DÚVIDA ATRIBUIÇÃO PELO CORREIO E OUTROS

Tenho lido alguns tópicos da comunidade mas não encontrei em nenhum desses algo sobre a necessidade da presença do requerente em algum local pela cidadania adquirida através dos correios. Explicarei meu caso:
Os portugueses da minha familia são meus tataravós e assim queria adquirir a cidadania de minha bisavó, que esta viva, por atribuição e assim ir descendo a linha até chegar em mim. Porém, minha bisavó tem 78 anos e não está disposta a viajar caso necessário para adquirir os documentos, pois somos de São José do Rio Preto-SP, e se o processo fosse realizado pelo consulado de sp, teriamos que ir a capital, que é uma viagem de 6 horas. Então, gostaria de saber se o processo realizado através dos correios exige alguma ida a algum local, ou tudo pode ser realizado em são josé do rio preto? E se for necessário a ida a algum local, posso eu, bisneto dela, através de uma procuração ir até tal local para pegar os documentos necessários dela para iniciar o processo de cidadania de minha avó?

Outra dúvida, ou melhor, pedido de ajuda:
Estou iniciando o processo de pesquisa, e só sei que os portugueses são: Antonio Joaquim Sampaio de Ilha da Madeira, PT e Jesuína Fernandes de Trás-os-montes, PT (meus tataravós) e que minha bisavó, nascida em 1929 no Brasil é a mais nova de 11 filhos desses portugueses. Alguém pode me ajudar como posso procurar certidões desses portugueses?

Obrigado desde já, Vítor

Comentários

• Beluci um grande abraço, seja bem vindo a esta Comunidade.
    Todo começa com as certidões de nascimentos portuguesas.
    Atrevés do instrumento procuratório voce poderá representar a sua avó, mais haja rápido ela já tem 78 anos e voce não sabe o que vai acontecer no dia de amanha.
    Não sei se voce ja deu alguma olhada no nosso GUIA DE AJUDA dessa Comunidade, mais caso negativo, dê uma olhadinha.
    Se eu não me engano o Consulado de SP esta fechado a 2 meses, não sei porque, procure saber, pois ele é o melhor do Brasil em termos de agilizar os processos que em média duram 2 meses.
    Eu vou lhe passar alguns endereço para voce iniciar as suas buscas

1) Arquivo Regional da Madeira (www.arquivo-madeira.org)
    2) Conservatoria de Registros Portuguesa
    3) Instituto dos Registros e do Notariado

Obs: Faça as buscas pelo GOOGLE que voce vai encontrar os endereços.
    Boa sorte  e estamos a sua disposição para tirar qualquer dúvida.
    Feliz 2011 para voce e toda a família.
  • Estou torcendo pra que tudo dê certo. Acho que se você conseguir sua cidadania por atribuição, será o primeiro aqui da comunidade (tataravó -> bisavó -> avó -> mãe ou pai -> você).

Tenho certeza que pensamento positivo pra vc não vai faltar! Sucesso!
  • Vitao,
    eu faria o processo atraves do consulado, voce nao tem muito tempo a perder nessa historia, e os processos na CRC tem demorado em media 6 a 8 meses.
    Se fizer pelo correio, o unico deslocamento da sua bisavo seria a ida ao cartorio para assinar o formulario 1C, ja que a assinatura tem que ser por autenticidade, entao, se ela tem que ir ao cartorio pra assinar o formulario, diria pra ela te passar uma procuracao, apenas uma ida ao cartorio tambem e voce seria responsavel em resolver tudo pra ela.
    Apenas no futuro, apos sair a nacionalidade da bisa, se o consulado exigir algum documento portugues da bisa, pra que possa dar entrada no pedido de nacionalidade da sua avo, ai sim ela teria que se deslocar a SP, mas seria bom checar isso, se for complicado ate la, o pedido da avo podera ser atraves do correio.
  • Obrigado pelas informações de todos, e entrarei em contato com o consulado para saber sobre o caso de minha bisavó e a procuração necessária. :)
  • não encontrei o email do consulado, alguem sabe me informar?? ou melhor ligar la?
  • No site www.consuladoportugalsp.org.br aparecem os emails de acordo ao que voce quer fazer. Leia com atencao o que solicitam para os pedidos de cidadania de pai para filho. Esta tudo bem explicado. É provavel que a bisavó tenha que ir ao consulado para pedir o Cartao de Cidadao quando saia a cidadania dela para que sua avo possa pedir a propria. A familia tera que convence-la quando seja o momento, porem corra com os documentos para conseguir que a dela saia logo e garanta o direito da sua avó.
    Faca tudo pelo consulado é muito mais rapido.
    As certidoes de nascimento/batismo dos nascidos na Ilha da Madeira antes de 1911 estao no arquivo regional. Voce pesquisar no site que lhe deram acima e so fazer o pedido quando as encontre. É facil consultar on line.
  • As orientações são as que já deram, pode ser procurador, a pessoa pode assinar na fichha(que vai por correio para o pedido de nacionalidade) e ter a assinatura nesta ficha reconhecida em tabelionato no Brasil. Porém como explicaram para fazer o cartão cidadão terá que ir no Consulado.
  • então, sem menor possibilidade de continuar os processos de atribuição se minha bisavó não quiser ir até são paulo? :/
  • Vitao,
    Se ela estiver irredutivel, faca a dela pelo consulado mandando os documentos por correio tal y como aparece no site (cidadania e transcricao de casamento).
    Devera sair, se tudo estiver certo, em 2 meses mais ou menos.
    Ela teria que ir ao consulado para tirar o cartao do cidadao para que a sua mae possa solicitar a cidadania dela. Nesse momento voces ligam para o consulado e explicam que a avo nao pode se deslocar ate la e se eles aceitariam fazer a da sua mae sem o cartao do cidadao da mae dela. Se aceitarem tudo bem. Se nao aceitarem deverao enviar os documentos da sua mae por correio a PT. Para isso veja no guia de ajuda os documentos necessarios. Demorará uns 8 meses. Quando recebam a certidao da sua mae, transcrevam o casamento dos seus pais no consulado de Sao Paulo e dem entrada à sua cidadania.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.