Busca por Freguesia e Conselho - Trás-os-Montes AJUDA!!

13

Comentários

  • @Liane, tive essa mesma interpretação e fiz a pesquisa nos registros paroquiais da freguesia de Vinhais de meses antes da data de nascimento e meses posteriores e não o localizei, a menos que os registros não estejam completos, dificilmente estará naquela freguesia. Para garantir, cadastrei solicitação de pesquisa para os arquivos distritais de Bragança considerando a freguesia de Vinhais. Cadastrei após as intensas pesquisas desse final de semana, uma vez só recebi o prontuário sexta feira em 27/12/19.
  • @James, a data de nascimento é em 1894 ou 1896?
    Tem 2 posts com datas diferentes.
    procure pelo tombo.pt todas as freguesias de Vinhais. Dá trabalho, mas, como você tem a data exata, fica mais fácil. Lembre-se de que o registro nem sempre era feito na data do nascimento!! o ideal é procurar nos meses posteriores.
  • JamesJames Member
    editado December 2019
    @Liane a data de nascimento 1896 foi a informação da família, a informação 1894 é da certidão de casamento e também da declaração para a delegacia da polícia para fins de obtenção de RG.

    Já fiz pesquisas nas oito freguesias que possuem registros de 1894, no total são 45 freguesias em Vinhais sendo que as outras 37 não possuem registros de baptismo com todas as datas, assim ela pode ter nascido numa dessas freguesias onde só a registros digitalizados no período de 1700-1800 por exemplo. Pela minha pesquisa acredito que ainda não digitalizados todos os registros.
  • James,

    é a passageira 37? A idade é 24 anos.
    Deve ser esta com o passaporte 409, emitido em 21/03/1914 (tif 75):
    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289826

    A freguesia é Pinheiro Novo e o concelho Vinhais, a mãe é Amélia da Cruz, deve ser pai incógnito. Então o ano de nascimento seria 1889/90.
  • @Guilherme, já mandei o Distrito e o Concelho, sem freguesia, em um pedido. Demorou 1 semana, mas consegui a certidão.
  • @Guilherme

    Minha avô e o irmão declaram no Brasil ter pai, João Diegues e inclusive utilizaram esse sobrenome, e a idade parece ter reduzido por uns 4 anos, com toda essa diferença de informação uma retificação nos documentos seria difícil de o cartório aceitar, não é mesmo? mas está parecendo que isso mesmo.
    Outro detalhe na freguesia de Pinheiro Novo não há certidão de baptismo digitalizada para conferir.
  • @James, peça uma busca ao Arquivo Distrital. Coloque em Observações todas as informações que você tem
  • @Liane Já fiz isso, omitindo a freguesia e vou procurar detalhes sobre a Maria da Glória para descobrir se há algum registro dela no Brasil ou se é minha avó.
    obrigado a todos.
  • Caros(a),

    Por favor, me ajudem nessa busca:

    Eu procuro a certidão de batismo do meu trisavô. Já procurei em vários órgãos no Brasil, mais infelizmente sem sucesso.

    Eu mandei e-mail para Torre do Tombo, mais também não obtive retorno. Eu entrei em contato com o AD Vila Real, e não consigo entender a mecânica do site.

    Segue os dados:

    Nome: Antônio Lucas
    Filiação: José Lucas e Maria de Queiroz
    Local: Trás os Montes

    Desde já agradeço quem puder ajudar!
  • Pessoal , bom dia!

    Estou com um caso parecido com o que abriu este post, em busca dos documentos do meu bisavô.

    Nome: Herminio Lopes

    Nascimento: 25/12/1901

    Pai: Francisco Lopes

    Mâe: Maria Conceição Lopes ou Maria da Conceição Lopes

    Veio para o Brasil com aproximadamente 4 a 8 anos de idade, meu vô não sabe ou não se lembra ao certo da idade.

    Provavel Local de Nascimento: Trás os Montes (sei que é uma macro região, não sei freguesia e nem concelho)

    Conseguem me ajudar?

  • @caiovictoradm

    Será o cartão de imigração do Hermínio? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-Q3F3

    Sabe se tinha irmãos e os nomes?

    Sabe nome do conjuge e filhos?

    Onde Hermínio se fixou (Cidade)?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Muito obrigado!

    Conjuge: Maria Victória Melite

    Irmãos: Sabemos que tem uma chamada Duzinda

    Filhos: José Lopes (meu vô), Francisco Lopes, Rosa (ou Maria Rosa), Osvaldo Lopes, Joana Hiolanda Lopes (viva), Diolinda Lopes

    Cidade que se fixou: São Paulo, o documento que me encaminhou parece muito ser o dele, pois a rua (na verdade depois virou nome do bairro) é o lugar onde toda a família se fixou e está lá até hoje.

    Acabo também de pegar mais uma informação com a minha tia avó, ela disse o nome do lugar de Parada do Pinhal, porém acho que é Parada do Pinhão.

