A partir de qual momento...
Olá pessoal! Estou aguardando a resposta da atribuição de cidadania da minha mãe. Em qual momento é possível saber se já posso dar entrada nos meus docs?? Assim que derem o parecer favorável da conservatoria significa que ela já é considerada cidadã portuguesa e que já possui uma certidão portuguesa ou ela terá que tirar os docs portugueses antes (passaporte, cc) ??
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quem é o declarante do seu nascimento?
Se a sua mae se casou e mudou de nome, necessariamente tera que fazer a transcricao de casamento antes de que voce possa solicitar a sua nacionalidade.
Foi assim comigo ja que a portuguesa é a minha mae e tambem com os meus filhos ja que eu sou a portuguesa que, apesar de ser a declarante do nascimento dos meus filhos, mudei de nome ao casar.
Minha mãe não é casada ou seja o nome dela é de solteira, masssss o declarante do meu nascimento foi meu pai. Em outro post você me explicou que tenho que encontrar algum doc que prove que ela me reconheceu durante a menor idade. Gostaria de saber quais documentos seriam esses e qual seria o doc mais válido ou seja o "infalível". Obrigado pela atenção.
sou do Espírito Santo mas vivo em Buenos Aires - Argentina. Falta um documento (certidão de óbito do meu avô) para concluir o processo de atribuição da minha mãe. Para legalizar a certidão tenho que ir ao Rio de Janeiro e depois voltar. Vale a pena correr o risco de organizar e legalizar a minha documentação (se não me engano a validade a partir da data de emissão é de 180 dias) esperar que cidadania da minha mãe seja deferida antes que acabe a validade dos meus documentos?? Pensei nisso porque sairia muito caro ir para o Rio de Janeiro e voltar, depois ir e voltar novamente, sendo que poderia resolver tudo de uma vez e assim enviar meus docs da argentina pra conservatória em PT. É possível que a atribuição da minha mãe saia em até 5 meses tendo em consideração que dei entrada no processo em março de 2010??
Quanto aos documentos que voce tem que apresentar para comprovar seu reconhecimento na menoridade poderia ser tudo o que a sua mae assinou quando voce era pequeno: matricula em escola, boletins, certficiado de vacina, algo relacionado com patria potestade.,etc.