AJUDA

Minha prima tirou a dupla nacionalidade e mandou entre os documentos a certidao do avô original ,eu gostaria de saber se posso enviar nos documentos para tirar a cidadania apenas o numero do assento do avô, que ja esta tudo averbado , ou precisa ser orignal esse docimento?

Comentários

• Mauricio,
    Voce poderia anotar no formulario somente o numero, mas se quer que o seu processo demore um pouco menos, é recomendável enviar a certidao.
    Será um processo por naturalizacao enviado por correio direto a PT, certo?
  • Não sei, outra pergunta, é dá minha vó paterna, ela está viva, no caso da minha prima, o pai dela faleceu, minha avó tem que tirar primeiro ? Obrigado.
  • Mauricio,
    Explique-se. Nao estou entendendo o que voce quer fazer.

CIDADANIA POR ATRIBUICAO: nao se pode saltar nenhuma geracao: bisavo/ó - avo/ó - pai/mae - voce.
    Fazendo sempre a transcricao de casamento e óbito quando for necessario entre um pedido e outro.

CIDADANIA POR NATURALIZACAO OU AQUISICAO: bisavo/ó - avo/ó - voce.
    Aqui pode-se saltar seu pai ou mae.
    Deve-se fazer a transcricao de casamento e óbito entre um processo e outro.

A naturalizacao nao é aconselhavel quando o interessado tem filhos maiores, pois estes nao terao direito à cidadania. Os menores terao alguma dificuldade em consegui-la.

O avo ou avó, se nao nasceu em Portugal, deverá obter sua cidadania por atribuicao para que o neto tenha direito.
  • Então, no caso eu e meu pai que gostariamos de obter, minha avó é viva, meu bisavô que é de portugual, como faço ? eu tenho 17 anos...
  • Mauricio,
    Sua avó é a filha do portugues, certo?
    Entao em primeiro lugar devem conseguir a certidao de nascimento do pai dela (seu bisavô). Se ele se casou em PT é possível que o casamento ja esteja averbado na mesma. Se nao estiver sua avó terá que pedir a transcricao de casamento dos pais dela e depois entrar com o pedido de cidadania por ATRIBUICAO.
    Quando o processo dela for aprovado tera que transcrever o casamento dela e depois pedir a cidadania do seu pai por ATRIBUICAO.
    Quando a do seu pai estiver pronta seu pai tera que transcrever o casamento dele com a sua mae e entao poderao pedir a sua cidadania por ATRIBUICAO.
    Se voces morarem em SP ou MS facam tudo pelo consulado: www.consuladoportugalsp.org.br

Outra opcao é enviar os documentos diretamente a Portugal. Para isso no tópico GUIA DE AJUDA voce encontrara as dicas para TRANSCRICAO DE CASAMENTO, ATRIBUICAO, etc.

Revisem bem os documentos disponiveis para ver se nao ha diferencas em nomes e datas.

Parece complicado, mas nao é tanto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.