Cidadania por atribuição

Gente, boa tarde.
Sou do Rio de Janeiro e estou em busca da cidadania por atribuição (meu bisavô era português e vou fazer todas as gerações até a minha), mas infelizmente não consigo informação nenhuma no consulado. Já fui lá 2 vezes, liguei e mandei e-mail e nada.

Por isso espero que alguém possa me ajudar porque estou querendo fazer tudo por minha conta e sem depender do consulado carioca. Se é que isso é possível.

Muito obrigado.

Comentários

  • Seu bisavô, avô(ó) e pai(mãe) estão vivos? Para você conseguir a cidadania por atribuição, não pode haver quebra nos laços sanguíneos. Seu avô precisa pedir, pois ele é o filho de português. Quando ele já for cidadão, seu pai pede. E após ele ser cidadão, você pede a sua cidadania.
  • Meu bisavô é falecido e todos os outros estão vivos mas, como sou eu o interessado, vou fazer os todos os processos.
    Comecei a pesquisar sobre semana passada e não consegui muitas informações sobre documentos necessários, endereços de envio, valores, nada.
  • Diego,
    Voce tem duas opcoes.
    Por atribuicao fazendo avo-pai ou mae-voce. Se voce tiver filhos essa é a ideal.
    Por naturalizacao ou aquisicao fazendo avo-voce. Interessante se o seu pai ou sua mae (o filho do portugues) nao estiver interessado na cidadania portuguesa.
    Tanto para um tipo como para o outro ha informacao completa no guia de ajuda desta comunidade para que voce possa mandar os documentos diretamente a Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.