Como conseguir uma certidão de mais de 100 anos?

Olá,gostaria de dizer que sou novo no fórum, e talvez esse assunto já tenho sido discutido em outro tópico,mas preciso de ajuda de como solicitar um certidão.

Os meus bisavos são portugueses já falecidos no brasil e minha avo está viva, já sei como será todo o processo. Já tenho em mãos certidão de óbito de ambos e certidão de casamento, e também o local de nascimento deles, no distrito de vizeu na freguesia de barrô em 1901 e ela no distrito de guarda na freguesia de vila franco das naves em 1910.

Entrei no site do consulado e lá diz que eles não consegue essa certidão, gostaria de saber como consigo esses dois documentos de assento, não sei se entro em contato com algum serviço publico de guarda ou vizeu,ou se até teria que ir para portugal atras desses documentos,que gostaria de fazer tudo pelo brasil.

Agradeço desde já.

Comentários

  • Pedro,

    Veja o livro de Barrô em 1901: http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1134472 pesquise a certidão, espero que você tenha a alegria de encontrar.

    O livro de 1910 da freguesia de Vila Franca das Naves - Concelho de Trancoso - não está online.
    Envie pedido do registro ao Arquivo Distrital de Guarda: http://adgrd.dglab.gov.pt/contactos/localizacao-e-contactos/

  • Pedro CruzPedro Cruz Member
    editado May 2016
    Mariza,

    Localizei a certidão do manuel,nº m0080.
    Qual seria o procedimento agora, entro e contato com o arquivo de viseu e peço uma segunda via? Seria melhor por email ou ligar lá?
    Desculpe as muitas perguntas,sou bem leigo no assunto.
    Agradeço desde já!
  • Pedro,
    Basta imprimir, esse registro de batismo possui valor de certidão de nascimento. Caso queira um documento certificado envie email para o Arquivo Distrital de Viseu e faça o pedido, o custo será de pouco mais de 20 euros enviados por vale postal.
  • @Pedro,

    Aqui no fórum enviamos nossos processos de nacionalidade diretamente para as conservatórias de Portugal (nunca para Lisboa) via Sedex porque são mais simples e MUITO mais rápido.Tondela, por exemplo, faz uma Atribuição em cerca de 3 DIAS enquanto no consulado pode chegar a um ANO.

    E nas conservatórias portuguesas não são exigidas as certidões de óbito e algumas transcrições.

    O seu caso em especial, se trata primeiro em fazer a Transcrição do Casamento dos seus bisavós portugueses para depois fazer a Atribuição de sua avó. Depois transcrição de casamento e atribuição sucessivamente até você.

    Se você não tem filhos, pode pedir direto a sua Aquisição a partir d sua avó. Se tiver, convém fazer as Atribuições até chegar em você porque poderia passar facilmente para os seus filhos.

    Enfim, se precisar de orientação é só postar no fórum que TODOS o ajudaremos.
  • Mariza e Theresa, gostaria de já agradecer pela a ajuda!
    Então,tenho que pedir a certidão de nascimento do Manoel Certificada aqui para o Brasil, depois pedir a busca no arquivo distrital de guarda e pedir tambem, a certidão da Maria.
    Depois de feito isso,vou dar entrada na certidão de casamento deles via sedex para uma conservatória.
    E ai vou dar entrada nos documentos da minha avo,e assim por diante.

    Esse é o caminho certo? Se alguem tiver algum link ou me disser detalhadamente, como fazer esses procedimentos por fora do consulado irei ficar muito agradecido!

  • Pedro
    Apenas a Conservatória de Tondela solicitou certidão certificada, mesmo assim em um processo até agora.
  • Pedro,

    Complementando a @Mariza, basta a impressão do Assento de Nascimento do seu bisavô.

    Para a sua bisavó, envie o email para Guarda para que procedam com as buscas.

    Obtendo o Assento de Nascimento de sua bisavó, providencie a Certidão de Casamento dos bisavós em Inteiro Teor com a firma reconhecida do notário que assinar e legalize no Consulado.

    Dessa maneira poderá ser feito a Transcrição do Casamento dos seus bisavós, necessário à Atribuição de sua avó.
  • Ok,

    Acabei de enviar um e-mail para guarda, para fazer a busca. Vamos aguardar o retorno.

