Comecei o proc. com despachante em abril 2011

Olá pessoal, comecei um processo em abril de 2011, com um despachante do RJ, e não sei o que está acontecendo, ele vive dando desculpas e sequer me dá alguma numeração de protocolo para eu acompanhar, por amigos em Lisboa. Alguém sabe informar se isso está normal?
Minha situação é a seguinte, sou neto de português falecido, tenho a certidão narrativa de nascimento dele (1887), minha mãe é viva, alguém pode me dar uma luz? Agradeço a quem puder

Comentários

  • Cesar,
                 o que o tal despachante já teria feito? Teria dado entrada no processo na CRC-Lisboa? Vc assinou uma procuração? Um formulário solicitando a nacionalidade? Quanto gastou com isso?
  • Já faz tanto tempo que não lembro, mas foi uma grana, assinei formulário 2 xxx, em maio de 2011 e há um ano aproximadamente. Pois disse que tinha que refazer. Ele diz que foi em Lisboa que deu entrada, mas não tem nenhum número ainda.
    Pedi para um conhecido em Lisboa para ver e ele falou que precisaria ter algum número.
    Tenho muita urgência de conseguir ao menos para o meu irmão, para quem paguei tbm, pois ele tem oportunidades de emprego que só aparecem na Europa. inclusive está trabalhando temporário lá na Irlanda no momento, mas por não ter cidadania europeia vai ter que voltar em julho. Muito difícil a situação dele pois tem 52  anos e não consegue emprego digno aqui no BR de jeito nenhum. 
  • Cesar,
                fiz essas perguntas porque não sabia nem por onde começar. Não sei como estaria sendo feito o processo de vcs, mas se sua mãe é viva, o melhor caminho seria por atribuição. Primeiro sua mãe e depois vcs. Um processo de atribuição para sua mãe através do ACPorto numa visão pessimista não levaria 2 meses. 
     
                Quanto ao despachante parece mais ser caso de polícia. 
     
                Talvez, com a situação de seu irmão seja mais interessante largar isso para trás e iniciar o processo de forma independente. Estamos aqui para ajudar. De todo jeito precisa saber, exatamente, o que esse sujeito chegou a providenciar. Nos dias atuais, imagino que em, aproximadamente, 6 meses vcs consigam providenciar a nacionalidade de sua mãe, a sua e a de seu irmão.
  • Vou ler atentamente os passos no site para tentar fazer sozinho.
    Muito obrigado pelas informações, e parabéns pelo prestimoso trabalho que desenvolvem aqui no na página.

  • Cesar, que coisa!!!
     Mas se você tem um irmão na Europa simples e rápido, junte toda a documentação necessária (certidões) para atribuições e transcrição de casamento e depois de legalizado no consulado, mande tudo pra ele lá e ele indo direto a Portugal, tudo estando certo pelo Arquivo Central do Porto, não levará mais de 4 meses tudo ou até menos.
  • Se voce e seu irmao nao tem filhos poderiam continuar com a aquisicao (naturalizacao). Em caso contrario que facam por atribuicao: mae - eles. Assim poderao transmitir aos seus filhos.
    Um processo de atribuicao com todos os documentos em ordem sai, no Porto, muito rapidamente.
    No guia de ajuda desta comunidade e nos tópicos encontrará informacao valiosa.
    Qualquer dúvida estamos às ordens.
    Boa Sorte!

  • realmente os despachantes nao te dao nenhuma prova que estão dando andamento, é um tiro no escuro pagar.
  • Não quero colocar mais lenha na fogueira, até porque já tivemos narrativas nesta comunidade desse tipo de situação. Sempre digo para todos que frequentam nossa Comunidade, que antes de tomarem qualquer providência, tirem as suas dúvidas primeiro conosco, depois inicie o processo com total segurança. O processo de Nacionalização Portuguesa começa com a busca das certidões de nascimento de nossos pais ou avós. Com a(s) certidões nas mãos, inicia-se o processo, com a organização dos documentos, averbação de casamento,autenticações cartorárias e consulares. O Consulado mais rápido do Brasil é o de São Paulo, porém eu aconselho a dar entrada na documentação enviando diretamente para a CRC (Conservatória de Registros Centrais) em Lisboa, ou seja, o QG das nacionalizações. Eu fiz tudo por lá e deu tudo certo. Após 8 meses cravados recebi a minha certidão de nascimento português. Estamos aqui para ajudar...Boa Sorte.
  • Obrigado por todos que de alguma forma tentam me ajudar.
  • Boa noite. Eu também pensei em contratar um despachante, mas fiquei com receio.
    Sr. José Alberto, muito boa orientação a sua. O meu impasse é que sou neta de português falecido e, com a ajuda dos meus primos, de Boticas, consegui a certidão de nascimento do meu avô. Ele casou aqui no Brasil com minha avó brasileira. Não consigo encontrar em cartório algum a certidão de casamento deles. Acho que se casaram no cartório que ficava na Rua D. Manuel (Centro/RJ). Mas, não está lá. Não sei mais onde recorrer para encontrar esta certidão. É verdade que para eu dar entrada no processo,preciso desse documento? Obrigada por me ajudarem.
  • Renatta,
                    bem, ao que parece sua avó tb já faleceu. Vc sabe a data do casamento? Seu avô faleceu em que ano? Ele tinha carteira de motorista aqui do Rio? 
     
