Ajuda
Boa tarde Pessoal, moro no Rio de Janeiro e pretendo dar início a minha solicitação de cidadania Portuguesa. Na segunda-feira passei pelo consulado e me indicaram o site para tirar as minhas eventuais dúvidas...pois bem, li inúmeras vezes e achei tudo muito complicado. Vcs conseguiram me ajudar?
Seguem as informações iniciais:
Sou neto (por parte de mãe) de um português já falecido. Ele nasceu em 1920, na freguesia de Abedim, conselho Monção, distrito de Viana do Castelo. Não possuo a sua certidão de nascimento apenas a sua inscrição no Consuldado Geral (na sua chegada ao Brasil em 1940), sua certidão de casamento no Brasil (minha avó era brasileira) e a sua certidão de óbito. Tanto o casamento quanto o seu óbito não foram averbados em Portugal.
Tendo por base essas informações, vocês conseguiriam me ajudar a dar início essa minha saga? O que preciso levantar? A sua certidão de nascimento? Eu consigo solicitá-la por aqui?
Desde já agradeço aos moderadores a excelente idéia da criação de uma comunidade específica sobre esse assunto.
Marcelo Lobato
Seguem as informações iniciais:
Sou neto (por parte de mãe) de um português já falecido. Ele nasceu em 1920, na freguesia de Abedim, conselho Monção, distrito de Viana do Castelo. Não possuo a sua certidão de nascimento apenas a sua inscrição no Consuldado Geral (na sua chegada ao Brasil em 1940), sua certidão de casamento no Brasil (minha avó era brasileira) e a sua certidão de óbito. Tanto o casamento quanto o seu óbito não foram averbados em Portugal.
Tendo por base essas informações, vocês conseguiriam me ajudar a dar início essa minha saga? O que preciso levantar? A sua certidão de nascimento? Eu consigo solicitá-la por aqui?
Desde já agradeço aos moderadores a excelente idéia da criação de uma comunidade específica sobre esse assunto.
Marcelo Lobato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
t
Travei na escolha do tipo de Certidão (primeira combo box - Passo 2 de 3 Inserção de Dados). Devo escolher qual opção: Narrativa, Cópia Integral ou Modelo Internacional (para o estrangeiro)?
tua mãe ainda é viva? vais fazer a nacionalidade dela ou vais fazer a tua direto do teu avô?
Jorge, a minha mãe está viva, contudo não faço questão de pedir a dela. O que vcs me aconselham, solicitar a dela e depois a minha ou diretamente a minha? Historicamente qual é a mais rápida/fácil?
Abçs
Em pararelo ao envio da certidão de nascimento, quais são os documentos que ainda precisarei levantar? Algum mais referente ao meu avô? Tenho que averbar o casamento e o seu óbito?
18.2. Atribuição da nacionalidade.
•Certidão de Nascimento da interessada (original) – emitida há menos de seis meses. Deverá ser autenticada na Divisão Consular do Ministério das Relações Exteriores brasileiro;
•Certidão de Nascimento do pai portugues (cópia) – emitida há menos de seis meses, devendo o casamento já estar averbado;
•Certidão de Nascimento da mãe brasileira (cópia). Não é necessário autenticar a cópia e nem precisa de ter sido emitida há menos de seis meses. Deve contudo ser legível. Em alternativa, poderá apresentar fotocópia da Carteira de Identidade;
•Comprovativo de residência (original) em nome do requerente: factura de água, luz ou telefone, dos três últimos meses;
•Fotocópia da Carteira de Identidade do requerente (frente e verso na mesma página) autenticada em Cartório. Deverá trazer também o Cartão de Assinaturas ou Sinal Público do Cartório;
•Impresso - modelo fornecido pela Secção Consular.
copia identidade tua mãe autenticada e legalizada no consulado
formulario 1c preenchido e assinado pelo requerente (mãe) tem que ser assinado presencialmente no consulado
link do 1c: (imprime colorido a 1 e a 2 , frente e verso na mesma folha
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a
essa resposta da cibele em outro topico serve para tua ultima pergunta, as vezes eles podem pedir a averbação do casamento e do obito e as vezes não.
Cibele
se o declarante do nascimento da sua avo foi o portugues, nao precisa de transcricao, MAS, ultimamente, a CRC tem implicado quando os pais do requerente foram casados, e tem pedido a transcricao, o processo para ate que esta seja feita, ou, pode ser que nao pecam, nao da pra saber, mas fica um alerta que existe essa possibilidade.
Tenho mais uma dúvida: Como e aonde eu faço o pagamento dos 175 euros?
"...Coloque os documentos em envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros. Leve um documento do interessado para que emitam o vale (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque o recibo original dentro do envelope e guarde uma copia.
Envie o envelope por SEDEX MUNIDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal."
Valeu, vou correr atrás das autenticações dos documentos a enviar.
Galera, enviei ontem toda a documentação para Portugal...agora é aguardar!!
Enviei toda a documentação necessária em setembro do ano passado e até o momento não obtive qualquer retorno. Isso é normal? Onde e como eu consigo alguma notícia a respeito do andamento do processo?
Obrigado pela ajuda,
Lobato
00(XX) 351211544475 crcentrais.nacionalidade-e@dgrn.mj.pt
Ao ligar para o tel que a Denise indicou, confira se o valor do emolumento ainda é de 175 euros, pois acho que aumentou para 200 euros.Isso acarretaria uma pendencia no seu processo oque demandaria mais tempo para a conclusão.Isso é de fácil solução bastando mandar a diferença, do mesmo jeito que na forma anterior.
Abraços
Carlos