Documentação - DUVIDA

Boa noite a todos. Acredito que a minha dúvida já tenha sido respondida em algum tópico.
Tentei encontrar, porém, não há uma ferramenta de busca no fórum do orkut que facilite nossa vida.
Minha bisavó é portuguesa e casou-se com meu bisavô brasileiro. Ambos estão falecidos.
Já tenho a averbação do casamento e do óbito dela em mãos. Chegou de portugal semana passada.
Agora vou entrar com o processo de nacionalização de minha avó, filha dela, para depois entrar com o da minha mãe e por fim o meu.
Já tenho em mãos a certidão de nascimento e casamento de minha avó de inteiro teor devidamente legalizada no Itamaraty
Tenho algumas dúvidas e solicito uma ajuda:
1) Preciso juntar cópia do RG dela ao processo ou somente as certidões são suficientes?
2) É possível solicitar a cidadania e ao mesmo tempo já solicitar a averbação do casamento dela com meu avô?
3) Preciso enviar os documentos do meu avô também certo? Ele já é falecido, preciso enviar a certidão de nascimento, casamento e óbito? Os documentos também devem ser de inteiro teor e legalizado no Itamaraty?
4) Li em outros tópicos que é melhor fazer pelo consulado do que pelos correios. Isso está correto? E o valor? É o mesmo ou pelo consulado vou pagar mais caro?
5) Minha última dúvida. No quadro 4 (Relação de documentos juntos) do formulário que temos que preencher para dar entrada no processo não entendi o que é o item 3: Fotocópia certificada de passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente. O que é isso?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Luiz.

Comentários

• EM SANTOS , QDO VC PEDE A CIDADANIA , ELES JA PEDEM O CASAMENTO TBEM , JA FAZ OS DOIS PEDIDOS . E SIM VC TEM QUE MANDAR COPIA AUTENTICADA DO RG OU PASSAPORTE.
  • Luis,
    Se o interessado morar em SP ou MS faca tudo pelo consulado. Veja o site: www.consuladoportugalsp.org.br. Esta tudo super bem explicado. Faz-se tudo de uma vez. Demora 2 meses mais ou menos.
    Se vai mandar pelo correio a PT devera primeiro solicitar a cidadania e uma vez aprovada solicitar a transcricao de casamento. Um processo de atribuicao diretamente em PT esta demorando entre 6 e 8 meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.