    Minha outra duvida é a seguinte, como posso fazer a Transcrição de casamento deles, pode ser no mesmo pedido da cidadania na minha avo? Outra duvida,tenho que mandar algum email para eles, para avisar se estou mandando os documentos aqui do brasil ou já mando direto?




  • olá estou precisando da ajuda de vocês preciso da certidão de nascimento ou a de batismo do meu avô que nasceu 23-09-1905 Manoel Antonio Diogo
    Pai: Joaquim Antonio Diogo
    mãe: Carolina Simões De Jesus
    o meu problema pra achar ta sendo que não tenho o conselho e nem a freguesia de nascimento dele.
    inclusive na certidão de casamento dele e na de óbito não constam só que ele é natural de Portugal.
  • Olá Tatiana Teixeira

    Na pesquisa no CEPESE http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Irmão do Manuel
    396337 / Joaquim António Diogo / Trabalhador / 20 / Rio de Janeiro / Solteiro
    Oiã / Oliveira do Bairro / Joaquim António Diogo / Carolina Simões de Jesus

    Registro do Manuel http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1190958 clique em _m0052.tif , nº 79 de 23/10/1904 nascido em 07/09/1904 na freguesia de Oiã http://tombo.pt/f/olb03
  • Muito obrigado, me ajudou muito mesmo .
  • editado March 2017
    Oi pessoal, tudo bem? sou nova no processo. Estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu bisavô Português, que já tem mais de 100 anos. Não consegui contato ainda com o arquivo distrital, e nem achar nos sites comuns tipo family search, my heritage, portal do cidadão... se alguém tiver alguma ideia, será bem vinda!
    Muito obrigada.
    essas são as informações que possuo:
    NOME
    Augusto César Barbosa, Português, nascido em Miranda do Ouro, em 23/07/1888 ou 1889

    FILIAÇÃO
    filho de Francisco Henriques Barbosa e Izabel Maria Martins

    CASAMENTO
    casado no Brasil, na cidade de Bauru (Estado de São Paulo) com Violante Vannuzzini, italiana, em 24/09/1919.

    ÓBITO
    falecido no dia 18/09/1962, na cidade de Bauru, Brasil.
  • Olá, pessoal quem puder me ajudar eu agradeceria grandemente.
    Já procurei no family search, e outros... mas sem sucesso. Preciso de algum registro seja de nascimento ou paroquial de minha avó, para dar andamento no processo de cidadania. Mas só tenho dela as seguintes informações:

    Nome de Minha avó: Maria dos Santos
    Filiação dela: Gaudencio Antonio e Francisca dos Santos
    Nascimento: 12/01/1911 ou 12/01/1912.

    No óbito de data de falecimento 18/05/1984 que tenho, só diz que ela era natural de "Portugal".

    Agradeço imensamente.
  • Pessoal,
    Estou em busca de um registro de nascimento de uma portuguesa que foi para o Brasil com 5 meses em 1887, não tenho os dados da cidade de origem e data de nascimento. Tenho a data do embarque, o documento do consulado brasileiro com os dados dos passageiros da embarcação, nome da embarcação.
    Nome: Alexandrina Maria Soares
    Mãe: Maria Alexandrina Soares
    Pai: José Joaquim Soares
    Se alguém conseguir mais alguma informação agradeço.
  • Olá! pessoal. Consegui a certidão de meu avô, que teria hoje 124 anos, no Arquivo Histórico aqui no Rio de Janeiro. Então para quem é do rio, e avô ou avó aportou por aqui, pode ser uma alternativa. Foi até simples, deixei todas as informações do meu avô no Arquivo Histórico e 30 dias depois fui buscar.
  • Boa noite,
    Preciso de informações sobre a existência da certidão de nascimento do nacional português Sr. Augusto Baptista, nascido em 08 de fevereiro de 1910, em Mortágua, Viseu, filho do Sr. Benjamin Baptista e Adelaide Rosa.
    Alguém pode me ajudar?
  • boa tarde.

    tenho a certidão de casamento do meu avô que só fala que é natural de portugal e não fala de qual região. Será que alguém poderá me ajudar:

    NOME DELE: Laureliano de Oliveira - nascido em 05/01/1910 - veio para o Brasil com três anos de idade; filho de Cypriano de Oliveira e Maria de Jesus Rosa. Já gastei muito dinheiro e até agora ninguém achou nada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.