AJUDA!!! Mta dúvida!
Pessoal, estou mto confusa quanto aos processos para retirada da cidadania portuguesa. A minha avó (ainda viva) é filha de pai português e mãe brasileira (já falecidos), que eram oficialmente casados. Gostaria de saber qual o melhor caminho pra eu conseguir a minha cidadania? Por onde começar????
Poderiam me ajudar?
Quero mto conseguir essa cidadania pq isso abre o mundo pra gnt né.
Agradeço desde já!
Poderiam me ajudar?
Quero mto conseguir essa cidadania pq isso abre o mundo pra gnt né.
Agradeço desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tem que conseguir a certidao de nascimento do Pai dela pra comecar o processo.
Se voce mora em SP ou MS faca tudo pelo consulado portugues: www.consuladoportugalsp.org.br
A sua avó deve pedir a cidadania por ATRIBUICAO. Quando ela a obtiver devera transcrever o casamento. Nesse meio tempo sua mae ou seu pai, ou seja, quem for o filho dela, deve decidir se quer a cidadania. Se quiser, devera tambem solicitar por ATRIUBICAO e depois transcrever o casamento. Uma vez isso feito, voce podera solicitar sua cidadania por ATRIBUICAO.
Caso o filho/a da sua avó nao queira a cidadania, quando a sua avo tiver a dela, voce podera pedir a sua diretamente, mas por AQUISICAO ou NATURALIZACAO.
No guia de ajuda da comunidade voce encontra todas as dicas para os dois tipos de processo, caso nao os faca pelo consulado.
Eu sou do RJ, muda alguma coisa?
Esse guia de dúvidas então só deve ser seguido para o caso de eu não solicitar a atribuição pelo Consulado?
No meu caso, eu tenho direito pela família do meu pai, filho da minha vó.
Mais uma vez obrigada!
Obs.: Apaguei o comentário do outro tópico sorry!
A familia tem que decidir como proceder: se depois que a sua avo obtenha a cidadania o seu pai o fara e depois voce OU se depois da aus avo voce pediria a sua.
Como explique em um post anteriror existem essas duas possibilidades.
Se quiser usar o consulado do Rio poderia fazer a da sua avó, a transcricao de casamento dela enquanto decidem se o seu pai vai querer a cidadania.
Se ele nao quiser, voce tera que pedir a sua diretamente em PT usando as dicas do guia de ajuda.
Espero que esteja mais esclarecida.
Entre no site do consulado e veja os requisitos para a sua avo.
Abraços!
Eu sou do RJ e faço direto com Portugal, pois acho o consulado daqui mto enrolado e a cada dia fica mais dificil obter informaçao.
Como exemplo, fui a Lisboa e fiz meu cartao cidadao. Ja faz um mes que recebi a carta de Lisboa para buscar o CC no consulado do RJ e ate hoje nao consegui. Fui pessoalmente e o segurança disse que eu teria que agendar. Ja escrevi 2 emails, solicitando , e as respostas sao diferentes. A sensaçao é que nem leem o que escrevemos.
Obs: Se seus pais nao tirarem a cidadania, seus filhos perderam, somente vc terá.
Para que todas as geraçoes tenham esse direito, NÃO pode pular nenhuma.
Filhos nascidos apos a naturalizacao do pai/mae, tem direito a cidadania por atribuicao, sem necessidade de provar vinculos.
A idéia é tirar a do meu pai sim e depois a minha.
Marina, eu não tenho como tirar por Lisboa por causa do meu trabalho.
Seguindo o que está no Guia de Ajuda para atribuição o link é do site do IRN. Achei o site um tanto quanto confuso e pelo que está lá eu devo solicitar através da CRC, sem ser pelo Consulado né.
Vocês conhecem algum advogado de confiança que faça esse trabalho?
Agradeço!!!
A principio voce nao necessitaria um advogado desde que todos os documentos estejam em ordem em termos de nomes e datas.
Na guia da ajuda, no dia 13-07-10 voce pode encontrar o que necessita para mandar o processo do seu pai pelo correio a PT.
Seria um processo de atribuicao.
Quando em digo por Lisboa, me refiro a enviar a documentacao via correio para CRC que fica em Lisboa.
1 conseguir a certidão de nascimento em inteiro teor do português;( na guia explica como conseguir);
2. certidão de inteiro teor (original) do requerente( NA GUIA exlica como preparar: no original da certidão reconhecer a firma do oficial que a assina, depois enviar ao Ministério das Relações exteriores do Brasil(legalização), depois ao consulado para legalização consular, olhe na GUIA DE AJUDA as etapas para deixar a certidão pronta para o pedido)
4. ficha modelo 1C( Ficha para ATIBUIÇÃO que deve ser preenchida, e assinada presencialmente no consulado da sua região, ou assinado e reconhecido a autenticidade no tabelionato(reconhecer a firma).
4.1. A ficha e as certidões brasileiras são levadas ao consulado para dar um carimbo(legalização consular)
4.Paga-se nos Correios(por "Dinheiro Certo") o valor correspondente ao pedido de nacionalidade de Atribuição, depois envia o comprovante e os documentos para o endereço da Conservatória dos Registos Centrais CRC de Lisboa(na GUIA explica tudo). Alguns Consulador aceitam o pedido, outos mandam enviar por correspondencia para Portugal.
Abraços!
*Marina, ooops mas achei que vc estivesse se referindo a fazer por lá presencialmente...rs
Pessoal, Boa tarde a todos...aproveitando o espaço, gostaria da ajuda de vcs.
Resido no Rio de Janeiro (cidade de Cabo frio) e gostaria de uma ajuda passo a passo para tirar a cidadania portuguesa.
No meu caso, meu avô é português e meu pai é brasileiro, sendo que meu pai não pode tirar a cidadania dele por motivos financeiros e eu tb não tenho como ajuda-lo.
Já tenho em mãos a certidão de nascimento do meu avô (via recente), vinda de Portugal. Como procedo agora com o restante da documentação? Quais os outros documentos que vou precisar, e quais precisam de firma reconhecida / autenticada? Onde dou entrada na documentação? Qual é o custo total, tirando por conta própria? Pois tenho muito interesse em tirar minha cidadania, mas não posso gastar muita grana. Fico no aguardo...Muito Obrigado pela ajuda....Abraços.
Obs:. Outra informação importante, é que na certidão de nascimento do meu avô que eu consegui vinda de Portugal recentemente, não consta o casamento dele com a minha avó, pois eles só se casaram aqui no Brasil/ Rio de Janeiro, e a certidão que vou conseguir, é a daqui do Brasil..
Essa certidão de nascimento do meu avô que consegui recentemente, vinda de Portugal, tem validade pra tirar a cidadania?
Muito Obrigado pela ajuda.
No guia de ajuda desta comunidade voce encontrara o que necessita para seu processo por naturalizacao ou aquisicao.
A certidao que voce tem pode servir para o processo, porem é possivel que em algum momento pecam a transcricao de casamento dos seus avos.
O seu avo foi o declarante do nascimento do seu pai? Veja na certidao.
Depois de consultar o guia, se tiver mais duvidas, nao deixe de perguntar.
O meu avô foi declarante na certidão de nascimento do meu pai sim. Tá lá a filiação certinha, constando o meu avô como pai legítimo do meu pai.
Isso muda alguma coisa???