Quanto custa para nacionalizar-se?

Quanto eu irei gastar para me nacionalizar Portugues?
Meus bisávos eram portugueses meu avo tem cidadania Portuguesa e esta vivo meus tios e meus primos também teem cidadania Portuguesa, meu pai não tem é preciso que meu pai tire antes de mim?

Comentários

• Se voce ja tiver filhos seria bom que o seu pai tirasse primeiro e depois voce para que seus filhos tenham direito por atribuicao. Seriam entao processos de ATRIBUICAO DE NACIONALIDADE.
    Se nao tiver filhos pode fazer diretamente do seu avô, caso o seu pai nao esteja interessado. Seria entao um processo de AQUISICAO OU NATURALIZACAO.

Os custos aproximados sao relatados em diversos tópicos. A Portugal ha que pagar por ATRIBUICAO 175 EUROS e por AQUISICAO 200 EUROS. Isso nao inclui gastos de certidoes, legalizacoes, fotocopias, autenticacoes, envios, etc.
    Para saber que documentos necessita para cada tipo de processo consulte o guia de ajuda desta comunidade.

Se mora em SP ou MS entre no site do consulado portugues e tambem obtera informacoes: www.consuladoportugalsp.ogr.br
  • vai te custar mais ou menos uns mil reais , foi quanto gastei com passaporte e cartao do cidadao , e cidadania ,
  • ---

Muito Obrigado pessoal vlw msm!!!
  • faz quanto tempo que vc tirou a sua e quanto tempo leva o processo, ja com todos documentos certos?
  • Bem Douglas voce vai gastar uma graninha.
    Eu gastei aproximadamente uns mil reais.
    A taxa da Nacionalização custava 175 euros, fora as xerox dos documentos, autenticações cartorárias, certidões, BI, Passaporte, vai beirar a casa dos mil reais.
    Mais vale a pena, o lucro é muito grande.
    Voce vai ter acesso a 28 países da Europa, terá passe livre para os EUA, Canadá e Japão, sem contar o efeito cultural com todos os benefícios que a Cidadania proporciona.
    Não perca tempo, de logo entrada na sua, a Europa é um grande continente, hoje esta em crise mais amanhã vai esta melhor.
    Boa sorte, vá em frente.
  • Douglas,
    O tempo depende de varias coisas.
    Se todos os documentos estiverem em ordem os processos por naturalizacao estao demorando 1 ano e os por atribuicao enviados por correio ou entregues diretamente em PT 8 meses aproximadamente.
  • olha o processo em si demora em torno de 8 ate 10 messes , porque demora depois muito para te marcarem o cartao do cidadao e o passaporte .
    mas entre ir e voltar o processo de lisboa so com sua certidao , a minha demorou so 5 messes
    e ta cada vez mais rapido , se voce for fazer diretamente em portugal
    ta demorando com todos os documentos na mao de 15 ate 30 dias. se gundo me contaram
    se for direto ate uma casa do cidadao
  • --

Pessoal muito obrigado pela ajuda!
    estou correndo atras ja, vou dar entrada na do meu pai
    logo após dou entrada na minha.
  • Seria interessante que alguem que tenha entregue diretamente em PT nos ultimos meses e que seu processo concluio tao rapidamente nos conte aqui para que possamos nos atualizar com os prazos e recomendar essa via como uma alternativa.
    Talvez estejam trabalhando mais agilmente ultimamente. O da minha mae entregue por ela pessoalmente na Conservatoria dos Registos Centrais demorou 4 meses para que detectasen uma divergencia e depois de sanada demorou outros cinco meses para ter um parecer favoravel.
  • Douglas,
    Se seu pai mora em SP ou MS use o consulado em SP.
    Veja o site: consuladoportugalsp.org.br
  • ---

Denise
    Será que da pra entregar por correio? Porque não tenho nenhum conhacido em Portugal.
    E que documentos eu precisaria especificamente para tirar a cidadania para meu pai?
    levando em conta que meu bisavo era Portugues meu avo ja tem a dupla cidadania
    por atribuição meus tios tambem teem, mas meu pai não, então eu vou tirar primeiro a dele.
    Muito obrigado pela ajuda, e me desculpem por tantas perguntas é que estou confuso.
  • --

Denise,
    É melhor eu ir pessoalmente?
  • Voces estao em SP?
  • Estamos em Lins Sp
  • Entao faca tudo pelo consulado. O envio dos documentos é via correio. Seu pai tera que visitar o consulado duas vezes depois de concluido o processo para tomar dados biometricos e retirar o cartao do cidadao.
    Faca o seguinte: entre no site, veja os documentos necessarios e siga as instrucoes.
    Quando o processo do seu pai for aprovado (questao de 2 meses mais ou menos) deverao transcrever o casamento dos seus pais via correio no mesmo consulado. Depois ele tirara o cartao do cidadao e voce podera solicitar sua cidadania.

Se todos os documentos estiverem corretos (creio que sim, pois seu tio ja tem a cidadania e podera auxiliar com os documentos do seu avo) e voces correrem em menos de 6 meses voce ja sera portugues.

Boa Sorte!
  • Denise

Muito grato pela ajuda!
    estou ancioso assim que possível mando noticias
  • Douglas,
    Acabo de ver no site que o seu pai pode pedir de uma so vez a cidadania, a transcricao do casamento e o cartao do cidadao.
    Siga essa modalidade.
  • Denise

vou seguir esta deve ser mais rapido
    muito obrigado por sua atenção!
  • denise

vou tentar fazer o da minha filha em janeiro , quando estarei la , hoje mesmo pedi para que fossem ate a CASA DO CIDADAO , para que me digam quais os ducumentos, se tera algo diferente do que se apresenta aqui no BRASIL, assim que souber coloco para voce aqui ok
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.