CEPESE - Vale a pena pagar?

Boa noite, amigos,

Estava fazendo uma busca na base de dados do CEPESE por alguns dos meus familiares que vieram de Portugal. Encontrei 4 registros e então entrei em contato com eles por e-mail, para saber se com a informação do ID eles poderiam me passar maiores informações. Fui informado que, para receber as informações dos IDs mencionados, preciso pagar uma taxa de 32 euros. Minha dúvida é: Vale a pena? Alguém já pagou por estes registros? Que informações estão disponíveis, além daquelas que conseguimos com o acesso normal na base de dados?

Desde já agradeço,

Anderson Antunes

Comentários

  • Anderson,

    O Cepese envia dados do registro de passaporte. De posse do número enviado é possível pesquisar livros online ou solicitar ao Arquivo Distrital que emitiu o passaporte o processo da emigração.
    Há casos em que vale muito a pena solicitar, outros nem tanto, pois a freguesia não é citada. Porém, para quem não tem nenhuma informação do familiar o Cepese é uma boa opção.

    No seu caso específico vc encontrou os familiares e não tem a freguesia citada?
  • Mariza,

    Nos 4 casos que encontrei, os registros estão bem completos, com os nomes dos pais e a freguesia. Minha dúvida quanto a valer a pena é porque eu já encontrei as certidões de nascimento dos familiares (uma, inclusive, é a Julia, em que você me ajudou a encontrar os livros de registro).

    Será que consigo informações adicionais sobre eles nos processos de emigração?
  • No processo de passaporte da minha bisavó veio muita informação pq ela era menor e foi com um passaporte familiar que ela veio pro Brasil.

    Veio o pedido com uma ficha de identidade de cada integrante da família com descrição deles, onde moravam e etc.

    OBS: Pro arquivo distrital eu pedi o processo completo e não somente a certidão da minha bisavó.
  • Anderson,
    Se você deseja ter mais informações sobre seus familiares, até por motivos afetivos, vale a pena. Dependendo do ano da emigração e do Distrito emissor vc poderá ter acesso aos livros de passaportes com fotos.
  • @Denison,

    tudo bem?
    Nossa! O bacana nesse processo todo é levantarmos dados dos nossos antepassados.
    É incrível o que conseguimos descobrir, e emocionante também!
  • O CEPESE era gratuito, cheguei a pegar informações muito úteis para um amigo da família. Foi através do site que ele conseguiu chegar ao assento do pai e à época (há dois anos) nada foi cobrado.

    Valeria a pena pagar se você não tivesse o registo de nascimento, o que me parece não ser o caso. Resgate de histórico familiar, também pode valer a pena.
  • Boa noite. O Cepese informa dados relativo a certidão de casamento? pois eu já possuo o assento de batismo emitido pelo Arquivo distrital de Braga. Meu avô veio para o Brasil ( Pará) a partir do ano de 1911 e não localizo sua certidão brasileira de casamento . Será, será que encontro informações adicionais na pesquisa do Cepese? Desde já agradeço. Ana Cristina
  • Olá @Anacris

    Depende...

    Passe o máximo de informações que possui do seu avô, nome, filiação, conselho, freguesia, cônjuge... para uma melhor orientação.
  • kleber Silva Aguiar . Obrigada.
  • Boa noite, @Anacris , eu consegui o processo de casamento dos meus avós no Arquivo Nacional, aqui no Rio de Janeiro. Se você souber a data aproximada, ajuda muito. O único problema é que tem que ir lá pessoalmente. Eles têm a maior boa vontade!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.