O que é transcrição de casamento?
Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Transcrição de Casamento: Dicas e Informações Gerais. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É a validação da certidão de casamento brasileira por Portugal?
Precisa estar casado a quantos anos?
transcrição de casamento é um processo, através do qual se atualiza o estado civil do português, averbando a condição de casado, para o registro de nascimento. Ou seja, é a atualização de estado civil.
Para se obter a cidadania pelo casamento, precisa ser casado por 3 anos com um(a) cidadão(ã) português(esa) morar em Portugal por 2 anos.
Independente da morada, a transcrição precisa ser realizada para manter o estado civil atualizado, inclusive no cartão do cidadão. Conforme já havia lhe dito em outro tópico, você pode realizar a partir do momento que se casar.
A cidadania por Aquisição de sua esposa vai ser concedida a partir de 3 anos de casamento e 2 anos de residência em Portugal.
Embora você possa fazer a Transcrição do Casamento agora a Aquisição vai depender dessa moradia.
Meu marido esta fazendo a atribuição dele, e queremos fazer nossa transcrição de casamento, porem sou segunda esposa dele, como funciona a transcrição?
Vi um amigo comentando que é bem enrolado, estou aflita, me ajudem!
Minha mãe, casada com ele, é brasileira.
Ele declarou o meu nascimento e meu nome não sofreu nenhuma alteração, estou entendendo que não precisarei transcrever o casamento dele para conseguir a minha atribuição, certo?
Obs.: Quero apenas a minha cidadania não da minha mãe.
Transcrição de casamento, é informar à Portugal, que um português(a) casou-se no exterior. Se o casamento foi em Portugal, "eles já estão cientes
Estou aguardando a finalização da transcrição de casamento dos meus avós por PD. A Inalvina me enviou um email pedindo pra que eu refizese o valepostal pois minha filha que está em Lisboa, colocou aos cuidados dela (Inalvina) e não podia... Depois mimha filha ligou pra PD e consegiu confirmar que estava tudo ok mas precisaria aguardar ate a primeira semana de setembro (completar os 30 dias de espera).
Gostaria de saber se eu já posso enviar o processo de atribuição do meu pai lá pro Porto ou eu preciso aguardar a transcrição. Como é esse processo? Eu vou receber a certidão de casamento de volta? Ou fica retida lá com eles? Parece que a transcrição gera uma numeração é isso? E eu dependo desta para colocar no envelope da atribuição?
Desculpe mas estou confusa quanto a isso rs.
No inicio de dezembro iremos ao Porto e já pretendia estar com a cidadania do meu pai feita, já que a previsão é de 30/60 dias certo?
Enfim, ja posso enviar a atribuição ou tenho que aguardar a atribuição? Segundo a Inalvina estava tudo ok com a documentação aparentemente...
Mais uma vez muitíssimo obrigada por tudo!!! Vcs são incriveis!
Marcia
Precisa concluir a transcrição do casamento para pedir a atribuição do seu pai
A Inalvina irá enviar o vale postal incorreto pra mimha filha em Lisboa para que ela possa pegar os 120€ de volta nos correios de la...
Junto com o vale, vai a certidão? É isso?
Como mimha filha está numa república, tenho receio que esse envelope se perca por lá....Então se ao menos PD avisasse que finalizaram a transcrição seria ótimo rs
Muito obrigada pela atenção!
Não sei se a certidão vai junto com o vale
Vc pode pedir uma segunda via da transcrição pelo civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Tudo bem, tirei uma copia da certidão antes de enviá-la à PD e então não vejo necessidade em solicitar uma 2a via, obrigada
Eu só gostaria mesmo de entender o processo ... como fico sabendo quando a transcrição foi realmente concluída sabe?
Transcrição de casamento não tem com fazer acompanhamento
Ou vc espera chegar no endereço indicado ou,como expliquei,peça uma segunda via pelo Civilonline
Agora eu entendi! desculpe mimha ignorância...
Andei pesquisando aqui pelo fórum e vi que ao solicitar uma segunda via pelo Civilonline, dá pra saber sobre a certidão nao é? Bem, foi o qje eu entendi rs
Muito obrigada pela atenção
Abraços
Sim,caso vc tenha mudado o nome ao se casar,peça a certidão de nascimento e veja se o seu nome já consta o de casada
Se não mudou o nome,peça a certidão de casamento
Tanto uma como outra,pode pedir pelo civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Para atribuição do filho primeiro faz a transcrição do casamento dos pais. No caso de se tratar de processos da mesma pessoa primeiro é feita a atribuição e depois a transcrição do casamento.
Após a atribuição.
No momento,melhor Conservatória é a de Ponta Delgada