o que apresentou deveria ser considerado como tal, mas de tudo o que ja vimos, essa ligação, seria morar em Portugal, viver o dia a dia, trabalhar, etc...
Att
(isso que da medo))))
muito interessante seu relato.
Pelo site que vc nos indicou, último parágrafo:
"...uma ligação que represente uma integração total e real, celebrada no dia a dia e que esteja atrelada ao domicílio, à língua, às relações sociais e a uma completa integração cultural, econômica e profissional do interessado."
É exatamente isso que tentamos passar para as pessoas por aqui, neste fórum, a necessidade de moradia em Portugal. Assim, se estabelece a total integração com a comunidade portuguesa.
Obrigada.
este tópico não fala da tão aguardada Regulamentação da Lei.
Existem outros tipos de cidadania, como por exemplo, a cidadania pelo casamento, que se faz necessária a comprovação de vínculos efetivos com a comunidade portuguesa.
recibo de arrendamento de moradia, conta de consumo, coisas do dia-a-dia, que mostra estar com residência fixa em Portugal, por 2 anos ininterruptos.
1- Se estou iniciando um processo de naturalização por ser neto de português, e a lei ainda não foi regulamentada, tenho que comprovar a efetiva ligação?
2- Se sim, como saber quais documentos seriam necessários e suficientes para enviar a central de registro?
Quando procuramos no site do Consulado Português de São Paulo, lá consta entre os fundamentos de oposição, assinalado por um asterisco, que é "manifestamente aconselhável" que se comprove uma efetiva conexão com Portugal, sem se referir a uma obrigatoriedade. Para mim fica a dúvida: já está em vigor a obrigatoriedade ou ainda é apenas aconselhável esta comprovação de ligação?