Cidadania filha e neto

Oi pessoal... estou lendo os tópicos mais ainda não achei resposta para as minhas dúvidas... de qualquer forma, me desculpe caso fique o tópico repetido...

1. Meu Pai é Português e a certidão de nascimento dele chegou hoje, qual é o próximo passo ?

2. Eu sou casada... como fica a situação da minha certidão de nascimento, já que meu nome modificou com o meu casamento?

3. Tenho um filho de 6 anos. Posso fazer o processo de cidadania dele junto com o meu? Quais os documentos no caso dele?

4. Eu vi que pode também requerer a cidadania, o cônjuge com casamento há mais de 3 anos... esse prazo começará a contar depois que eu conseguir a minha, certo? E ele prestou serviços militares voluntários aqui no Brasil, nesse caso, então ele não conseguirá, certo?

Abraços a todos

Comentários

• Não sei te dizer as outras dúvidas, até pq ainda estou um passo atrás (ainda nem consegui a certidão de nascimento), mas esta aqui vi em outra comunidade:

4. Eu vi que pode também requerer a cidadania, o cônjuge com casamento há mais de 3 anos... esse prazo começará a contar depois que eu conseguir a minha, certo? E ele prestou serviços militares voluntários aqui no Brasil, nesse caso, então ele não conseguirá, certo?

Ao que parece, são 3 anos de casada e morando em Portugal.
  • Juliana,

Posso tentar responder 02 (duas) das três perguntas...

Você fará seu pedido juntando os documentos necessários (entre eles a certidão de inteiro teor) assinando seu nome de casada no requerimento 1C. Contudo, como se tratará de certidão de nascimento portuguesa, da mesma forma que a brasileira, ela deve atestar seu nome originário, sem os sobrenomes adquiridos com o casamento. Após, você deverá pedir para transcrever (averbar) o casamento.

Somente depois da transcrição do casamento é que você poderá fazer a cidadania por atribuição de seu filho. Antes, não é possível porque um dos requisitos para obter a cidadania por atribuição é justamente ser filho ou filha de português ou portuguesa, o que você ainda não é.

Bem, espero assim ter ajudado!

Abraços!
  • Vamos lá!

" 1. Meu Pai é Português e a certidão de nascimento dele chegou hoje, qual é o próximo passo ?"
    R: Se ele for casado, deve-se averbar o casamento. Feito no Consulado ou enviado por correspondência( GUIA DE AJUDA tem maiores detalhes). Deve-se fazer, é obrigatório, e se não a fizer, o documento de identidade português sairá com dados de solteiro.

"2. Eu sou casada... como fica a situação da minha certidão de nascimento, já que meu nome modificou com o meu casamento?"
    R: Quando há casamento, deve-se pedir ao cartório onde casou-se que comunique ao cartório onde tem o registro de nascimento. Assim, quando pedir a sua CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DE NASCIMENTO( certidão brasileira usada para pedido de nacionalidade portuguesa), irá constar que casou-se com... e passou a adotar o nome....

"3. Tenho um filho de 6 anos. Posso fazer o processo de cidadania dele junto com o meu? Quais os documentos no caso dele?"
    R: Pela ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE( Português ao filho, portugês nato), primeiro tem que ser o seu pedido, quando for atribuída(será portuguesa) e poderá pedir o dele.
    Os documentos serão os mesmos utilizados para você, porém será a representante dele e deverá assinar na ficha 1C.
    Pode pedir a dele por AQUISIÇÃO(NATURALIZAÇÃO, do português ao neto) não é viavél no caso, mais demorado, mais documentos, e é muito dificíl(quase impossível) transmití-la ao descendentes.

"4. Eu vi que pode também requerer a cidadania, o cônjuge com casamento há mais de 3 anos... esse prazo começará a contar depois que eu conseguir a minha, certo? E ele prestou serviços militares voluntários aqui no Brasil, nesse caso, então ele não conseguirá, certo?"
    R: Não sei ao certo, veja alguns tópicos aqui no fórum.

