Consulado no Rio de Janeiro

No principio do mes de novembro daremos entrada para transcricao de casamento e obito de minha sogra. Como estamos nos USA minha cunhada dara a entrada no Consulado do Rio ja que minha sogra mora tambem no Rio de Janeiro. Tenho ouvido noticias que o Consulado esta fechado temporariamente para receber novos processos e mesmo assim a demora para respostas e' de mais de um ano. Gostaria que alguem me confirmasse essas informacoes e se e' preferivel dar entrada no processo diretamente em portugal? Muito agradecida por toda ajuda que sempre recebo de todos da comunidade.

Comentários

• Minha sogra esta viva ... o marido dela (meu sogro - falecido) e' o portugues. Apos as transcricoes daremos entrada no processo de meu marido - filho do portugues. Como moramos nos USA temos um Consulado em Orlando, mas 'e so um escritorio. O de Miami foi desativado. Poderiam me dar uma opiniao sobre onde seria melhor entregar o processo de meu marido? O portugues nasceu na Frequesia de Ranhados, Concelho de Viseu.
  • Teresa,
    Confirme com a sua cunhada, ou no site do consulado no Rio, se esta suspenso o recebimento de processos.
    Em caso positivo ou se querem maior agilidade, veja na guia de ajuda desta comunidade como mandar o pedido de transcricao via correio diretamente a uma conservatoria de registo civil.
    Como voces nao tem acesso a um bom consulado portugues, podem fazer como fizemos na minha familia, mandar o pedido do seu marido tambem por correio Conservatoria dos Registos Centrais (CRC).
    Enquanto vao fazendo a transcricao os documentos do seu marido ja entra na fila de analalise.
    Veja tambem na guia que documentos ocuparia e como enviar por correio para um processo de atribuicao. Isso esta no dia 13-07-10.
  • Poderemos enviar por correio a CRC em Portugal todos os processos juntos? (Transcricao de Casamento, Obito e Atribuicao para meu marido?
    Ainda nao tenho a certidao de nascimento do meu sogro, pois nela nao esta averbado o casamento no Brasil. Conforme instrucoes estava me preparando para primeiro fazer os processos de transcricoes para depois pedi-la. E' isso mesmo?
    Muito agradecida pelas instrucoes.
  • Teresa,
    Como disse acima, voce tem que enviar os documentos para as transcricoes de casamento e óbito a uma CONSERVARTORIA DO REGISTO CIVIL. Veja no guia de ajuda desta comunidade quais documentos precisa e para onde envia-los.
    Concomitantemente voce pode mandar os documentos do seu marido à CRC (Conservatoria dos Registos CENTRAIS), pois enquanto fazem a transcricao ele ja entraria na fila da analise. Sao DUAS intituicoes diferentes, assim que atencao para onde mandar o que.
    Averigue se no consulado portugues que voce diz haver em Orlando eles podem autenticar a assinatura do seu marido no formulario 1C.
  • Teresa,
    Outra coisa, se voce quiser esperar a transcricao para depois pedir a certidao com o casamento ja transcrito, espere. A minha sugestao de mandar concomitantemente (a lugares diferentes cada coisa) era para economizar tempo.
    It´s up to you.
  • 1.1 . RECONHER A ASSINATURA (FIRMA) DO OFICIAL DO REGISTRO QUE ASSINA A CERTIDÃO ( Realizado em Tabelionato, os emolumentos variam nos Estados);

Poderia me dizer se isso e' realmente necessario e como faco para executar tal procedimento no Rio de Janeiro.
  • Teresa,
    Peca no cartorio que emita a certidao que reconhecam a firma daquele que a assinar.
    Leve a certidao ao Itamaraty (gratis) e depois ao consulado portugues.

