Averbação de divorcio
Duas duvidas meu pai é o portugues fiz as transcriçoes necessarias dele mais do divorcio nao, sou filho dele com outra q nao a q ele foi casado, mais naose casou com minha mae vou precisar homologar o divorcio dele para conseguir minha cidadania?? Outra sou casado pela segunda vez vou ter q dar entrada como divorciado , para homologar meu divorcio preciso de um advogado ou indo em um cartorio notarial de portugal eu consigo???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
já te respondi quanto ao seu divórcio, em:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/46778/#Comment_46778
seja bem vinda a este espaço. Nossa intenção é ajudar, então você não perturba, de jeito nenhum!
Obrigada pelas palavras!
O divórcio não é problema algum.
Seu pai ou sua mãe (filho(a) da avó a ser atribuída), é fruto deste casamento?
Só houve um casamento, certo?
Se sim, logo após sua avó ser atribuída e estar com estado civil atualizado para casada, poderá solicitar a atribuição da próxima geração. Ninguém vai pedir que transcreva o divórcio, para dar prosseguimento às próximas gerações.
A única questão é que ela ficará como casada (e com nome de casada - se tiver mudado) em Portugal. Pode ser um incômodo se for morar lá, por exemplo, mas se não for, não há problema.
Abraço.
Entao, sim, minha mae é filha da minha avó a ser atribuida. Só houve um casamento e ela é fruto desse casamento.
Uma outra pergunta por favor: para atualizar o estado civil da minha avó preciso mandar os papeis para transcrever o casamento dela em Portugal, certo? Voce poderia me ajudar com os documentos que necessitaria para fazer isso por favor? Ja vi que ela necessita preencher o formato "Transcriçao de casamento celebrado no estrangeiro", além disso preciso da certidao de casamento de inteiro teor, a certidão de nascimento de inteiro teor do meu avô e RG, tudo reconhecido firma em cartorio...Estou correta? Falta algum documento ou como seria o procedimento por favor?!
Sei que vc ja deve ter respondido essas perguntas mil vezes, hahaha desculpa!!
Te agradeço e bonita noite!!
Abraços
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, legalizada pelo consulado
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, legalizada pelo consulado
- Vale Postal de 120 Euros
- Requerimento com a assinatura reconhecida por autenticidade no cartório, ou presencialmente, no consulado
Muito obrigada!!
Para transcrição do casamento de sua avó:
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, e legalizada pelo consulado
- certidão de casamento, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, e legalizada pelo consulado
- requerimento preenchido e com assinatura da sua avó reconhecida presencialmente no consulado ou por autenticidade no cartório
- se for sua avó que assinará o requerimento, não precisa de cópia do RG
- vale postal de 120 euros
Para atribuição:
- preencher formulário 1C (e reconhecer assinatura do requerente presencialmente no consulado ou por autenticidade no cartório)
- certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, e legalizada pelo consulado
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento dele / ano / conservatória no formulário 1C)
- cópia autenticada do RG do requerente
- vale postal de 175 euro
Reúna os documentos e escolha a conservatória que irá utilizar.
O ideal é encaminhar os documentos, digitalizados, em formato PDF, para a conservatória, antes de enviar pelos correios, para que possam fazer uma análise prévia e dar o ok.
Depois disso, é só ir até os correios (agência própria - de preferência uma agência central), e fazer o vale postal e enviar o SEDEX EMS.
Observações:
- cada conservatória tem seu modelo de requerimento de casamento
- as conservatórias mais rápidas no momento são Ovar e Tondela
- o modelo 1C deve ser impresso em uma única folha, frente e verso, e colorido
- existem diferenças no destinatário do vale postal e da remessa do envelope via SEDEX. Para o vale, o destinatário é IRN.IP, para o SEDEX, o destinatário é Conservatória de Registo Civil de ....
Qualquer dúvida, é só perguntar.
Onde eu consigo o modelo de requerimento de transcrição de casamento da conservatória de Ovar ou Tondela?
sim. Tondela usa o mesmo formulário que é usado no consulado do RJ.
sua irmã não precisaria de advogado para transcrever o casamento. Ela poderia fazer isso por conta própria, como fazemos por aqui. Esse é um gasto desnecessário.
Meu marido tirou a cidadania por atribuição e agora precisamos fazer a transcrição do casamento. Até aí ok e faríamos em Portugal, a questão é que ele já foi casado e se divorciou antes da atribuição, é necessário transcrever esse primeiro casamento e homologar o divórcio, para aí sim, transcrever o segundo?
antes de transcrever seu casamento, seu marido precisa transcrever o anterior e depois homologar o divórcio. Só então, poderá transcrever o segundo casamento.
Os atos civis têm que ser transcritos e homologados em Portugal, na ordem cronológica dos acontecimentos.
Minha mãe é divorciada, então para transcrever o casamento é necessário que ela assine o requerimento com o nome de solteira ou de casada, visto que mudou após o divórcio?
Agradeço pela ajuda.
As transcrições de casamentos podem ser feitas sem intermediários, será preciso contratar advogado apenas para a homologação de divórcio. As averbações nas certidões não interverem pois, é preciso seguir o a sequência dos fatos, isto é, transcrição + homologação + transcrição.
sua mãe deve colocar o nome, conforme está no RG.
Mais uma dúvida, qual estado civil deve ser colocado no formulário 1C da nacionalidade da minha mãe, visto que ela é separada e mais tarde precisarei transcrever o casamento dela para ter minha nacionalidade?
deve colocar divorciada.