Dúvida em relação a nacionlidade negada!

Minha avó recebeu a nacionalidade portuguesa, atribuída por naturalização, através de seus avós portugueses e já falecidos, em junho de 2011. 
Em posse dos documentos portugueses (cartão do cidadão e passaporte), meu pai entrou com o "requerimento de atribuição de nacionalidade portuguesa". Após um mês, ele recebeu a devolução dos documentos com o pedido negado, a carta diz o que segue:
"O requerente não tem direito a pedido de nacionalidade portuguesa, uma vez que a nacionalidade de sua mãe, foi-lhe atribuída por naturalização (art. 6, n. 4, da lei 37/81), no dia 14 de junho de 2011".
Logo abaixo, ainda consta a seguinte informação:
"Conforme a referida lei, somente têm direito a nacionalidade portuguesa os filhos nascidos após a data da atribuição da mesma".

O que devemos fazer? Existe ainda outra forma de meu pai conseguir a nacionalidade? Eu, enquanto neta, posso pedir a nacionalidade sem que meu pai tenha pedido a dele?
Obrigada

Comentários

• ele tem a chance de obter a nacionalidade , desde que resida em portugal formalmente , nao sei se tem algum prazo a cumprir nesta morada , mas do jeito que aconteceu , realmente ele não tem o direito , e nem vc...
  • Realmente, por descendência vocês não têm direito. Quem pede cidadania por naturalização é considerado português a partir da data que foi concedida a cidadania. Só quem nascesse após essa data teria direito.

Para você e seu pai terem cidadania portuguesa, é necessário morar em Portugal.
  • Obrigada pelas respostas.
    Voces tem certeza que eu como neta nao posso pedir a cidadania, ja que a minha avo agora é portuguesa?! Obrigada 
  • Poderia se ela tivesse pedido por Atribuição. Quem recebe a cidadania por Atribuição é considerado português desde o nascimento. Nesse caso, sua avó seria portuguesa de nascença e todos os seus filhos seriam considerados filhos de português.

Como já foi dito, o cidadão por naturalização é considerado português a partir do momento que recebeu a cidadania. Nesse caso, sua avó teve os filhos antes de ser portuguesa. É como se eles fossem filhos apenas da "sua avó brasileira".
  • Realmente, nem seu pai nem voce tem direito por descendencia, como ja foi bem explicado nos topicos acima.
  • ....Mt triste isso....eu pensei q tb teria direito....e meu pai pode pedir por ser bisneto de portugues?! Obrigada
  • Tambem nao, Julia,
  • SOMENTE RESIDINDO LEGALMENTE EM PORTUGAL
  • Eu sei q o caso de bisnetos conseguirem a naturalização já foi discutido varias vezes aqui e com resposta negativa....mas deixa eu perguntar, no caso de um bisneto que MORE em Portugal legalmente quanto tempo de residencia é necessario para se naturalizar? 6 anos como para qualquer Brasileiro ou um tempo diferenciado ? Obrigado
  • O processo de naturalização seria o mesmo que para qualquer brasileiro.
  • Existem dois tipos de pedidos de nacionalidade , Atribuição( português ao filho) e Aquisição que é aNATURALIZAÇÃO( português ao neto). A ATRIBUIÇÃO pode ser passada para os descendentes sem problemas. AQUISIÇÃO que é a NATURALIZAÇÃO não pode ser passada livrimente, em tese, para os descendentes. Os argumentos são que neste caso de NATURALIZAÇÃO o descendente( neto)  não recebe a nacionalidade pelo critério do Direito de sangue( como é na ATRIBUIÇÃO), recebe por uma concessão  se o requerente possuir outros requisitos .  Infelizmente não tem o direito.

ARTHUR: Se um bisneto morar em Portugal pode requerer pela condição de bisneto, ou como qualquer estrangeiro.

Olhe neste endereço do IRN:
    "     Aos
    estrangeiros maiores ou emancipados à face da lei portuguesa, que
    residam legalmente no território português, há pelo menos seis anos
    ,
    desde que conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham
    sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de
    crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três
    anos, segundo a lei portuguesa, mediante requerimento dirigido ao
    Ministro da Justiça – artigos 6º n.º 1 da Lei da Nacionalidade e 19º do
    Regulamento da Nacionalidade."

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da3532/

• Putz....mt obrigada por todas as respostas. Sabem me dizer nesse meu caso qual é o tempo de residencia em Portugal para conseguir a nacionalidade? Obrigada novamente.
  • Julia

Eu moro em Portugal.

Digo pra vc com toda certeza!

Vc não tem direito a cidadania portuguesa. Isso vc já sabe.

Vc não tem direito a residência em portugal, por ser descendente de portugues.

Se vc for ao SEF (onde se da entrada na residência), e falar que é descendente de portugues, e pedir a residência vc por este motivo, vc recebera um NÃO como resposta.
    E ai vão mandar vc dar entrada na cidadania no registro centrais. Como vc já sabe q não tem direito vc vai retornar a estaca ZERO.
    Vc só pode dar entrada na cidadania se for filho(a), ou neto(a).

ATENÇÃO: So tem direito a residência portuguesa os brasileiro que tenha contrato de trabalho ou pague a segurança social por recibos verdes!!!!

Depois de esta aki em portugal, com a residência em mãos, vc depois de 6 anos de residência podera dar entrada no seu pedido de cidadania portuguesa, por tempo de residência e nunca por ser descendencia portuguesa.
  • Vim pra Portugal hoje é o maior erro!!!
    Hoje não tem trabalho nem pra que tem documento, imagina para quem não tem, vai perder tempo e dinheiro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.