Avós Portugueses Casado no Brasil

Caros amigos, de antemão agradeço todas as informações e peço desculpas caso esteja criando um tópico repetido, infelizmente não achei nada semelhante nas minhas buscas. Pois bem...
Estou pesquisando para iniciar o processo de nacionalidade portuguesa do meu pai (vivo), filho de portugueses. Meus avós, ambos portugueses, casaram-se no Brasil. Já tenho a certidão do meu avó, e da minha avó estou brigando com os Correios pq parece que foi extraviada.
A minha dúvida é a seguinte, pelo fato dos meus avós terem se casado no Brasil, eu posso iniciar o processo de solicitação da nacionalidade do meu Pai (vivo) somente com a certidão do meu falecido avó? Ou terei que esperar a certidão da minha falecida avó, e averbar o casamento dos 2 aqui no Brasil, retirar novas certidões para então iniciar o processo?

Novamente obrigado,
Felipe Almeida

Comentários

  • Felipe,
    Em primeiro lugar tem que transcrever o casamento e o óbito dos avós em Portugal, caso eles não o tenham feito.
    Isso pode ser feito através de um consulado ou enviando os documentos a uma conservatória de registos civis em Portugal.
    Aqui na comunidade há vários tópicos com casos de sucesso em transcricões.
    Também pode entrar em contacto com o Sr. Mario no Porto (ver correio eletronico dele no guia de ajuda desta comunidade procurando nos tópicos de tras pra frente). Pergunte a ele se somente com o numero de assento da sua avó voce poderia dar entrada tanto nas transcriçoes como no processo de atribuição do seu pai.
    Revise todos os documentos para ver se datas e nomes estão bem.
    Boa Sorte.

  • Felipe, 
                como a Denise colocou faz-se necessária a transcrição do casamento dos seus avós, visto que ambos são portugueses. 
     
                Vc pediu as certidões de nascimento dos avós pelo Portal do Cidadão? Na certidão do seu avô vc pode verificar se o casamento está transcrito. 
               
                Não vai precisar de novas certidões com o casamento averbado. 
  • Pessoal muito obrigado pela orientação. A certidão do meu avô consegui diretamente em uma viagem a Portugal. Da minha avó pedi pelo Portal do Cidadão e o correio brasileiro sumiu com a certidão, dizendo que entregaram. Enfim, vou esperar a certidão da minha avó chegar para averbar  o casamento dos 2, acho que terei problemas quanto a mudança de nome dela... Vou dar mais uma pesquisada e tentar contato com o Sr. Mario. Muito obrigado novamente pelo tempo e atenção dispensados!
  • Ola Felipe, tudo bem???
    Se eu puder ajudar com alguma informacao, em primeiro lugar voce tem que descobrir onde eles nasceram, ou seja em que conservatoria esta o registro deles, o que vale eh o registro de portugal, qualquer erro que tiver na certidao de casamento, tem que mandar alterar para a certidao de nasc em port (datas e nomes) muitas vezes no Brasil nao escrevem o nome inteiro, ou colocam data errada, no nascimento, a certidao de portugal eh a que vc deve considerar, peca a corrercao no cartorio apresentando a certidado de portugal, eu fiz isso e demorou no maximo 1 mes para corrigir, isso se precisar ir pra juiz, se nao demora bem menos, eu acho que voce consegue pegar a certidao do seu avo, averbar o casamento dele com a sua avo e fazer o processo, pois ele eh portugues, ou seja, ele ja prova que seu pai eh filho de portugues, mas para nao der nenhum problema pra vc, nenhuma ZICA, no vocabulario popular, tente fazer o mais completo que puder, se vc conseguisse a certidao da sua avo seria otimo, identificando o cartorio ou conservatoria que esta o registro dela, pegue o email dessa conservatoria, e peca diretamente para eles, eh bem seguro, vc manda um cheque nominal pelo correio e eles te entregam, fiz assim, nao pedi nada pelo Portal, entrei em contato por email com a conservatoria do registro do meu avo e pedi diretamente para eles, paguei no meu correio com o vale postal e recebi em 2 semanas, no meu caso foi bem seguro, qualquer duvido , estamos ai, um abraco e espero ter ajudado

    obs: a propria Denise me ajudou bastante no meu processo, ja estou na inglaterra, morando com cidadania, tranquilo...

    boa sorte
    Ricardo
  • Ricardo, vlw pelas valiosas informações. Então, eu acabei pedindo a certidão da minha avó de inteiro teor pelo site do portão do cidadão, ele acharam com as informações fornecidas e me mandaram, o fo** é que nossos correios sumiram com a certidão. Pedi entrega internacional com carta registrada em mãos, e pelo número de rastreio já foi entregue, muito estranho pq ficou parado em São Paulo dias e do nada, apareceu no RJ e foi entregue, sem nenhuma referencia do transito de SP para o RJ, mas não chegou nada no meu prédio, aqui não tem porteiro, são 3 apartamentos apenas e ninguem recebeu. Abri reclamação pra saber onde e para quem o maldito carteiro entregou a certidão, mas até agora nao obtive resposta. Vou fazer conforme orientação de vcs, mas primeiro preciso a certidão da minha avó! To na expectativa, logo logo eu volto pra dizer como as coisas estão rolando! Novamente obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.