Quais os meus direitos?Por favor alguem me ajude.
Ola
Eu cheguei em portugal em 2003 como muitos ilegalmente.
trabalhei para uma brasileira como ama da filha durante 15 meses.(escravidao) mesmo porque me humilhava e nao me pagava.
Conheci meu marido(Portugues) em Setembro de 2004.E fui morar com ele em Janeiro de 2005.
Engravidei e meu filho nasceu em fevereiro de 2006,Ele tem Só nacionalidade portuguesa.Por enquanto.
Só consegui o meu cartao de residencia em janeiro de 2007.Só a partir dai estou legal.
Agora em janeiro de 2012,tenho que renovar o cartao de residencia.O meu é daquele q se dobra em tres.Em papel.
Só q me casei no registro civil em Agosto do ano passado,porque ele veio para a Suiça e para que eu pudesse vir tinha que casar oficialmente.
agora queria saber se tenho direito a dupla nacionalidade.Ou seja ter direito ao cartao do cidadao.Ou outro direito.
Preciso de saber a quem me dirigir,como fazer?
Se alguem me puder ajudar agradeço imenso.
Obrigada
Eu cheguei em portugal em 2003 como muitos ilegalmente.
trabalhei para uma brasileira como ama da filha durante 15 meses.(escravidao) mesmo porque me humilhava e nao me pagava.
Conheci meu marido(Portugues) em Setembro de 2004.E fui morar com ele em Janeiro de 2005.
Engravidei e meu filho nasceu em fevereiro de 2006,Ele tem Só nacionalidade portuguesa.Por enquanto.
Só consegui o meu cartao de residencia em janeiro de 2007.Só a partir dai estou legal.
Agora em janeiro de 2012,tenho que renovar o cartao de residencia.O meu é daquele q se dobra em tres.Em papel.
Só q me casei no registro civil em Agosto do ano passado,porque ele veio para a Suiça e para que eu pudesse vir tinha que casar oficialmente.
agora queria saber se tenho direito a dupla nacionalidade.Ou seja ter direito ao cartao do cidadao.Ou outro direito.
Preciso de saber a quem me dirigir,como fazer?
Se alguem me puder ajudar agradeço imenso.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
no seu caso, voce tem direito a nacionalidade portuguesa se estiver morando em Portugal ha 6 anos legalmente ou apos 3 anos de casada, tambem morando em PT.
Pelas data que voce colocou, voce ainda nao tem direito em nenhuma dessas situacoes, para ambas, vai precisar esperar ainda por volta de 2 anos pra fazer o pedido.
Mas sera qnao tenho direito em uniao de facto?
Vou tentar me informar sobre a documentação necessaria.
Tambem... quando esteja em PT va ao SEF e eles informarao o que precisa.