Voce ja pesquisou no guia de ajuda como fazer para enviar cada processo?
  • Querida Denise,
    Tenho buscado as informacoes no Guia de Ajuda. O Consulado do Rio nao esta recebendo novos processos, portanto vou ter que enviar direto a Portugal. Com isso, tive que mudar varios procedimentos. Estarei indo ao Brasil em breve e espero colocar em dia todos os documentos. Como dependo de pessoas para me ajudar nisso, tenho que ter um pouco mais de paciencia. Tambem agradeco muito a paciencia de voces ja que as vezes vcs me respondem mais de uma vez a mesma coisa ... rs ... Aos poucos tudo vai se resolvendo.
    Um grande abraco e muito agradecida por tudo.
  • RJ/ tempo do processo

Olá!,

Em 26/10/2011, compareci ao consulado do RJ e tomei ciencia que está levando de 8 a 9 meses para a conclusao do processo de cidadania dando entrada nesse consulado.
    Na minha opiniao, a melhor opçao é enviar por correio para CRC de Lisboa.
    Fica a iinformaçao!
  • Muito agradecida pela informacao.
  • Aproveitando o tópico

Pessoal, eu peço ajuda!
    Uma amiga está com problemas em virtude do consulado do RJ estar parado pra pedidos de nacionalidade.
    Ela quer pedir a nacionalidade pra mãe dela, que é filha de português, pra depois passar pra ela e os filhos.
    Como o site do consulado tá sem as informações, eu não tenho como ajudá-la pra ver os documentos, já que na guia de ajuda da comunidade está em links pro consulado.
    Meu caso foi naturalização, então não sei o rol de documentos pra ela poder dar entrada na CRC.
    Ela já tem a certidão do português, só faltam os documentos brasileiros.
    Obrigada.
  • Zininha,
    Veja no site do consulado de SP: www.consuladoportugalsp.org.br
    Esta tudo bem explicadinho.
  • Denise

Obrigada!!!!
  • Gente, eu tenho uma dúvida que meio que foi respondida nesse tópico, mas ainda fiquei com uma pequena duvida.

Minha mãe nasceu em Pernambuco, e eu vou precisar da certidão de nascimento dela (moro em SP) - e preciso reconhecer a assinatura da pessoa que assina a certidão.
    Como exatamente eu faço isso?
    A Denise falou de pedir para o cartorio emitir a certidão que reconheça a firma da pessoa que assina.
    Isso eu peço no cartório de PE?
  • Fernanda

(...)Minha mãe nasceu em Pernambuco, e eu vou precisar da certidão de nascimento dela (moro em SP) - e preciso reconhecer a assinatura da pessoa que assina a certidão.
    Como exatamente eu faço isso? (...)"

Na GUIA DE AJUDA da Comunidade, tem um tópico com o nome "LAGALIZAÇÃO DAS CERTIDÕES"

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5212365953875693874&na=2&nst=81

Lá, há a orientação que precisa. Lembrando que, deverá perguntar ao Oficial do cartório de registro civil onde emitir a certidão, e que assinou-a, onde pode reconhecer a sua assinatura( RECONHECER A FIRMA).

Abraços!
  • Fernanda,

Ligue para o consulado que eles darao a informaçao. Eu nao reconheço a firma de quem assina a certidao de nascimento, pois  o consulado  em 2010 disse nao era necessario.
    O tel do consulado do RJ é 2544 3262. LIGUE À TARDE.
  • Pessoal,
    Os consulados trabalham ligeiramente diferente uns dos outros.
    Se pretendem usar um consulado entrem no site respectivo para ver as informacoes corretas. Alguns consulados atendem consultas pessoalmente e outros so por telefone ou e-mail.
  • Zininha

1 Certidao de nascimento de INTEIRO TEOR do requerente,
    legalizada no Itamaraty e Consulado com menos de 180 dias
    2. Copia autenticada do RG, legalizada apenas no
    Consulado.
    3. Formulario 1C preenchido e assinado pelo requerente, a assinatura
    deve ser feita presencialmente no Consulado.

4. se quiser envie uma xérox da certidão de assento portugues com o casamento averbado , fiquei na duvida se precisa ser original, mas acho que so os dados bastam, eu sempre envio uma xerox.
    Fazer o pagamento dos 175 euros nos correios,
    atraves de vale postal, chamado dinheiro certo, e nao esquecer de colocar o
    comprovante no envelope. Muito importante****colocar
    o numero do vale no formualrio 1C
  • Mariana - Fernanda - reconhecer firma

Quem exige que reconheça a firma da certidão de nascimento é o itamaraty.
    Se a certidão for de outro estado, tem de reconhecer a firma do cartório que emitiu a certidão (sinal público).

abços

carlos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.