Cidadania Portuguesa

Boa noite a todos!!

Faz algum tempo que despertei o interesse pela cidadania Portuguesa mas sempre imaginei ser algo quase que impossivel ou dificultoso. Agora estou determinado em busca da mesma, o problema que não tenho informação nenhuma não sei nem por onde começar. Sou filho de portugues, meu pai nasceu em Funchal na Ilha da Madeira e veio para o Brasil ainda bem pequeno.
Seria muito grato por qualquer ajuda.

att.:

Thiago

Comentários

• Acho que vc veio ao lugar certo...

Certamente aparecerão muitas pessoas com dicas preciosas para vc.
    Também sou novo por aqui, mas vou tentar ajuda-lo, dentro de minha limitação.
    Ao filho de português, é garantido o direito a cidadania lusitana, basta 3 coisas: provar a filiação, manifestar interesse e apresentar os documentos comprobatórios corretos.
    Aí é que pode aparecer alguma dificuldade.
    Vamos a algumas perguntas para começarmos:
    Seu pai é vivo?
    Que documentos vc tem dele?
    Em sua certidão de nascimento, aparece ele como o declarante de seu nascimento?
    Em que Estado vc mora?
  • Thiago,
    Se mora em SP faca tudo pelo consulado: www.consuladoportugalsp.org.br
    Se seus pais sao ou foram casados voce tem que transcrever o casamento em PT e depois solicitar a cidadania.
    Seu processo é por ATRIBUICAO por ser filho de portugues.
    No guia de ajuda desta comunidade tambem ha informacao sobre como enviar por correio, caso prefira essa opcao.
  • Agradecimentos

Denise e Otavioobrigado pelas dicas.
    Respondendo as perguntas:
    Meu pai é vivo, tenho a certidão de nascimento dele e a cedula de identidade de extrangeiro.Quando meu pai veio de portugal ele não tinha nem 1 ano. Hoje o estado civil dele é divorciado.

Obrigado pela atenção

Thiago
  • Reside

moro em Bauru, interior de SP vou todo mês para SP.
  • Pedindo ajuda aos universitários...

O fato de o pai ser divorciado não tornaria mais vantajoso o processo ser feito pelos correios, direto em Portugal?
    Se o pai dele tiver sido o declarante na certidão, não poderíamos ocultar esse divórcio, para evitar delongas?
    Ele não poderia usar aquela conservatória no Porto que eu vi em outro tópico da comunidade que, segundo comentários, estaria realizando o processo mais rápido, para filhos de português nato?
    Ficam as perguntas aos mais experientes do grupo.
  • Thiago e Otavio,
    O Consulado em SP vai querer (vejam o site) que o pai atualize seu estado civil. Isso significa uma transcricao de casamento e uma homologacao do divorcio diretamente em PT com a ajuda de um advogado.
    A idéia do Otavio de enviar o pedido diretamente a PT é boa, porem corre o risco de que antes da aprovacao do processo solicitem a transcricao de casamento,o que poderia retardar a conclusao do mesmo.

O Thiago deve tomar a decisao. Na sua certidao aparece que seus pais eram casados?
  • resposta

Denise, na minha certidão não aparece que meus pais são casados. só aparece que meu pai foi declarante.
  • Thiago,
    Entao mande diretamente para PT, caso o seu pai nao queira atualizar o estado civil dele.
    Veja no guia de ajuda os documentos necessarios para ATRIBUICAO e como manda-los a PT.
    Demora em media uns 8 meses.
  • Dúvidas

Aproveitando a oportunidade apresentada....

Estou querendo a cidadania portuguesa.

Respondendo as perguntas:

Nasceu e casou-se em Portugal, 2 irmãs nasceram em Portugal
    Meu pai é falecido desde 2000. Nasceu em 1917.
    Foi o declarante do meu nascimento
    Não foi casado com minha mãe
    Não possuo nenhum documento dele, estou verificando com uma de minhas irmãs para verificar se temos algum documento.
    Sou de Londrina _ PR

Como devo proceder caso não possua nenhum documento dele???

Qual o primeiro passo?

Desde já agradeço a ajuda.

Abraços
  • Cassilany

"Nasceu e casou-se em Portugal, 2 irmãs nasceram em Portugal
    Meu pai é falecido desde 2000. Nasceu em 1917.
    Foi o declarante do meu nascimento
    Não foi casado com minha mãe
    Não possuo nenhum documento dele, estou verificando com uma de minhas irmãs para verificar se temos algum documento.
    Sou de Londrina _ PR

Como devo proceder caso não possua nenhum documento dele???

