Sou trineto de Português. Tem como?

Boa tarde
Eu possuo um parente (primo da minha avó) que está vivo, e é declarado como português e reside lá, ele possui os documentos. Bom, meu tataravô era português, já meu bisavô e avó são brasileiros. Tem a possibilidade do meu pai conseguir a nacionalidade e consequentemente me passar? O "Familiar Português" é o bisavô dele. Eu sou menor de idade.
Obrigado!!!

Comentários

  • Esqueci de esclarecer um detalhe, meu tataravô e bisavô estão mortos. Apenas minha vó e pai estão vivos.
  • Diego,

    Essa sua avó (viva) é filha ou neta de português?
  • Ela é neta de um português legítimo. Meu bisavô (pai dela) veio quando criança, e é brasileiro.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2016
    Então, a sua avó pode ter direito à nacionalidade portuguesa por Aquisição.

    Nesse tipo de processo os filhos HOJE não têm direito de herdar a nacionalidade dela. Mas depois da publicação da Regulamentação da Lei 9/2015 acreditamos que essa situação poderá ser modificada.

    Mas é preciso saber,

    1) O português foi o declarante na Certidão de Nascimento do pai de sua avó?
    2) Com que idade o pai de sua avó foi registrado?
    3) Quem foi o declarante na Certidão de Nascimento de sua avó?
    4) Com quantos anos ela foi registrada?
    5) O português nasceu em que ano?
    6) Você tem a Certidão do Casamento do português?
  • Então, independente da minha resposta, ela ou meu pai não poderão passar a nacionalidade para mim, se conseguirem?

    Meu pai tem chance de conseguir?
  • Depois da publicação da Regulamentação (que está para sair) acreditamos que os portugueses por Aquisição serão convertidos para Atribuição e daí seus filhos (seu pai) passarão a ter direito à nacionalidade. E depois do seu pai obter, aí você poderia obter a sua.

    Responda às perguntas que fiz.
  • Bom dia.
    Eu sou trineta de um brasileiro que recebeu um título de barão da coroa portuguesa, inclusive o nome dele está no livro da nobreza de Portugal, mas a única pessoa viva entre o meu trisavô e
    eu é o meu pai. Então queria saber se posso solicitar a cidadania portuguesa. Ou se meu pai poderia solicitar a dele para então eu solicitar a minha.
    Obrigada.
  • editado March 2019
    @Chirlene seu pai no caso é bisneto e não tem direito.E mesmo que tivesse, talvez o titulo de barão da coroa portuguesa não lhe daria o direito mesmo sendo filho.
  • @Vlad Pen obrigada pela informação.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.