AJUDA!!! Mta dúvida!

Pessoal, estou mto confusa quanto aos processos para retirada da cidadania portuguesa. A minha avó (ainda viva) é filha de pai português e mãe brasileira (já falecidos), que eram oficialmente casados. Gostaria de saber qual o melhor caminho pra eu conseguir a minha cidadania? Por onde começar????

Poderiam me ajudar?

Quero mto conseguir essa cidadania pq isso abre o mundo pra gnt né.

Agradeço desde já!

Comentários

• Primeiro a sua Avo tem que conseguir a cidadania para passar o direito a seus descentendes.
    Tem que conseguir a certidao de nascimento do Pai dela pra comecar o processo.
  • Obrigada Paulo. Sei que preciso começar com minha avó, mas não sei é por onde começar. Já tenho a certidão de nascimento e casamento do pai dela.
  • Beta,
    Se voce mora em SP ou MS faca tudo pelo consulado portugues: www.consuladoportugalsp.org.br
    A sua avó deve pedir a cidadania por ATRIBUICAO. Quando ela a obtiver devera transcrever o casamento. Nesse meio tempo sua mae ou seu pai, ou seja, quem for o filho dela, deve decidir se quer a cidadania. Se quiser, devera tambem solicitar por ATRIUBICAO e depois transcrever o casamento. Uma vez isso feito, voce podera solicitar sua cidadania por ATRIBUICAO.

Caso o filho/a da sua avó nao queira a cidadania, quando a sua avo tiver a dela, voce podera pedir a sua diretamente, mas por AQUISICAO ou NATURALIZACAO.

No guia de ajuda da comunidade voce encontra todas as dicas para os dois tipos de processo, caso nao os faca pelo consulado.
  • Oi Denise, mto obrigada por sua ajuda!!!! =)

Eu sou do RJ, muda alguma coisa?

Esse guia de dúvidas então só deve ser seguido para o caso de eu não solicitar a atribuição pelo Consulado?

No meu caso, eu tenho direito pela família do meu pai, filho da minha vó.

Mais uma vez obrigada!

Obs.: Apaguei o comentário do outro tópico =) sorry!
  • Beta,
    A familia tem que decidir como proceder: se depois que a sua avo obtenha a cidadania o seu pai o fara e depois voce OU se depois da aus avo voce pediria a sua.
    Como explique em um post anteriror existem essas duas possibilidades.
    Se quiser usar o consulado do Rio poderia fazer a da sua avó, a transcricao de casamento dela enquanto decidem se o seu pai vai querer a cidadania.
    Se ele nao quiser, voce tera que pedir a sua diretamente em PT usando as dicas do guia de ajuda.
    Espero que esteja mais esclarecida.

Entre no site do consulado e veja os requisitos para a sua avo.
  • A Denise orientou sobre os dois tipos de nacionalidade. Se há possibiliades de requerer a ATRIBUIÇÃO( do português ao filho e assim por diante) é melhor ser feito assim, pois há mais vantagens, como transmitir da nacionalidade aos descendentes. A Família tem que se reunir e pensar bastante, principalmente nos que estão por vir.
    Abraços!
  • Beta,

Eu sou do RJ e faço direto com Portugal, pois acho o consulado daqui mto enrolado e a cada dia fica mais dificil obter informaçao.
    Como exemplo, fui a Lisboa e fiz meu cartao cidadao. Ja faz um mes que recebi a carta de Lisboa para buscar o CC no consulado do RJ e ate hoje nao consegui. Fui pessoalmente e o segurança disse que eu teria que agendar. Ja escrevi 2 emails, solicitando , e as respostas sao diferentes. A sensaçao é que nem leem o que escrevemos.

Obs: Se seus pais nao tirarem a cidadania, seus filhos perderam, somente vc terá.
    Para que todas as geraçoes tenham esse direito, NÃO pode pular nenhuma.
  • so acrescentando....

Filhos nascidos apos a naturalizacao do pai/mae, tem direito a cidadania por atribuicao, sem necessidade de provar vinculos.
  • Mto obrigada a todos.

A idéia é tirar a do meu pai sim e depois a minha.

Marina, eu não tenho como tirar por Lisboa por causa do meu trabalho.

Seguindo o que está no Guia de Ajuda para atribuição o link é do site do IRN. Achei o site um tanto quanto confuso e pelo que está lá eu devo solicitar através da CRC, sem ser pelo Consulado né.