Abraços!
  • Se voce mora em SP ou MS faca tudo pelo Consulado: www.consuladoportugalsp.org.br.
  • Opaaaa... pessoal Muito obrigada...

Denise, eu sou do Rio, e vi que o consulado de SP faz o serviço completo... mas infelizmente não posso fazer por lá... é uma pena...

Luiz Gustavo e Antonio Carlos... valeu mesmo pelos esclarecimentos... já começo a ver uma luzinha no fim do túnel...

Thatiana... vamos lá... que vc vai consegui também dar os próximos passos....

Beijos... e qualquer coisa apareço por aqui novamente !!
  • Antonio Carlos

bom dia

Deixa eu te perguntar uma coisa... quanto à primeira resposta em que vc diz que o casamento do meu pai tem que ser averbado... Ele tem toda a documentação como Português, inclusive o documento de identidade. Ainda assim é preciso averbar o casamento dele com minha mãe?

Abraços
  • Juliana,
    O estado civil dele esta atualizado nesse documento?
    Se estiver, significa que o casamento ja foi averbado.
    Seu pai é o declarante do seu nascimento na sua certidao? Nela aparece que seus pais sao ou eram casados?
  • Na minha certidão consta como meu pai declarante, sim.

Perguntei a minha mãe, e ela me falou que ele averbou o casamento, quando ele renovou o passaporte.

Hoje, fui ao cartório que casei e peguei um documento para levar no cartório onde fui registrada. Depois disso irei requerer a certidão de inteiro teor do meu nascimento.

Obrigada
  • Juliana,
    Excelente!
    Nesse caso voce só vai precisar:
    - O numero da certidao de nascimento do seu pai ou se tiver uma copia.
    - Sua certidao de nascimento em inteiro teor com a firma reconhecida, autenticada o Itamaraty e legalizada no Consulado de Portugal
    - uma copia autenticada do seu RG legalizada no Consulado
    - formulario 1C com sua firma reconhecida por AUTENTICIDADE em um cartorio ou assinado frente a um funcionario do Consulado.
    Enviar tudo por correio no endereco indicado no formulario 1C, juntamente com um vale com um vale postal chamado Dinheiro Certo no valor de 175 euros.
    Ver guia de ajuda do dia 13.07.10.
  • Denise falou, é isso aí.
    Abraços!
  • Valeu Denise...

Essa semana já terei a minha certidão... e irei providenciar o envio dos documentos para o Itamaraty.

Obrigada pelas dicas
    Beijos
  • Juliana,

Você não precisa enviar para o Itamaraty não... É só comparecer no escritório de representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, que fica ao lado do Palácio Duque de Caxias, próximo a Central do Brasil (o número, se não me engano, é o 160 - um prédio antigo rosa)...

Você apresenta a certidão de nascimento para a pessoa no guichê lá dentro, diz que é a legalização para obter cidadania portuguesa e aguardar alguns minutos

Detalhe: pelo acordo entre Brasil e Portugal, a legalização no Itamaraty somente é preciso quanto a certidão de nascimento e os antecedentes criminais (obs - você não precisa de antecedentes criminais na cidadania por atribuição).
  • Oi Luiz Gustavo

Obrigada pela dica !!

Agora vocês que tem um pouco mais de experiência no assunto... O que devo fazer... dar entrada no Consulado daqui do Rio ou enviar direto para Lisboa ?

abraços
  • Juliana,
    Informe-se no consulado se ja voltaram a receber documentos, pois um companheiro da comunidade informou que o servico estava suspenso temporariamente.
    Caso nao tenham previsao, mande pelo correio, sabendo que um processo de atribuicao demora em media 8 meses.
  • valores

Em adendo, ao dito pela Denise, acho que o valor aumentou, não é mais 175 euros, verifique se é isso mesmo, no consulado ou no portal do cidadão.

carlos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.