Averbação de casamento pelo Correio em PT

Já li o Guia de Ajuda, e vi o que preciso para solicitar a averbação de casamento pelo correio diretamente em um Conservatória de Registo Civil em Portugal, mas fiquei com algumas dúvidas.
Apenas resumindo, os documentos são:

1) Certidão de Nascimento de inteiro teor do cônjuge brasileiro, autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado
2) Certidão de Casamento de inteiro teor, legalizada no Consulado
3) Certidão do nascimento do português (nesse caso, basta a cópia, certo?)
4) Requerimento preenchido e assinado por um dos cônjuges, ou por um filho caso não sejam mais vivos

Primeira dúvida: esse requerimento, a assinatura precisa ser autenticada? Precisa legalizar no Consulado? Ou basta assinatura e pronto?

Segunda dúvida: a certidão do português basta a cópia? Assumi isso pois ela seria apenas para informar o assento de nascimento do português, que eles teriam acesso lá.

Terceira dúvida: o Vale Postal Internacional eu mando em nome da Conservatória para qual eu mandar? Tipo, "Conservatório do Registo Civil de Lisboa" ? E 130 Euros mesmo, né?

E por último, gostaria de saber de quem já fez, para qual Conservatória enviou? Alguém tem dicas de quais seriam mais ágeis e cujo processo tenha transcorrido numa boa? Acho que já ouvi falarem da de Lisboa e da de Guimarães.

Obrigado desde já aos que puderem ajudar!!

Comentários

• Grande Aurelio, aquele abraço.
    A melhor coisa que voce faz é telefonar primeiro para uma Conservatoria de Registro Civil de Lisboa, e verificar com o Tabelião de lá, como seria possível voce averbar o casamento.
    Eu tenho uma lista de todas as Conservatorias de Registro Civil de Portugal, se voce quiser me mande o seu e-mail que lhe enviarei, assim vai ficar mais fácil.
    Meu e-mail: jabdspp8ds@gmail.com
    Boa sorte.
  • Eu já fiz, mas ou nunca respondem tudo que eu pergunto (são meio sucintos), ou quando eu insisto mandam eu procurar o Consulado.

Mas entre um e outro email, e lendo o fórum, já consegui a maioria das respostas. O requerimento tem que ter a assinatura reconhecida no Consulado sim. E o que eu também não sabia, e que agora no Consulado do RJ para reconhecimento de assinatura você tem que reconhecer a firma por autenticidade em um cartório, e depois levar lá para eles legalizarem.

O valor do processo só pediram 120 Euros, vou mandar o valor exato.

A certidão do português nem pediram, mas vou mandar uma cópia só pra garantir porque tem os dados do português lá.

Me passaram um modelo de Requerimento, que tem que identificar o requerente, que no caso seria o português, com documento de identificação. Mas o único que ele tem é a Certidão, acho que posso colocar o número, data de emissão, e no órgão emissor coloco CRC, né?

Várias Conservatórias me responderam rápido por email, mas uma das que eu achei melhor foi a de Guimarães, que respondeu rápido, por duas vezes, e ainda me enviou o modelo de requerimento de transcrição.
  • Aurelio,

O portugues nao tem passaporte ou outro documento valido?
    Na certidao aparece o orgao emissor que pode nao ser a CRC- Conservatoria dos Registos Centrais.
  • Não, o Português é o pai da minha esposa, que só tirou a cidadania pra ela tirar por atribuição.
    Vou ver se tem algum outro órgão emissor, mas acho q é CRC (Conservatória dos Registos Centrais).
  • MAndei a minha documentação pelo correio proconsulado tem 1 mês mais ou menos. Ainda não entraram em contato comigo.
    Vou aguardar pra saber se na CRC demora menos...
  • Aurelio,
    Entendi!
    SIM, voce tem que colocar no formulario o numero do assento dele e CRC. Todos os "novos" portugues estamos registrados ai.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.