AJUDA! E AGORA??
Primeiramente peço desculpas aos membros dessa comunidade por iniciar um tópico assim, mas realmente estou sem saber o que fazer
Meu caso:
Fiz o pedito de atribuição de nacionalidade para minha mae em junho deste ano, e desde então, venho mandando email para a CR Central (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt) e hoje eles me responderam da seguinte forma:
Exm. Sr.
Informa-se V. Exa. que o seu assento de nascimento encontra-se integrado nesta Conservatória sob o
nº XX XXX /11.
E agora??
Preciso averbar o casamento dela com meu pai, para que eu possa solicitar minha atribuição, e li em varios topicos aqui da comunidade que a CR Central ou o proprio consulado enviam a certidao pelo correio quando é deferida a atribuição, correto?
PERGUINTA:
1-)O que gostaria de saber é se eu mesmo posso solicitar a certidao pelo portal do cidadao, ou ate mesmo no consulado aqui da minha cidade.
Agradeço por quem puder me ajudar!
Bruno.
Meu caso:
Fiz o pedito de atribuição de nacionalidade para minha mae em junho deste ano, e desde então, venho mandando email para a CR Central (crcentrais.nacionalidade-b@dgrn.mj.pt) e hoje eles me responderam da seguinte forma:
Exm. Sr.
Informa-se V. Exa. que o seu assento de nascimento encontra-se integrado nesta Conservatória sob o
nº XX XXX /11.
E agora??
Preciso averbar o casamento dela com meu pai, para que eu possa solicitar minha atribuição, e li em varios topicos aqui da comunidade que a CR Central ou o proprio consulado enviam a certidao pelo correio quando é deferida a atribuição, correto?
PERGUINTA:
1-)O que gostaria de saber é se eu mesmo posso solicitar a certidao pelo portal do cidadao, ou ate mesmo no consulado aqui da minha cidade.
Agradeço por quem puder me ajudar!
Bruno.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como fez o processo de atribuição pela CRCentrais, o Registo de Nascimento da sua mãe vai chegar no endereço de correspondência que você colocou no processo. Só uma questão de tempo.
De todo modo, você não precisará do assento de sua mãe para fazer a transcrição de casamento. Basta fornecer as informações que possibilitem encontrar o assento no SIRIC.
Procure o consulado de sua região e veja como proceder.
Boa sorte.
Voce bem que poderia ter feito junto com o pedido de Nacionalização da sua mãe por atribuição a averbação do casamento dela.
Os pedidos dos processos de atribuição estão sendo concluídos no prazo de 10 mês + ou - meu, tudo devido essa crise que abalou a europa e portugal entrou no bolo também. A própria CRC reduziu o seu quadro de funcionários, o que resultou um aumento no prazo para a conclusão dos processos.
Voce pode passar no Consulado e requerer a averbação do casamento da sua mãe, onde somente lá se faz isso.
Voce não vai conseguir nada via e-mail, a CRC criou o DISK-CRC, vou passar o numeral para voce e de 15 em 15 dias de uma ligada para saber o andamento do processo.
0021351211544475. O serviço é muito bom, e ligue de manhã cedo, devido o fuso horário.
Boa sorte a voce, e saúde para toda a família.
Parabens para a sua mae que ja e portuguesa.
Só tem que esperar que a certidao chegue a qualquer momento.
Se mora em SP ou MS pode fazer a transcricao de casamento dos seus pais e o pedido do CC da sua mae no consulado em SP.
Caso more em outro estado pode enviar os documentos por correio para fazer a transcricao diretamente numa conservatoria do registo civil em PT. Veja no guia de ajuda como proceder.
Ao mesmo tempo, mas a enderecos diferentes (veja no guia), voce pode mandar o seu pedido de cidadania por atribuicao.
Enquanto a transcricao fica pronta seus documentos vao seguindo o curso normal.
Se pretende usar um consulado voce deve fazer primeiro a transcricao e logo o pedido de cidadania.
Continuo com duvidas.
De acordo com o guia de ajuda da comunidade, para fazer a transcrição de casamento pelo correio preciso,
- Certidao de nascimento do portugues.
1-) Preciso esperar o Registo de Nascimento da minha mae chegar no endereco no qual coloquei no processo para fazer a transcrição entao?
2-)
``você não precisará do assento de sua mãe para fazer a transcrição de casamento. Basta fornecer as informações que possibilitem encontrar o assento no SIRIC.``
SIRIC- Como funciona? Pelo que vi, o consulado de Belo Horizonte nao tem esse sistema disponivel.
3-) Existe alguma forma, em que eu possa transcrever o casamento possuindo apenas o assento de nascimento?
Obrigado a todos!
se for fazer atraves do consulado e eles nao tem o sistema SIRIC, tera que aguradar a certidao chegar, pois nao terao como localizar no sistema.
Seja atraves do consulado ou pelo correio, os outros documentos para transcricao sao imprescindiveis, somente a certidao portuguesa da sua mae nao e' suficiente, vai precisar da certidao de nascimento do seu pai e da certidao de casaemnto deles, devidamente autenticadas.
minha unica duvida agora, e se existe alguma forma de, sem eu possuir a certidao portuguesa, apenas tendo em maos o numero do assento, transcrever o casamento.
