Montei todo o processo para atribuição de neto, 1D, com a ajuda de vocês aqui do fórum e do consulado da minha cidade.
Viajo amanha para Portigal para dar entrada direto no CRC Lisboa. Até aí eatava tudo bem.
Mas ontem, revisando a papelada, a moça do consulado observou que: 1) O Avô Português não foi o declarante do seu filho brasileiro. 2) O filho brasileiro não foi o declarante da pessoa que esta pedindo a cidadania pleo 1d (minha mae, no caso).
Ela disse que teremos problemas.
O contexto: 1) O Avô português Manoel Pai, casou no Brasil com Uma espanhola, Mercedes, cuja certidão de Nascimento eu ainda consegui localizar.. Mas tenho a certidão de casamento deles 2) Dessa união nasceu, no Btasil, Manoel Filho. Quem o declarou no nascimento nao foii Manoel Pai. E sim o pai da Mercedes. 3) Manoel Filho casou com uma brasileira, a Maria. Tenho certidão de casamento deles.. 6) Desse união nasce a requerente do 1D, Felicia. Mas Manoel Filho não é o declarante , e sim um amigo da família.
As duvidas:
1) Eu precisaria primeiro providenciar essas duas transcrições de casamento antes de dar entrada? 2) Posso dar entrada normal e correr com isso em paralelo, para depois enviar via correio pedindo que "anexem" ao processo? 3) Ou posso fazer una carta explicando a situação, dar entrada no 1D sem as transcrições e só providenciar se der problema depois?! 4) O fato de eu não ter a certidão de nascimento da espanhola Mercedes é um problema? 5)Onde encontro a lista de documentos necessarios pra transcrição dessas pessoas, tpdas falecidas?
Obs.: o modelo de requerimento e como preenche-lo eu ja encontrei aqui no fórum.
@nadiatrindade..primeiro de tudo vc terá q transcrever o casamento do avô português. Vai precisar da certidão nascimento do português, a certidão de nascimento da espanhola Mercedes traduzida por um tradutor juramentado e tb a certidão de casamento de ambos.
@nadia quando o neto obter a nacionalidade, nao precisará transcrever o casamento se ele for o declarante do nascimento do filho e o processo for feito no ACP do Porto.
@pessoal Boa tarde, se algúem puder me ajudadr, estou indo morar em Portugal e gostaria de fazer minha transcrição de casamento lá, quais documentos são necessários que preciso levar e qual a conservatória mais rápida para fazer? Obrigada
@SAMANTHA os documentos são os mesmo que constam no tópico sobre transcrição de casamento aqui no fórum. Para fazer pessoalmente vc pode tentar a 4 CRC do Porto , mas terá que agendar o atendimento pessoalmente
Comentários
Montei todo o processo para atribuição de neto, 1D, com a ajuda de vocês aqui do fórum e do consulado da minha cidade.
Viajo amanha para Portigal para dar entrada direto no CRC Lisboa. Até aí eatava tudo bem.
Mas ontem, revisando a papelada, a moça do consulado observou que:
1) O Avô Português não foi o declarante do seu filho brasileiro.
2) O filho brasileiro não foi o declarante da pessoa que esta pedindo a cidadania pleo 1d (minha mae, no caso).
Ela disse que teremos problemas.
O contexto:
1) O Avô português Manoel Pai, casou no Brasil com Uma espanhola, Mercedes, cuja certidão de Nascimento eu ainda consegui localizar.. Mas tenho a certidão de casamento deles
2) Dessa união nasceu, no Btasil, Manoel Filho. Quem o declarou no nascimento nao foii Manoel Pai. E sim o pai da Mercedes.
3) Manoel Filho casou com uma brasileira, a Maria. Tenho certidão de casamento deles..
6) Desse união nasce a requerente do 1D, Felicia. Mas Manoel Filho não é o declarante , e sim um amigo da família.
As duvidas:
1) Eu precisaria primeiro providenciar essas duas transcrições de casamento antes de dar entrada?
2) Posso dar entrada normal e correr com isso em paralelo, para depois enviar via correio pedindo que "anexem" ao processo?
3) Ou posso fazer una carta explicando a situação, dar entrada no 1D sem as transcrições e só providenciar se der problema depois?!
4) O fato de eu não ter a certidão de nascimento da espanhola Mercedes é um problema?
5)Onde encontro a lista de documentos necessarios pra transcrição dessas pessoas, tpdas falecidas?
Obs.: o modelo de requerimento e como preenche-lo eu ja encontrei aqui no fórum.