                    Fazer o processo como neta, realmente, é a melhor opção para o seu caso? 
     
                    Seu avô foi o declarante do nascimento de seu pai/mãe? Se foi, não deve precisar transcrever fazendo o processo em Portugal, de preferência pelo ACPorto.
  • Renata, seu avo ainda eh vivo??? o Meu avo portugues, casou com a minha avo brasileira, e eu tbm naum tinha nenhuma informacao dele, nem onde casou nem nada, soh tinha a certidao de obito, e ai consegui a de nasc de portugal, mas e como ia achar de casamento???

    Depois de rodar muito eu consegui no cemiterio, sim isso mesmo, liguei no cemiterio onde meu avo foi sepultado e eles me falaram onde estava a certidao de casamento dele, nao tinha a data do casamento, fui la, pensei em uma data + ou - e insisti para o funcionario do cartorio procurar pra mim, se encontrar um cara com boa vontade, eles procuram ateh achar, eu naum paguei um centavo e o cara procurou em uns 10 livros...

    Espero ter ajudado
    Ricardo Gontijo
  • obs: nao vou julgar todos, mas obtive a minha cidadania com muita dificuldade, gracas a :

    - essa comunidade
    - as conservatorias de portugal
    - cartorios do brasil e consulado portugues de sp

    entao muito cuidado com alguns profissionais (despachantes e empresas) 

    Olha meu caso, quis tirar minha cidadania por Lisboa em Portugal, pra voltar pra europa, quando o processo bateu la em Lisboa, eles viram que eu ja tinha morado na Inglaterra, me pediram um documento (antecedentes criminais) daqui da cliente, bateu o desespero, pois eu nao sabia como achar, imagine tinha que preencher uma inscricao na policia metropolitana, no site, da inglaterra e pagar £20, eu estava inseguro, consultei uma empresa, e recebi isso por email como resposta, "nao vou falar o nome da empresa" apenas colocar os valores.

    O serviço custa £450 e já inclui o valor da nossa representação (consulta inicial e as de follow-up, elaboração da procuração e a representação para a entrada do pedido),  e os valores para os orgãos correspondentes, tais como legalizações e o pedido do "disclosure" em si .

    Como você está no Brasil, oferecemos um desconto de 20% e a representação cairá para £360.


    Ou seja, eles queriam me cobrar £360, cerca de R$1000 para esse documento que a inscricao pela internet era £20...

    Por sorte eu tinha uma empresa aqui na inglaterra, que tinha trabalhado, e pedi pra um ingles, muito gente boa, eh claro, mandei o email com o google translator com oq eu queria, mas ele entendeu e disse que fazia o pedido pra mim, ele fez, e soh botou no correio, paguei £40 libras para ele e recebe em 20 dias o documento, que portugal me exigiu...
  • Boa noite a todos, meu marido está querendo obter a cidadania portuguesa e precisamos de sua ajuda com o passo a passo. Os avós paternos dele são nascidos em Portugal sendo um de Viseu e o outro da Ilha da Madeira, eles se casaram no Brasil e ambos falecidos. O Pai do meu marido está vivo ele não tem cidadania portuguesa nem a sua esposa. Como podemos começar? Desde já agradeço. Penha Mara
  • Pela foto penso que vocês tem pelo menos um filho.
    Nesse caso, e que para que seus filhos tenham direito à cidadania, seu sogro deverá solicitar em primeiro lugar a dele por atribuição, fazer a transcrição do casamento com sua sogra e depois seu marido solicitaria a dele também por atribuição. Depois faria a transcrição do seu casamento para posteriormente pedir a dos seus filhos.
    Bom, em primeiro lugar é necessário conseguir as certidões de nascimento dos avós. Se o avô foi o declarante do nascimento do seu sogro é possível que não tenham que fazer  a transcrição de casamento deles.
    No guia de ajuda desta comunidade você encontrará todas as dicas para enviar os documentos por correio ao Porto, onde os processos com documentos completos saem em poucas semanas.
    Procure no guia de tras para frente.
  • Denise, 
                  é necessária a transcrição do casamento dos avós, porque ambos são portugueses.
  • Guilherme (para a Penha) e confirmando a informação da Denise, sim é necessário a transcrição de casamento, pois mesmo sendo os dois Portugueses se casaram no Brasil. Foi a primeira coisa que me perguntaram no AC do Porto quando fiz a minha, no meu caso não tive problemas, pois meus avós já vieram casados para o Brasil e apresentei a certidão de casamento Português deles.
    Penha,
    Seu marido pode até fazer por r "naturalização" direto dos  avós dele, seu filho menor terá direito, mas o processo é mais chato no caso do seu filho pois terá que provar que o mesmo tem ligação efetiva com Portugal.
    Ou seja corra atrás para fazer por "atribuição", já que seu sogro está vivo!
  • Penha,
    Facam a transcricao de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.