reconhecer certidão pelo Itamaraty.
Quem por favor pode me ajudar??? Já fiz as transcrições de casamento e óbito dos meus pais. Agora preciso enviar documentação e requerimento p/ o consulado, sei que no momento eles não estão dando informações e nem recepcionando. Minha dúvida: Tenho que enviar p/ o Itamaraty a 2 via original da certidão de nascimento de inteiro teor c/ firma reconhecida pelo Itamaraty. Como faço p/ enviar (endereço) e qual o custo e qto tempo demora... Help!!!!
Cecília
Cecília
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
nao sei em que estado você mora , mas quando eu mandei de minha cidade para brasilia demorou 30 dias .
o endereço e so voce lococar no google que aparece.
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
Brooklin Novo
CEP: 04578-908
São Paulo - SP
TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
eresp@mre.gov.br
Pareceu-me que voce esta em Sao Paulo. Acima o endereco do ERESP - escritorio do Itamaraty em Sampa.
O servico é gratuito e pode demorar uns 15 dias. Como voce vai dar entrada pelo consulado de Sao Paulo que nao esta atendendo agora, nao tem muita pressa.
Mande uma carta com a relacao dos documentos que vai mandar dizendo tambem para que vai usá-los e para que pais (PT).
Primeiro no Cartório depois no Consulado.
Somente isso é necessário e nada mais.
Os reconhecimentos cartorários públicos e Consular, são mais que suficientes para a turma da CRC, os quais são bem criteriosos.
Autentique todos os documentos que voce vai mandar, não custa nada, é uma forma de mostrar para a CRC, que voce esta agindo de boa fé e lizura.
Boa sorte Cecilia, já atravessei este oceano que voce vai atravessar, e creio em nome do nosso bom e grande DEUS, que tudo vai dar certo.
Nunca desista, sempre insista e persista, que voce vai conseguir.
Um bom 2011 para voce e toda família.
O Consulado em SP recomenda que se autentique no Itamaraty e a maioria dos que mandamos documentos direto a PT seguimos essa recomendacao para evitar cair em exigencia o que aumentando muito o tempo de conclusao e saindo mais caro para o interessado.
Melhor pecar por excesso que por falta!
Neste link, as informações recomendam que envie também um envelope já pago com as despesas de carta registrada ou sedex para devolução. Alguém mandou, ou não é necessário?, eles devolvem assim mesmo sem demora?
Abraços!
Em Brasília, melhor esclarecendo.
É verdade a sua informação, porém, pelo que já percebi, cada Consulado, tem um tipo de procedimento, o nosso aqui de Manaus, não requer autenticações via Itamaraty.
É como eu já falei no tópico anterior, a única exigência do Consulado é a autenticação do carimbo consular na certidão de inteiro teor. Eu de livre e espontânea vontade, resolvi autenticar todos os documentos que mandei para a CRC, no sentido de evitar qualquer dúvida, quanto a veracidade dos mesmos, e dessa forma deu tudo certo.
Mais quem quiser autenticar via Itamaraty, tudo bem, "que seja para a felicidade geral, diga ao povo que autentique". Glória a DEUS. É como voce disse, é melhor prevenir do que remediar.
Um bom 2011 pra voce e família.
Quando voce for mandar os seus documentos, via correio, essas despesas postais já estarão embutidas, porém não se esqueça de mandar junto, o comprovante dessas despesas, para a CRC, que é de grande valia.
Escreva o seu endereço e da CRC, bem legível, impresso via computador, esses detalhes são importantes.
Quando obter a sua Nacionalização a CRC, vai te mandar o seu acento Português, ou seja, a sua Certidão de Nascimento para o seu endereço que voce colocou no envelope.
Autentique todos os seus documentos, seguindo aquele velho jargão "é melhor sobrar do que faltar", pois a turma da CRC, é bem criteriosa, não se esqueça disso.
Boa sorte, e em nome dessa comunidade te desejamos, todo o sucesso do mundo.
Um bom 2011 a voce e toda a família.
Agradeço pela ajuda José, felicidades para você e família. Abraços!
Se os documentos sao de SP mande para o ERESP.
Se sao de outro estado pode mandar para Brasilia.
Siga as instrucoes do site. Se dizem que mande envelope, mande o envelope!
Abaixo copia da informacao de Brasilia:
1.2. Ao remeter pela via postal o(s) documento(s), originais ou cópias, para o Setor de Legalização do MRE, em Brasília, por gentileza, observar as seguintes instruções:
Preencher, ao computador, este Formulário de Solicitação de Legalização.
Imprimir o formulário e assiná-lo.
Juntar o formulário aos documentos e enviá-los ao:
Serviço de Legalização de Documentos – SLD
Ministério das Relações Exteriores – MRE
Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Térreo
70.170 - 900 Brasília – DF
Efetuada a legalização, o(s) documento(s) é (são) devolvido(s) somente para endereços dentro do território brasileiro, mediante carta registrada, paga pelo interessado. É imprescindível a presença do (a) interessado(a) no endereço indicado para recebimento da correspondência.
Deve-se remeter envelope pré-pago, com selos suficientes para os custos de devolução dos documentos por carta registrada. O envelope pré-pago ou selado já deve estar preenchido com o(a) destinatário(a) e o endereço para a devolução do(s) documento(s) legalizado(s). As informações e orientações para esse serviço devem ser obtidas junto aos Correios ou empresa contratada.
Obrigado pela atenção e esclarecimento da dúvida, felicidades, abraços!
PESSOAS QUERIDAS DA COMUNIDADE, VENHO AQUI DEIXAR REGISTRADO O MEU AGRADECIMENTO PELA ATENÇÃO E CARINHO DE TODOS, PRINCIPALMENTE PELO SIDNEY, PAULO, ANTONIO CARLOS, CAROL, DENISE E JOSÉ ALBERTO B QUE PARTILHARAM DE ALGUMA FORMA DO SONHO DE EU SER REALMENTE UMA CIDADÃ PORTUGUESA.. HOJE FUI AO CONSULADO TIRAR FOTO,MEDIR ALTURA E ASSINAR. DAQUI 15 DIAS RECEBEREI UMA CARTA PARA EU IR BUSCAR O TÃO SONHADO CC , TIRAR FOTO PARA O PASSAPORTE E RECEBÊ-LO PELO CORREIO EM CASA. PARECE MENTIRA, MAS FOI MUITO RÁPIDO!!! JOSÉ ALBERTO B SUAS PALAVRAS FORAM DE GRANDE VALIA, ADOREI... GRANDE BEIJO. QUE DEUS ABENÇÕE À TODOS...
Meu pai também estava agendado para hoje. Ligarei para ele à noite pra ver se foi tudo bem.
Curta bastante essa conquista.