como tirar o passaporte e cartao do cidadao ?

ola uma vez q a cidadania e reconhecida e vc tem a certidao de nascimento ,alguem sabe me dizer como faco pra tirar o passaporte e o cartao do cidadao ?e quanto tempo esse processo demora .moro em sao paulo .

Comentários

• Fabio,
    No site do consulado está tudo bem explicadinho: www.consuladoportugalsp.org.br
    Se a pessoa em questao é ou foi casada deverá atualizar o estado civil atraves de transcricao ANTES de solicitar o CC e/ou o passaporte.
  • entao vi no site mas la nao fala do tempo ,alguem aqui tirou o primeiro passaporte la e sabe quanto tempo demora?
  • me falaram q demora mais de 2 meses ,sera q e verdade?
  • Fábio

enviei os documentos do meu pai, no dia 29 de Agosto, foram recebidos no dia 30, no Consulado de SP. Agendaram para ontem (23), pra ele comparecer, assinar, tirar foto....E agora informaram que daqui uns 10 dias encaminharão uma correspondencia, para agendar a data da retirada. Então, mais ou menos, 40 dias......
  • Depende do consulado. Aqui em Manaus demorou quase 60 dias pra minha identidade ficar pronta.
  • nossa que chato ,vai demorar demais :-( ja q eu queria viajar em dezembro ,sera q existe alguma outra forma de fazer isso ?
  • Fabio

Eu acho que existe uma taxa de urgência no consulado.
    Mande um e-mail e pergunte.
  • entao 60 dias e ja com essa taxa de urgencia :-(
  • Fabio

Que chato...
    Mas quanto mais vc demora mais tempo demora pra ficar pronto.
    Uma conhecida tirou ao chegar em Portugal, agora em junho ou julho.
    Foi no aeroporto mesmo e pegou o passaporte pronto à tarde.
  • Minha filha tirou agora em julho em Portugal, pois onde moramos nao ha consulado e ela ia viajar mesmo.
    Acontece que primeiro voce tem que pedir o Cartao do Cidadao e depois o passaporte.
    Nos casos de emergencia comprovada (estando em PT ter que viajar 3 dias depois, por exemplo) eles aceitam fazer um BI de emergencia com validade de 3 meses para que se possa tirar o passaporte de emergencia.
    O BI de emergencia so é feito em UM lugar e depois que voce pede o CC.
    O passaporte para ser retirado no aeroporto no mesmo dia do pedido custa 100 euros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.