Comecei o proc. com despachante em abril 2011
Olá pessoal, comecei um processo em abril de 2011, com um despachante do RJ, e não sei o que está acontecendo, ele vive dando desculpas e sequer me dá alguma numeração de protocolo para eu acompanhar, por amigos em Lisboa. Alguém sabe informar se isso está normal?
Minha situação é a seguinte, sou neto de português falecido, tenho a certidão narrativa de nascimento dele (1887), minha mãe é viva, alguém pode me dar uma luz? Agradeço a quem puder
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Mas se você tem um irmão na Europa simples e rápido, junte toda a documentação necessária (certidões) para atribuições e transcrição de casamento e depois de legalizado no consulado, mande tudo pra ele lá e ele indo direto a Portugal, tudo estando certo pelo Arquivo Central do Porto, não levará mais de 4 meses tudo ou até menos.
Um processo de atribuicao com todos os documentos em ordem sai, no Porto, muito rapidamente.
No guia de ajuda desta comunidade e nos tópicos encontrará informacao valiosa.
Qualquer dúvida estamos às ordens.
Boa Sorte!
Sr. José Alberto, muito boa orientação a sua. O meu impasse é que sou neta de português falecido e, com a ajuda dos meus primos, de Boticas, consegui a certidão de nascimento do meu avô. Ele casou aqui no Brasil com minha avó brasileira. Não consigo encontrar em cartório algum a certidão de casamento deles. Acho que se casaram no cartório que ficava na Rua D. Manuel (Centro/RJ). Mas, não está lá. Não sei mais onde recorrer para encontrar esta certidão. É verdade que para eu dar entrada no processo,preciso desse documento? Obrigada por me ajudarem.
Depois de rodar muito eu consegui no cemiterio, sim isso mesmo, liguei no cemiterio onde meu avo foi sepultado e eles me falaram onde estava a certidao de casamento dele, nao tinha a data do casamento, fui la, pensei em uma data + ou - e insisti para o funcionario do cartorio procurar pra mim, se encontrar um cara com boa vontade, eles procuram ateh achar, eu naum paguei um centavo e o cara procurou em uns 10 livros...
Espero ter ajudado
Ricardo Gontijo
- essa comunidade
- as conservatorias de portugal
- cartorios do brasil e consulado portugues de sp
entao muito cuidado com alguns profissionais (despachantes e empresas)
Olha meu caso, quis tirar minha cidadania por Lisboa em Portugal, pra voltar pra europa, quando o processo bateu la em Lisboa, eles viram que eu ja tinha morado na Inglaterra, me pediram um documento (antecedentes criminais) daqui da cliente, bateu o desespero, pois eu nao sabia como achar, imagine tinha que preencher uma inscricao na policia metropolitana, no site, da inglaterra e pagar £20, eu estava inseguro, consultei uma empresa, e recebi isso por email como resposta, "nao vou falar o nome da empresa" apenas colocar os valores.
Ou seja, eles queriam me cobrar £360, cerca de R$1000 para esse documento que a inscricao pela internet era £20...
Por sorte eu tinha uma empresa aqui na inglaterra, que tinha trabalhado, e pedi pra um ingles, muito gente boa, eh claro, mandei o email com o google translator com oq eu queria, mas ele entendeu e disse que fazia o pedido pra mim, ele fez, e soh botou no correio, paguei £40 libras para ele e recebe em 20 dias o documento, que portugal me exigiu...
Nesse caso, e que para que seus filhos tenham direito à cidadania, seu sogro deverá solicitar em primeiro lugar a dele por atribuição, fazer a transcrição do casamento com sua sogra e depois seu marido solicitaria a dele também por atribuição. Depois faria a transcrição do seu casamento para posteriormente pedir a dos seus filhos.
Bom, em primeiro lugar é necessário conseguir as certidões de nascimento dos avós. Se o avô foi o declarante do nascimento do seu sogro é possível que não tenham que fazer a transcrição de casamento deles.
No guia de ajuda desta comunidade você encontrará todas as dicas para enviar os documentos por correio ao Porto, onde os processos com documentos completos saem em poucas semanas.
Procure no guia de tras para frente.
Penha,
Seu marido pode até fazer por r "naturalização" direto dos avós dele, seu filho menor terá direito, mas o processo é mais chato no caso do seu filho pois terá que provar que o mesmo tem ligação efetiva com Portugal.
Ou seja corra atrás para fazer por "atribuição", já que seu sogro está vivo!
Facam a transcricao de casamento.