Qual o primeiro passo?

R: primeiro é conseguir a Certidão de Baptismo/nascimento de quem for português( seu pai e,ou, sua mãe) . Na GUIA DE AJUDA, tem como conseguir pelo Site do governo de Portugal "PORTAL DO CIDADÃO", paga-se por cartão de crédito internacional e chega em sua casa, para isso tem que saber: Conservatória(Cidade), Freguesia(vila, bairro) de nascimento, ano, dia e mês, filiação e nome completo. Se não tiver, contate o consulado português onde ele tem a iscrição consular, lá tem a ficha dele com todas as informações, ou mande um e-mail para a conservatória do registo civil( cartório de registro civil) do conselho onde ele nasceu( na GUIA DE AJUDA tem olinque para os endereços de e-mail).

Seu pedido será por ATRIBUIÇÃO( direito de sangue, de pai para filho).

Veja na GUIA DE AJUDA a relação dos documentos que precisa.

Abraços!
  • Antonio Carlos

Agradeço a ajuda, os dados citados eu já possuo, vou enviar um e-mail ao cartorio solicitando a certidão de nascimento de meu pai.

Ele já é falecido. O que é averbação do atestado de óbito, em que momento preciso fazer isto? E como fazer?

Neste meio tempo posso enviar minha certidão de nascimento ao Itamaraty?

São tantas dúvidas...

Agradeço muito a ajuda.

Abraços
  • Tente a conservatoria de onde ele nasceu ou o Portal do Cidadao para conseguir a certidao de copia integral do seu pai em primeiro lugar, pois é necessario que voce comprove se todos os nomes, sobrenomes, datas, etc. que aparecem nela coincidam com os da sua certidao. Nao necessariamente tem que mandar averbar o obito. Se pretende faze-lo devera providenciar antes de pedir a certidao para nao ter dois gastos.
    Caso haja divergencias na certidao estas terao que ser arrumadas.
    Se tudo estiver certo solicite a sua certidao em inteiro teor, envie ao Itamaraty e depois leve ao consulado mais proximo para legaliza-la juntamente com uma copia autenticada do seu RG. O formulario 1 C (pedido de cidadania por atribuicao) pode ser assinado frente a um funcionario consular ou pode ter a firma reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório.
    Siga as dicas do guia de ajuda do dia 13-07-10.
  • Oi gente tenho uma dúvida.

Não sei se poderia postar aqui mas...
    Minha amiga esta fazendo o pedido de aquisição de nacionalidade portuguesa, e eu estou dando uma ajuda a ela.
    A minha dúvida é a seguinte.
    1-O consulado de Portugal em SP não envia mais os documentos para CRC? pois estive ligando, e eles informaram que não fazem este serviço.
    2-Quanto tempo demora hoje para eles darem o parecer favorável ou não para o pedido de aquisição?
    p.s há dois anos atrás demorava em média 09 meses quando meu marido fez.

desde já muito obrigado.
  • Milena,
    Sua amiga tem que reunir os documentos que aparecem no guia de ajuda no topico sobre AQUICAO ou Naturalizacao (avo portugues para neto) e enviar diretamente à CRC por correio. O valor atual é 200 euros.
    Esta demorando 1 ano.
  • Muito obrigado Denise !
  • Cassilany

cassilany, como suas irmãs nasceram e foram registradas em portugal, olhe nas certidões de nascimento delas, que constará alguma pista sobre o seu pai.

abraços
  • Denise e Carlos Alberto

Grata pela ajuda e apoio.

Liguei pro Vice-Consulado em Curitiba-PR (por onde vou fazer meu pedido) e a atendente me solicitou aguardar a Certidão de Nascimento de meu pai, quando chegar é pra eu mandar digitalizado o processo pra eles verificarem se faltará algum documento. Mas vou solicitar a minhas irmãs os documentos de meu pai, para digitalizar e ganhar tempo.. A atendente do consulado acredita que terei que averbar o casamento dele e também o óbito. Portanto como veem estou enrolada, e aguardando maiores dados sobre a documentação. O cartorio de Portugal ja enviou a certidao por correio, espero que chegue em minhas mãos esta semana, vamos ver..

Denise desculpe a demora em agradecer, mas estive fora estes dias.

Abraços

Cassilany
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.