Alguem poderia me informar?
obrigado mais uma vez!
eu te respondi, se for fazer atraves de consulado que nao tenha o sistema siric, eles irao exigir a certidao, se o consulado tiver o sistema siric, nao precisara da certidao, basta o numero do assento, o mesmo vale pelo correio, enviando direto pra conservatoria, nao precisara da certidao, basta o numero do assento.
Continue na batalha.
Obrigado pela ajuda!
Vamos ver se eu entendi direito!
Posso entao, enviar por correio a
CERTIDAO DE INTEIRO TEOR DE CASAMENTO
Certidao de nascimento em inteiro teor (com ou sem o casamento averbado)do conjugue nao portugues.
vale postal internacional
E o numero do assento de nascimento da minha mae? Escrito em um papel comum escrito a mao?
Estou realmente sem saber o que fazer, obrigado a todos!
Eu recomendo que a certidao do seu pai ja tenha o casamento averbado.
Isso é muito simples, somente tem que pedir ao cartorio onde casaram que mande a notificacao ao cartorio onde ele esta registrado. Assim, quando pedirem a certidao de nascimento em inteiro teor ja saira com tudo em ordem. Nada melhor que mandar a PT os documentos "redondinhos".
Leia bem o guia de ajuda, pois me parece que ha um requerimento que preencher para o pedido de transcricao para enviar pelo correio.
Quanto a enviar ou nao a certidao portuguesa, siga o que disse a Cibele.
se quiser, no site do consulado do Rio tem ( ou pelo menos tinha ) um formulario de pedido de transcricao, voce pode imprmi-lo e usa-lo para enviar pra conservatoria em Portugal junto com os outros documentos, no preenchimento vao os dados e ai vai o numero do assento, ou, como eu fiz pra minha irma, escrevi uma carta a mao ,em papel sulfite, pedindo pra ser feita a transcricao e ai coloquei o nome completo dela de solteira e casada e o numero do assento.
No guia de ajuda tem o endereco correto pra onde enviar, nao e' a CRC, a conservatoria para transcricao e' outra.
curiosidade, que numero era o processo da sua mae ?
E se quiser, voce tambem ja pode enviar seus docuemtnos para pedido de atribuicao, ao mesmo tempo que envia o pedido de transcricao da sua mae, assim seu processo ja vai desenrolando por la, a transcricao costuma ser rapida e saira antes do seu processo comecar a ser analisado.
A certidao de casamento deles em iteiro teor, e a certidao de nascimento inteiro teor do meu pai, constanto o casamento averbado, ja esta em maos! Dai meu desespero para tentar ver se ja poderia transcrever o casamento deles!
Cibele
Vou dar uma olhada no site do consulado do rio, se nao achar, vou fazer uma de proprio punho solicitando e escrevendo o numero do assento!
Esse ``papel`` tambem deve ser reconhecido pelo consulado??
Vou mandar o numero do processo de minha mae por mensagem privada, ok?
obrigado!
Autentique as certidoes no Itamaraty e legalize-as no consulado antes de enviar a PT.
Entre no site: consuladoportugalrj.org.br.
Aí está tudo que necessita para fazer a transcricao de casamento, inclusive o formulario que deve ser preenchido.Veja servicos consulares - alteracao de estado civil.
Se vai mesmo mandar por correio diretamente a PT veja no guia de ajuda desta comunidade. Esta tudo bem explicado.
Muito obrigado mesmo!!
Fiquei chocado, pois o consulado de BH tem uma fama pessima, e essa sertidão chegou em exatos 3 meses.
Fiz a transcrição de casamento diretamente no consulado, e tentei solicitar a minha atribuição na hora, porém não me foi permitido, alegaram que preciso registrar o casamento primeiro, e confirmado o casamento, poderia solicitar a minha atribuição.
Achei um pouco estranho...
Alguem sabe se a transcrição do casamento feito em consulado demora? Eles me pediram 60 dias..achei mto tempo, visto q a atribuição feita saiu em menos de 3 meses...
Obrigado!
quanto ao prazo, cada consulado tem o seu, por exemplo, na embaixada de brasilia tiveram a coragem de dizer pra minha irma que a transcricao de casamento dela poderia demorar um ano.
Estou esperando a atribuição da minha mãe sair pra conseguir a minha. Eis a questão: minha mãe não casou com meu pai, como devo proceder quando for tirar a minha ??
Foi a sua mae? Ela mantem o mesmo nome ou casou-se e trocou de nome?
Se outra pessoa declarou seu nascimento voce deve conseguir documentos assinados pela sua mae que comprovem o seu reconhecimento por ela na menoridade. Exemplo: matricula na escola, boletim de notas, certificado de vacinacao, etc.
Meu pai que declarou meu nascimento, minha mãe não trocou o nome ainda é o nome de solteira. Então tenho que conseguir algum documento que prove que ela me reconheceu ? Você sabe qual documento seria o mais válido ? Tem que ser legalizado no itamaraty e no consulado ? Obrigado!