DÚVIDA ATRIBUIÇÃO PELO CORREIO E OUTROS
Tenho lido alguns tópicos da comunidade mas não encontrei em nenhum desses algo sobre a necessidade da presença do requerente em algum local pela cidadania adquirida através dos correios. Explicarei meu caso:
Os portugueses da minha familia são meus tataravós e assim queria adquirir a cidadania de minha bisavó, que esta viva, por atribuição e assim ir descendo a linha até chegar em mim. Porém, minha bisavó tem 78 anos e não está disposta a viajar caso necessário para adquirir os documentos, pois somos de São José do Rio Preto-SP, e se o processo fosse realizado pelo consulado de sp, teriamos que ir a capital, que é uma viagem de 6 horas. Então, gostaria de saber se o processo realizado através dos correios exige alguma ida a algum local, ou tudo pode ser realizado em são josé do rio preto? E se for necessário a ida a algum local, posso eu, bisneto dela, através de uma procuração ir até tal local para pegar os documentos necessários dela para iniciar o processo de cidadania de minha avó?
Outra dúvida, ou melhor, pedido de ajuda:
Estou iniciando o processo de pesquisa, e só sei que os portugueses são: Antonio Joaquim Sampaio de Ilha da Madeira, PT e Jesuína Fernandes de Trás-os-montes, PT (meus tataravós) e que minha bisavó, nascida em 1929 no Brasil é a mais nova de 11 filhos desses portugueses. Alguém pode me ajudar como posso procurar certidões desses portugueses?
Obrigado desde já, Vítor
Os portugueses da minha familia são meus tataravós e assim queria adquirir a cidadania de minha bisavó, que esta viva, por atribuição e assim ir descendo a linha até chegar em mim. Porém, minha bisavó tem 78 anos e não está disposta a viajar caso necessário para adquirir os documentos, pois somos de São José do Rio Preto-SP, e se o processo fosse realizado pelo consulado de sp, teriamos que ir a capital, que é uma viagem de 6 horas. Então, gostaria de saber se o processo realizado através dos correios exige alguma ida a algum local, ou tudo pode ser realizado em são josé do rio preto? E se for necessário a ida a algum local, posso eu, bisneto dela, através de uma procuração ir até tal local para pegar os documentos necessários dela para iniciar o processo de cidadania de minha avó?
Outra dúvida, ou melhor, pedido de ajuda:
Estou iniciando o processo de pesquisa, e só sei que os portugueses são: Antonio Joaquim Sampaio de Ilha da Madeira, PT e Jesuína Fernandes de Trás-os-montes, PT (meus tataravós) e que minha bisavó, nascida em 1929 no Brasil é a mais nova de 11 filhos desses portugueses. Alguém pode me ajudar como posso procurar certidões desses portugueses?
Obrigado desde já, Vítor
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Tenho certeza que pensamento positivo pra vc não vai faltar! Sucesso!
eu faria o processo atraves do consulado, voce nao tem muito tempo a perder nessa historia, e os processos na CRC tem demorado em media 6 a 8 meses.
Se fizer pelo correio, o unico deslocamento da sua bisavo seria a ida ao cartorio para assinar o formulario 1C, ja que a assinatura tem que ser por autenticidade, entao, se ela tem que ir ao cartorio pra assinar o formulario, diria pra ela te passar uma procuracao, apenas uma ida ao cartorio tambem e voce seria responsavel em resolver tudo pra ela.
Apenas no futuro, apos sair a nacionalidade da bisa, se o consulado exigir algum documento portugues da bisa, pra que possa dar entrada no pedido de nacionalidade da sua avo, ai sim ela teria que se deslocar a SP, mas seria bom checar isso, se for complicado ate la, o pedido da avo podera ser atraves do correio.
Faca tudo pelo consulado é muito mais rapido.
As certidoes de nascimento/batismo dos nascidos na Ilha da Madeira antes de 1911 estao no arquivo regional. Voce pesquisar no site que lhe deram acima e so fazer o pedido quando as encontre. É facil consultar on line.
Se ela estiver irredutivel, faca a dela pelo consulado mandando os documentos por correio tal y como aparece no site (cidadania e transcricao de casamento).
Devera sair, se tudo estiver certo, em 2 meses mais ou menos.
Ela teria que ir ao consulado para tirar o cartao do cidadao para que a sua mae possa solicitar a cidadania dela. Nesse momento voces ligam para o consulado e explicam que a avo nao pode se deslocar ate la e se eles aceitariam fazer a da sua mae sem o cartao do cidadao da mae dela. Se aceitarem tudo bem. Se nao aceitarem deverao enviar os documentos da sua mae por correio a PT. Para isso veja no guia de ajuda os documentos necessarios. Demorará uns 8 meses. Quando recebam a certidao da sua mae, transcrevam o casamento dos seus pais no consulado de Sao Paulo e dem entrada à sua cidadania.