Qual a melhor estratégia?
Prezados colegas, tenho acompanhado a comunidade e obtido informações valiosas aqui.
Porém, devido a uma particularidade do meu processo, estou com dúvida sobre qual estratégia adotar a cerca da averbação de casamento.
Estou fazendo a naturalização da minha avó, cujos pais são ambos portugueses e mortos. Do declarante do nascimento, o pai, tenho a documentação completa e correta. Da minha avó também. O problema está na mãe da minha avó. Tenho a certidão de nascimento, porém os dados que estão lá não batem com os dados da certidão de nascimento da minha vó e nem com a certidão de casamento entre os cônjuges (alguns sobrenomes estão diferentes e a data de nasc também está diferente).
Pergunto:
Será melhor empreender o esforço para alterar os nomes e datas a fim de averbar o casamento ou seria melhor apenas mandar sem a averbação? Considero que outros colegas já disseram ter conseguido sem averbar. Além disso, o declarante do nascimento é o pai, cuja documentação está ok.
Obrigado!
Porém, devido a uma particularidade do meu processo, estou com dúvida sobre qual estratégia adotar a cerca da averbação de casamento.
Estou fazendo a naturalização da minha avó, cujos pais são ambos portugueses e mortos. Do declarante do nascimento, o pai, tenho a documentação completa e correta. Da minha avó também. O problema está na mãe da minha avó. Tenho a certidão de nascimento, porém os dados que estão lá não batem com os dados da certidão de nascimento da minha vó e nem com a certidão de casamento entre os cônjuges (alguns sobrenomes estão diferentes e a data de nasc também está diferente).
Pergunto:
Será melhor empreender o esforço para alterar os nomes e datas a fim de averbar o casamento ou seria melhor apenas mandar sem a averbação? Considero que outros colegas já disseram ter conseguido sem averbar. Além disso, o declarante do nascimento é o pai, cuja documentação está ok.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se for enviar diretamente à CRC por correio, voce pode tentar mandar sem a averbacao, sabendo, porem, que corre o risco que a pecam posteriormente.
Farei desta forma. Caso peçam, tentarei averbar. Não sendo possível, converso com a CRC e vejo se há outra forma.
Obrigado novamente!
Posteriormente posto os resultados das tentativas aqui.
Está tentando naturalizar sua falecida avó? É isso? Mas naturalizando a avó vc consegue sua cidadania como neto?
Estou tentando naturalizar minha avó, ainda viva, filha de portugueses, para então naturalizar a minha mãe e depois eu.
Olá, Leandro!
Eu li que somente sendo neto ou filho de portugueses.
Entrei em contato com o consulado do RJ e me disseram que bisneto só pode conseguir diretamente a naturalização se comprovar "laços efectivos" com Portugal, ou seja, é praticamente impossível para um bisneto naturalizar-se sem morar lá!
Se eu naturalizar minha avó ou meu avô, como você quer fazer, eles teriam a cidadania originária? Eu então poderei naturalizar-me como neto?
Sem querer ser rude, mas onde você conseguiu essa informação de que é possível naturalizar avós para conseguir facilitar o processo?
Desculpe a ignorância, mas eu estou meio perdido.
Os meus já faleceram... será que resta alguma chance?
Funciona assim:
o avô ou avó vivo solicita a cidadania por atribuicao e dai é possível passar para o filho por atribuicao e dai ao neto por atribuicao tambem.
Outra forma é depois do avô ou avó que conseguiram por atribuicao, o neto requerer por naturalizacao.
Bisnetos cujos avós faleceram antes de solicitar a cidadania nao tem direito atualmente.
Pelo que eu sei, pesquisando aqui na comunidade e em outros lugar, pode-se tentar a cidadania por dois processos diferentes: atribuição e naturalização.
A naturalização (que é o que estou fazendo), passa de "pai pra filho", ou seja, o requerente precisa ser filho(a) do(a) português(a). Os portugueses podem estar mortos, mas o requerente precisa estar vivo.
A atribuição pode ser obtida de "avô pra neto", ou seja, pulando um grau na ascendência. A diferença é que após esse processo, o requerente, agora português, só passa a cidadania para filhos menores de idade.
Portanto, o máximo que dá pra fazer até neto. No seu caso, daria certo se você fosse menor de idade, pois seu pai/mãe fariam a atribuição e te passariam, mas sendo maior, não vejo como. Talvez os outros colegas da comunidade saibam de outras formas.
Caso eu não tenha sido bem claro, caso tenha restado alguma dúvida, me avise.
ATRIBUICAO: avo-pai-filho sem saltar geracoes
NATURALIZACAO OU AQUISICAO: avo-neto
Gostaria de aproveitar pra tirar outra dúvida: a naturalização por união de fato é difícil?
Conhecem alguém com quem eu possa conversar a respeito?
Perdão, realmente, fiz uma confusão dos tipos de processo.
Gabriel,
Desconheço como funciona a naturalização por união de fato.
Deve-se comprovar uniao de fato e vinculos com a comunidade portuguesa (morar em PT, conta bancaria, bens, etc). Deve residir legalmente em PT pelo menos por 3 anos.
Se voce ja mora em PT va ao SEF para obter informacao.
Depois de 6 anos de residencia legal tambem é possível solicitar a cidadania.
Atualmente os bisnetos nao estao conseguindo cidadania por descendencia se os avós faleceram antes de obte-la.
Acho que o mais fácil é morar na Espanha por 2 anos ou casar com uma espanhola e morar por 1 ano lá. De tudo que eu pesquisei foi o jeito mais "fácil" e rápido.
Realmente voce esta complicado na busca da sua cidadania!
Espero que encontre a mulher idonea! rsrsrsrssr
Respondido em outro tópico. Use apenas um.