Por onde começar
Quero tirar a cidadania, minha avó é portuguesa, minha mãe é brasileira como deve começar para ter nacionalidade.
obrigada
obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Existem 2 tipos: ATRIBUIÇÃO( Portuguesa para filha), neste caso sua mãe requer, depois você de sua mãe portuguesa. É a melhor, passa para as gerações futuras; AQUISIÇÃO (NATURALIZAÇÃO: da avó portuguesa para você), se tiver filhos antes de conseguir não se transmite para eles, depois de conseguir transmite mas só por naturalização.
Em ambos é preciso primeiro conseguir a certidão de baptismo/nascimento( GUIA DA AJUDA da comunidade), necessário saber se o portugues casou-se e se consta averbado o casamento. Os dados sobre o português pode ser obtido no Consulado ao qual possuiu inscrição consular no Brasil.
Os documentos para ambos os tipos de pedido de nacionalidade estão no GUIA DA AJUDA, dê uma olhada lá e lance aqui sua dúvidas. Em alguns Consulados pode-se fazer tudo por lá.
Sucesso!
parece complicado mais não é...tenha paciencia e boa sorte.
CARLOS
VC FEZ A NATURALIZAÇÃO?TB QUERO FAZER MEUS PAIS SÃO FALECIDOS E MEU AVÔ QUE ERA PORTUGUÊS ,ME DÊ DICAS.GRATO JOÃO , JOONETO2011@HOTMAIL.COM.
Não fiz naturalização, estou fazendo por Atribuição. Aqui na Comunidade, no GUIA DE AJUDA, tem todas as informações que precisa, desde como conseguir a certidão de baptismo/nascimento do português, até os documentos brasileiros que vai precisar( AQUISIÇÃO=NATURALIZAÇÃO), dê uma olhada lá pois existe uma lista. Em alguns consulados, como o de São Paulo e Rio de Janeiro, aceitam o pedido de nacionalidade( já com todos os documentos prontos) ou se envia o pedido por correspondência para a Conservatória dos Registos Centrais(CRC). É recomendável ler as dicas que constam no GUIA DE AJUDA e ir postando as dúvidas para quem souber ir ajudando.
Boa sorte!