Consulado portugal rj
Olá, estou querendo tira a minha 2º Nacionalidade portuguesa e depois o passaporte, já que tenho como meus avos são portugueses.
Mas entra no site do Consulado Portugal do Rio de janeiro, o mesmo ao clica na opção de Nacionalidade, dá a mensagem de "Consulte este site, de novo, daqui a 30 dias. "
Já vir que o meu processo por Atribuição, mas vem a pergunta será que posso pedir como urgências já que pretendo ir estuda ano que vem na Europa.
Mas entra no site do Consulado Portugal do Rio de janeiro, o mesmo ao clica na opção de Nacionalidade, dá a mensagem de "Consulte este site, de novo, daqui a 30 dias. "
Já vir que o meu processo por Atribuição, mas vem a pergunta será que posso pedir como urgências já que pretendo ir estuda ano que vem na Europa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Atribuicao seria se o seu pai ou sua mae, quem seja o filho/a dos portugueses pedisse primeiro e voce depois.
Os processo de naturalizacao estao demorando 1 ano.
Os de aquisicao 8 meses mais ou menos cada um.
No guia de ajuda desta comunidade voce pode encontrar informacoes sobre os dois tipos de processos.
Se for para adquiri-la, e requerendo por ser neto, o procedimento é como a Denise orientou, vai demorar.
Abraços!
Como eu falei estou pretendendo tira a 2º nacionalidade portuguesa, não falei que tenho nacionalidade portuguesa, minha tia que já possui a 2º nacionalidade portuguesa, foi ela que falou que eu deveria tira como atribuição, mas como a Denise me respondeu que eu terei que tira como aquisição ou naturalização.
E já que estou vendo pelo o processo de aquisição e bem, mas rápido vou leva em conta isso, mas tem outra coisa o site do consulado aqui no rio de janeiro está com a seguinte mensagem de espera por 30 dias, eu liguei na sexta-feira e menina que responde a mesma coisa, então agora ou eu espero os dias ou peço com urgente.
Se o seu pai ou a sua mae (o filho do portugues) solicitar a cidadania por atribuicao, voce podera pedir a sua por atribuicao.
Se ele/ela nao quiser, entao voce tem que fazer por naturalizacao direto do portugues.
Veja as dicas no guia de ajuda.
Boa Sorte.
Qual a validade dos documentos ? Pois já estou com as certidões de nascimento em minhas mãos.
Abraços
Luis,
Se vc nao tem tempo, pode contratar um despachante para buscar as certidoes e legaliza-las.
VC so tera que ir ao consulado para assinar presencialmente e para isso nao precisa agendar, depois colocar tudo no correio.
Advogado custa bem caro.
Depois com a certidao de nascimento, se vc vai a europa e se for a Lisboa, consegue o cartao cidadao em 24 horas e o passaporte em 3 dias.
Abrir o processo pelo consulado do RJ, esta mto demorado. tem de agendar e depois de tudo pronto, demora 8 meses aproximadamente, isso é o que eles estao falando, mas sempre é bem mais.
Eu opto sempre em enviar pelo correio para CRC.
Em primeiro lugar voce tem que resolver se vai fazer por atribuicao ou por naturalizacao.
Se for por atribuicao a sua mae (filha do portugues) tem que fazer primeiro.
Se for por naturalizacao (aquisicao) voce podera fazer direto do seu avo.
Se tiver filhos deveria fazer por atribuicao para que eles tenham direito.
Os processos por naturalizacao nao sao feitos pelos consulados. Os documentos devem ser mandados por correio ou entregues em Portugal.
No guia de ajuda esta a lista de documentos a mandar e o endereco.
Custa 200 reais.
Se os documentos estiverem em ordem voce nao tera nenhum problema.
Inúmeros companheiros aqui da comunidade conseguiram sozinhos.
Voce pode ver os casos nos posts anteriores.
Animo e boa sorte!