Ajuda com notificação recebida da Conservatória

Pessoal, recebi uma notificação da CRC e não sei ao certo como resolver. Vamos lá:

Eram dois pontos a serem observados. Um dizia respeito ao averbamento do casamento e óbito, o que já foi solucionado. Quando foi entregue o comprovante de que as transcrições tinham sido concluídas, a pessoa (tudo foi feito pessoalmente) no balcão disse que havia outra pendência. Vejamos o que está escrito:

"Acresce ainda que da certidão de nascimento apresentada, consta que V. Exa. é neta paterna de Joao de Oliveira Pìnhal e materna de Joao Frade, sendo que do registro de nascimento respeitante a seu pai, consta que é filho de Joao D´Oliveira Junior" e sua mãe, filha de Joao Antonio Frade.
Cumpre-nos esclarecer que a correlação e coincidência de dados entre os documentos apresentados são relevantes para a análise do processo, pelo que se solicita se digne suprir as referidas deficiências"

Nesse ponto, vale dizer que esses dois parágrafos encerram uma carta de duas páginas que falam essencialmente da averba~cao de casamento/óbito.

Agora não sei bem como proceder. Quando no final da carta (transcrito acima) falou-se em deficiências, subtende-se tanto a transcrição quanto essa questão de sobrenomes. Mas ao mesmo tempo a pessoa diz que a coincidência de dados é relevante para análise do processo.

Retificar certidão aqui é caro e demorado, e a filha do português em questão tem já 83 anos... A
Alguém pode ajudar?

Comentários

• Tem q se fazer a retificação nas certidões!!!!!!

Para se ter uma ideia, uma amiga deu entrada na cidadania dela pelo casamento.

Agora depois de 4 meses, o processo paro a certidão de nascimento dela esta faltando o I no nome do pai.

Francsco o certo é Francisco.

Vai ter q pedir outra certidão de nascimento.
  • Tudo indica que o Alexandre esteja com a razão.

Parece que as transcrições/averbação do casamento e óbito nem foram concluídas, por erro os nomes dos ascendentes.
    Também acho que a solução é trocar sua certidão. O problema é conseguir ajustar os nomes de seus avós.
    Merece um estudo mais apurado pra ver o caminho mais curto...
  • Pois é isso mesmo que busco: o caminho mais curto! A averbação foi feita e está ok! Estou enviando amanhã o pedido de nacionalidade para o Consulado de SP. Se aceitaram para averbar, pq não aceitariam agora? Mas nào quero dar vitória antes da hora, e por isso já penso em escrever a ação retificadora (sou advogado), mas será que haveria outro caminho???
  • Não existe outro caminho.

Quem faz o processo de cidadania é os Conservatória de Registro centras, só faz isso!

Processo de averbamento e óbito é com a Conservatória de registro civil, onde foi feito o assentamento de nascimento.

São 2 registros diferênte, e processos diferente.

Só para a malta se atualizar, Portugal esta sendo avisado (Advertido) por parte da União europeia, a respeito das suas naturarizações, da forma negativa, q isso traz a união europeia, já que o cidadão sendo naturarizado pode trabalhar em qualquer paiz da ue.

Lembrando q existe varios tipos de processo p/ se naturarizar portugues.

Ou seja o cerco esta se apertando, e isso tras cada vez mais dificuldades no processo, então se tiver faltando uma letra q for o processo cai em pendência.
  • Sim, vc esta coberto de razão. E a UE também! Já enviei os documentos ao consulado. Eles são super rápidos se forem negar. Se negarem, vou iniciar a açao de retificaçao!

O que me coloca numa situação complicada perante os parentes é explicar como eu consegui a minha cidadania, pela mesma origem, e eles não conseguem.

Parece que é má vontade minha...mas enfim...isso foi só um desabafo.

Porque não migramos essa comunidade para o facebook?
  • Bem Raphael...

Eu ia sugerir exatamente isso, entrar pelo consulado.
    Tive problemas com a averbação pelo consulado. Era o casamento e morte de meu avô. Eles implicaram com o nome de minhas bisavós. Nas certidões de nascimento de meus avós o nome das mães, no registro português, era Laura Abília e Beatriz Augusta. Já na certidão de casamento de meus avós, aqui no Brasil, aparecia Laura Abília Tavares e Beatriz Augusta da Silva. Usei o argumento de que os cartórios brasileiros estavam corretos e que não poderíamos retificar. Na época, antes do código civil português, a certidão de batismo é que era o documento legal. Nela, a igreja batizava apenas pelo nome. O sobrenome era da família e vinha depois. Consegui as certidões de batismo de 1872 e enviei como prova. Deu certo. Fizeram a averbação e a posterior nacionalidade de meu pai.
    Provavelmente o consulado esteja mais fácil de passar que a CRC. Vi em outro tópico que essas pequenas imperfeições são toleradas.
    Acho que também vou entrar com o pedido da minha por lá.
    Boa sorte!
    Mantenha-nos informados.
  • Só para esclarecer.

Se o consulado fizer o processo o CRC, não da pra tras.

Pq o consulado esta assumindo a responsabilidade do processo.

O crc só coloca no sistema.

Se o consulado aceitar o problema estara resolvido!
  • Sim, mantenho todos atualizados. Só pontuando que o consulado fez, mês passado, a averbação do casamento e do óbito dos portugueses, com todos os detalhes que a CRC encrencou.

Acho que até semana que vem devem me posicionar sobre o assunto. Aviso assim que tiver notícia!
  • Fiquei de atualizar a situação. Pois aqui no Consulado de São Paulo consegui registrar minha tia como portuguesa, sem eles questionarem uma vírgula, enquanto em Portugal, pela CRC, o processo se arrastava para o segundo ano....

De modo que se alguém tem dúvidas sobre qual caminho usar, indico o do Consulado.

Abraços!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.