Procura de certidão de 1924

Olá caros forenses!
Estou ajudando primos de segundo grau a conseguirem as cidadanias deles e estou tentando localizar a certidão de nascimento do avô deles, nascido em 1924 (no Rio de Janeiro).

Já tentei pelo FamilySearch mas acho que não sou bom procurando lá, alguém dá uma luz?

Nome: Euclídes José de Brito Junior
Nascimento: 17/01/1924
Pai: Euclídes José de Brito
Mãe: Maria Nunes de Brito

O casamento foi registrado no 1o. Distrito de Nilópolis, então creio que possa estar pelas redondezas.
Alguma luz?

Comentários

  • Boa Noite David

    Estou na mesma situação buscando a certidão de nascimento da minha sogra no município do Rio de Janeiro. Procuramos na 11ª RCPN na Rua Sidônio Paes, 38a, Cascadura, tando da minha sogra quanto da minha esposa, considerando que elas nasceram em bonsucesso. Péssimo atendimento. Falaram que não encontraram, que a certidões poderiam ter sido emitidas depois de muitos anos do nascimento. Vasculhando documentos antigos encontramos anotada na carteira de trabalho da minha esposa os dados do registro de nascimento justamente na citada 11ª RCPN e para a nossa surpresa o pai da minha mulher promoveu o registro no dia seguinte ao seu nascimento. Mas da minha sogra não conseguiram encontrar. Já passei por todas as circunscrição do registro civil da capital, e nada. Uns cobra valores para a busca, cerca de 20 reais (Cartório de São Cristóvão). Outros só fazem busca nos três meses seguintes ao nascimento. Resolvemos procurar nos arquivos antigos do educandário extinto onde minha sogra estudou, e estamos aguardando retorno. Você poderia verificar no IFP se teu avô tirou cédula de identidade antes de casar, porque, mesmo que ele tenha renovado apresentado a certidão de casamento, o Órgão mantem as anotações na caixa.
  • De posse da certidão de casamento do avô português da minha esposa descobrir que ele era marítimo, que chegou ao brasil em 1914, tendo minha sogra nascido em 1924.
    O documento mais fácil de se conseguir é a certidão de casamento, posto que o edital de proclama é publicado no Diário da Justiça e os Ofícios Distribuidores mantém o cadastro.
    Sabendo a profissão do avô português da minha mulher estamos procurando anotações e/ou cópias das certidões de nascimentos dos seus filhos no extinto IAPM (Instituto de Assistência e Pensões dos Marítimos), que foi sucedido pelo INSS (documentos necessários para recebimento do salário família e até mesmo para fins previdenciários).
    Portanto, esperamos encontrar nos assentamentos alguma coisa que nos auxiliem na busca da certidão de nascimento da minha sogra.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.