reconhecer certidão pelo Itamaraty.

Quem por favor pode me ajudar??? Já fiz as transcrições de casamento e óbito dos meus pais. Agora preciso enviar documentação e requerimento p/ o consulado, sei que no momento eles não estão dando informações e nem recepcionando. Minha dúvida: Tenho que enviar p/ o Itamaraty a 2 via original da certidão de nascimento de inteiro teor c/ firma reconhecida pelo Itamaraty. Como faço p/ enviar (endereço) e qual o custo e qto tempo demora... Help!!!!

Cecília

Comentários

• nao custa nada para o itamaraty .

nao sei em que estado você mora , mas quando eu mandei de minha cidade para brasilia demorou 30 dias .

o endereço e so voce lococar no google que aparece.
  • No nosso topico "guia de ajuda" tem tudo que voce precisa.
  • Depende da onde vc mora. Aqui em Florianópolis é na hora e não custa nada.
  • http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br

Pareceu-me que voce esta em Sao Paulo. Acima o endereco do ERESP - escritorio do Itamaraty em Sampa.
    O servico é gratuito e pode demorar uns 15 dias. Como voce vai dar entrada pelo consulado de Sao Paulo que nao esta atendendo agora, nao tem muita pressa.
    Mande uma carta com a relacao dos documentos que vai mandar dizendo tambem para que vai usá-los e para que pais (PT).
  • As certidões de inteiro teor, elas devem ser reconhecidas no Consulado e no cartório que voce nasceu.
    Primeiro no Cartório depois no Consulado.
    Somente isso é necessário e nada mais.
    Os reconhecimentos cartorários públicos e Consular, são mais que suficientes para a turma da CRC, os quais são bem criteriosos.
    Autentique todos os documentos que voce vai mandar, não custa nada, é uma forma de mostrar para a CRC, que voce esta agindo de boa fé e lizura.
    Boa sorte Cecilia, já atravessei este oceano que voce vai atravessar, e creio em nome do nosso bom e grande DEUS, que tudo vai dar certo.
    Nunca desista, sempre insista e persista, que voce vai conseguir.
    Um bom 2011 para voce e toda família.
  • José Alberto,
    O Consulado em SP recomenda que se autentique no Itamaraty e a maioria dos que mandamos documentos direto a PT seguimos essa recomendacao para evitar cair em exigencia o que aumentando muito o tempo de conclusao e saindo mais caro para o interessado.
    Melhor pecar por excesso que por falta!
  • Denise, pode me ajudar?

Neste link, as informações recomendam que envie também um envelope já pago com as despesas de carta registrada ou sedex para devolução. Alguém mandou, ou não é necessário?, eles devolvem assim mesmo sem demora?

Abraços!
  • em Brasília

Em Brasília, melhor esclarecendo.
  • Grande Denise, um forte abraço.
    É verdade a sua informação, porém, pelo que já percebi, cada Consulado, tem um tipo de procedimento, o nosso aqui de Manaus, não requer autenticações via Itamaraty.
    É como eu já falei no tópico anterior, a única exigência do Consulado é a autenticação do carimbo consular na certidão de inteiro teor. Eu de livre e espontânea vontade, resolvi autenticar todos os documentos que mandei para a CRC, no sentido de evitar qualquer dúvida, quanto a veracidade dos mesmos, e dessa forma deu tudo certo.
    Mais quem quiser autenticar via Itamaraty, tudo bem, "que seja para a felicidade geral, diga ao povo que autentique". Glória a DEUS. É como voce disse, é melhor prevenir do que remediar.
    Um bom 2011 pra voce e família.
  • Respondendo a sua pergunta Antônio, não é necessário, voce mandar envelope ou garantir os serviços de retorno do correio para a CRC de Lisboa.
    Quando voce for mandar os seus documentos, via correio, essas despesas postais já estarão embutidas, porém não se esqueça de mandar junto, o comprovante dessas despesas, para a CRC, que é de grande valia.
    Escreva o seu endereço e da CRC, bem legível, impresso via computador, esses detalhes são importantes.
    Quando obter a sua Nacionalização a CRC, vai te mandar o seu acento Português, ou seja, a sua Certidão de Nascimento para o seu endereço que voce colocou no envelope.
    Autentique todos os seus documentos, seguindo aquele velho jargão "é melhor sobrar do que faltar", pois a turma da CRC, é bem criteriosa, não se esqueça disso.
    Boa sorte, e em nome dessa comunidade te desejamos, todo o sucesso do mundo.
    Um bom 2011 a voce e toda a família.
  • Obrigado!

Agradeço pela ajuda José, felicidades para você e família. Abraços!
  • Antonio Carlos,
    Se os documentos sao de SP mande para o ERESP.
    Se sao de outro estado pode mandar para Brasilia.
    Siga as instrucoes do site. Se dizem que mande envelope, mande o envelope!
    Abaixo copia da informacao de Brasilia:

1.2. Ao remeter pela via postal o(s) documento(s), originais ou cópias, para o Setor de Legalização do MRE, em Brasília, por gentileza, observar as seguintes instruções:

Preencher, ao computador, este Formulário de Solicitação de Legalização.
    Imprimir o formulário e assiná-lo.
    Juntar o formulário aos documentos e enviá-los ao:

Serviço de Legalização de Documentos – SLD
    Ministério das Relações Exteriores – MRE
    Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, Térreo
    70.170 - 900 Brasília – DF

Efetuada a legalização, o(s) documento(s) é (são) devolvido(s) somente para endereços dentro do território brasileiro, mediante carta registrada, paga pelo interessado. É imprescindível a presença do (a) interessado(a) no endereço indicado para recebimento da correspondência.
    Deve-se remeter envelope pré-pago, com selos suficientes para os custos de devolução dos documentos por carta registrada. O envelope pré-pago ou selado já deve estar preenchido com o(a) destinatário(a) e o endereço para a devolução do(s) documento(s) legalizado(s). As informações e orientações para esse serviço devem ser obtidas junto aos Correios ou empresa contratada.
  • Obrigado Denise!

Obrigado pela atenção e esclarecimento da dúvida, felicidades, abraços!
  • Pessoal, muito obrigada pela atenção e carinho de todos que me ajudaram respondendo minha dúvida. Desculpe pela demora em responder tb. Beijão à todos.
  • SAIU !!!

PESSOAS QUERIDAS DA COMUNIDADE, VENHO AQUI DEIXAR REGISTRADO O MEU AGRADECIMENTO PELA ATENÇÃO E CARINHO DE TODOS, PRINCIPALMENTE PELO SIDNEY, PAULO, ANTONIO CARLOS, CAROL, DENISE E JOSÉ ALBERTO B QUE PARTILHARAM DE ALGUMA FORMA DO SONHO DE EU SER REALMENTE UMA CIDADÃ PORTUGUESA.. HOJE FUI AO CONSULADO TIRAR FOTO,MEDIR ALTURA E ASSINAR. DAQUI 15 DIAS RECEBEREI UMA CARTA PARA EU IR BUSCAR O TÃO SONHADO CC , TIRAR FOTO PARA O PASSAPORTE E RECEBÊ-LO PELO CORREIO EM CASA. PARECE MENTIRA, MAS FOI MUITO RÁPIDO!!! JOSÉ ALBERTO B SUAS PALAVRAS FORAM DE GRANDE VALIA, ADOREI... GRANDE BEIJO. QUE DEUS ABENÇÕE À TODOS...
  • Parabéns!

Meu pai também estava agendado para hoje. Ligarei para ele à noite pra ver se foi tudo bem.
    Curta bastante essa conquista.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.