Vocês conhecem algum advogado de confiança que faça esse trabalho?

Agradeço!!!
  • Beta,
    A principio voce nao necessitaria um advogado desde que todos os documentos estejam em ordem em termos de nomes e datas.
    Na guia da ajuda, no dia 13-07-10 voce pode encontrar o que necessita para mandar o processo do seu pai pelo correio a PT.
    Seria um processo de atribuicao.
  • Beta

Quando em digo por Lisboa, me refiro a enviar a documentacao via correio para CRC que fica em Lisboa.
  • Está tudo no GUIA DE AJUDA, é só seguir. É trabalhoso, mas não é impossível. Com estas dicas da GUIA você vai fazendo tudo por etapas:ATRIBUIÇÃO
    1 conseguir a certidão de nascimento em inteiro teor do português;( na guia explica como conseguir);

2. certidão de inteiro teor (original) do requerente( NA GUIA exlica como preparar: no original da certidão reconhecer a firma do oficial que a assina, depois enviar ao Ministério das Relações exteriores do Brasil(legalização), depois ao consulado para legalização consular, olhe na GUIA DE AJUDA as etapas para deixar a certidão pronta para o pedido)

4. ficha modelo 1C( Ficha para ATIBUIÇÃO que deve ser preenchida, e assinada presencialmente no consulado da sua região, ou assinado e reconhecido a autenticidade no tabelionato(reconhecer a firma).

4.1. A ficha e as certidões brasileiras são levadas ao consulado para dar um carimbo(legalização consular)

4.Paga-se nos Correios(por "Dinheiro Certo") o valor correspondente ao pedido de nacionalidade de Atribuição, depois envia o comprovante e os documentos para o endereço da Conservatória dos Registos Centrais CRC de Lisboa(na GUIA explica tudo). Alguns Consulador aceitam o pedido, outos mandam enviar por correspondencia para Portugal.

Abraços!
  • Queridos, mto obrigada!!!! Vcs são demais! Mãos à obra e vamos ver no que vai dar. Espero que eu consiga!

*Marina, ooops mas achei que vc estivesse se referindo a fazer por lá presencialmente...rs
  • Passo a Passo...Ajuda.

Pessoal, Boa tarde a todos...aproveitando o espaço, gostaria da ajuda de vcs.

Resido no Rio de Janeiro (cidade de Cabo frio) e gostaria de uma ajuda passo a passo para tirar a cidadania portuguesa.
    No meu caso, meu avô é português e meu pai é brasileiro, sendo que meu pai não pode tirar a cidadania dele por motivos financeiros e eu tb não tenho como ajuda-lo.
    Já tenho em mãos a certidão de nascimento do meu avô (via recente), vinda de Portugal. Como procedo agora com o restante da documentação? Quais os outros documentos que vou precisar, e quais precisam de firma reconhecida / autenticada? Onde dou entrada na documentação? Qual é o custo total, tirando por conta própria? Pois tenho muito interesse em tirar minha cidadania, mas não posso gastar muita grana. Fico no aguardo...Muito Obrigado pela ajuda....Abraços.

Obs:. Outra informação importante, é que na certidão de nascimento do meu avô que eu consegui vinda de Portugal recentemente, não consta o casamento dele com a minha avó, pois eles só se casaram aqui no Brasil/ Rio de Janeiro, e a certidão que vou conseguir, é a daqui do Brasil..

Essa certidão de nascimento do meu avô que consegui recentemente, vinda de Portugal, tem validade pra tirar a cidadania?

Muito Obrigado pela ajuda.
  • José Ricardo,
    No guia de ajuda desta comunidade voce encontrara o que necessita para seu processo por naturalizacao ou aquisicao.
    A certidao que voce tem pode servir para o processo, porem é possivel que em algum momento pecam a transcricao de casamento dos seus avos.
    O seu avo foi o declarante do nascimento do seu pai? Veja na certidao.
    Depois de consultar o guia, se tiver mais duvidas, nao deixe de perguntar.
  • Ok Denise...Muito Obrigado pela ajuda.

O meu avô foi declarante na certidão de nascimento do meu pai sim. Tá lá a filiação certinha, constando o meu avô como pai legítimo do meu pai.

Isso muda alguma coisa???
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.