CEPESE - Vale a pena pagar?
Anderson
Member
Boa noite, amigos,
Estava fazendo uma busca na base de dados do CEPESE por alguns dos meus familiares que vieram de Portugal. Encontrei 4 registros e então entrei em contato com eles por e-mail, para saber se com a informação do ID eles poderiam me passar maiores informações. Fui informado que, para receber as informações dos IDs mencionados, preciso pagar uma taxa de 32 euros. Minha dúvida é: Vale a pena? Alguém já pagou por estes registros? Que informações estão disponíveis, além daquelas que conseguimos com o acesso normal na base de dados?
Desde já agradeço,
Anderson Antunes
Estava fazendo uma busca na base de dados do CEPESE por alguns dos meus familiares que vieram de Portugal. Encontrei 4 registros e então entrei em contato com eles por e-mail, para saber se com a informação do ID eles poderiam me passar maiores informações. Fui informado que, para receber as informações dos IDs mencionados, preciso pagar uma taxa de 32 euros. Minha dúvida é: Vale a pena? Alguém já pagou por estes registros? Que informações estão disponíveis, além daquelas que conseguimos com o acesso normal na base de dados?
Desde já agradeço,
Anderson Antunes
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O Cepese envia dados do registro de passaporte. De posse do número enviado é possível pesquisar livros online ou solicitar ao Arquivo Distrital que emitiu o passaporte o processo da emigração.
Há casos em que vale muito a pena solicitar, outros nem tanto, pois a freguesia não é citada. Porém, para quem não tem nenhuma informação do familiar o Cepese é uma boa opção.
No seu caso específico vc encontrou os familiares e não tem a freguesia citada?
Nos 4 casos que encontrei, os registros estão bem completos, com os nomes dos pais e a freguesia. Minha dúvida quanto a valer a pena é porque eu já encontrei as certidões de nascimento dos familiares (uma, inclusive, é a Julia, em que você me ajudou a encontrar os livros de registro).
Será que consigo informações adicionais sobre eles nos processos de emigração?
Veio o pedido com uma ficha de identidade de cada integrante da família com descrição deles, onde moravam e etc.
OBS: Pro arquivo distrital eu pedi o processo completo e não somente a certidão da minha bisavó.
Se você deseja ter mais informações sobre seus familiares, até por motivos afetivos, vale a pena. Dependendo do ano da emigração e do Distrito emissor vc poderá ter acesso aos livros de passaportes com fotos.
tudo bem?
Nossa! O bacana nesse processo todo é levantarmos dados dos nossos antepassados.
É incrível o que conseguimos descobrir, e emocionante também!
Valeria a pena pagar se você não tivesse o registo de nascimento, o que me parece não ser o caso. Resgate de histórico familiar, também pode valer a pena.
Depende...
Passe o máximo de informações que possui do seu avô, nome, filiação, conselho, freguesia, cônjuge... para uma melhor orientação.