    Local de onde é originário: Vila Real, Sabrosa, Parada do Pinhão.

    Novamente, obrigado.

  • Não sei por onde começar a procurar


    Olimpia Ferreira da Silva nasc 15.03.1898 em Bragança, Conselho de Carrazeda de Ansiães

    pais Antonio Ferreira da Silva e Maria da Conceição Ferreira da Silva

    Casou em torno de 1911 com treze anos em Tras os Montes

    com seu primeiro esposo Manoel Rodrigues Lima nasc por volta de 1881 e faleceu em 11.06.1038

    pais Afonso De vello e Rosa Rodrigues Lima

    agradeço que puder dar dicas para localizar.

  • @alexandrejose

    Boa tarde,

    Quem são essas pessoas que vc mencionou?

    Com esses dados, vc pode pedir copia autenticada do assento de ambos no Arquivo Distrital.

  • LilyLily Member

    Olá a todos!

    Estou à procura da Certidão de Batismo de ANTÔNIO GOMES FILHO, nascido em 24/04/1907, em Portugal, no Distrito de Vila Real, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, filho de Antônio Manoel Gomes e Maria das Dores Gomes.

    Em contato com o arquivo Distrital de Vila Real, foi-me informado que os registros de Batismo do ano de 1907 do Concelho de Vila Pouca de Aguiar ainda estão na Conservatória de Vila Pouca de Aguiar. Contudo, em contato com a referida Conservatória, foi-me esclarecido que preciso informar o nome específico da Freguesia (a qual desconheço), já que não há pessoal suficiente para fazer pesquisas em todas as Freguesias integrantes do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

    Algum de vocês teria ideias ou sugestões que possam me ajudar em minha busca?

    Agradeço!

  • Podem me ajudar? Possuo a informação de ser de Leiria mas não localizo a freguesia.


    Dados:

    Nome: Maria Domingues

    Data de nascimento: Na carteira de identidade do estrangeiro consta 08/06/1902

    Chegada em Santos em 02/01/1912 (info também da identidade do estrangeiro)

    Nome de casada: Maria Domingues Droppa

    Naciolidade: Leiria - Portugal

    Filiação: Manoel Domingues e Maria de Jesus

    Data do óbito: 03/09/1987, em São Paulo, Brasil

    Cônjuge: Basilio Droppa (casaram no Brasil)

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @gdzelli

    Irmão de maria?

    O dono do passsporte abaixo possui os mesmos pais, com um erro de leitura por quem fez o registro eletrônico (Domingues x Domingos).

    Entretanto, a naturalidade não é de Leira.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    12730 Manuel Maria Domingues Vagos Vagos Manuel Domingos Maria de Jesus &bnsp; &bnsp;&bnsp;

    Boa sorte!

  • Boa tarde.

    Estou em busca do assento de nascimento do meu bisavô. Ele nasceu entre 1888 e 1893 (provavelmente no mês de maio), chegou ao Brasil entre 1906 e 1912. Casou-se no Brasil com uma portuguesa da Figueira (Mogadouro) em 1914. Os dados, e variações, que temos dele em todos os documentos são:

    Nome: Francisco Maria Martins

    Pai: José Martins ou José Martins Vallerio (tendo as variações Jozé e Valerio)

    Mãe: Maria Candida de Jezus (ou Maria de Jezus ou Maria Candida)

    Natural de: Trás-os-Montes


    Temos a informação de uma prima chamada Candida Juliana dos Santos (ou Candida Juliana dos Santos Pacheco, este provavelmente nome de casada) e que possivelmente vieram para o Brasil juntos acompanhados de duas filhas menores de Candida: Ermesinda e Alberta.

    No Brasil ele casou com outra filha de Candida Juliana, a Maria das Dores Pacheco (no Brasil o nome dela se alterou para Maria de Deus) que veio antes com o pai, Albino dos Santos Pacheco. A mãe de Candida Juliana se chamava Isabel Maria e o pai era incógnito.

    Se alguem puder me ajuda a identificar a freguesia e concelho onde ele nasceu, procuro o assento nos livros paroquiais.

    Agradeço.

    Carolina

  • @carolinamello

    Pessoas com o sobrenome "Valério" de Trás-os-Montes (atuais Distritos de Vila Real, Bragança e partes de Viseu e Guarda):

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    25691 Luís Afonso Grêlo Alijó Alijó Luís Afonso Valério Ana Gonçalves Grêlo Agricultor 41 Santos Casado

    43344 José Lustriano Tabuaço Tabuaço António Valério Sem Indicação Trabalhador 40 Rio de Janeiro Casado

    63881Francisco Gonçalves ValérioAlijóAlijóManuel Gonçalves Valério&bnsp;Negociante51Rio de JaneiroCasado

    66090João FerreiraCastro DaireCastro DaireJosé Ferreira ValérioMaria do Carmo AmaralAgricultor24Rio de JaneiroSolteiro

    125551Cláudio ValérioSenhorimNelasFrancisco Espírito Santo ValérioMaria TomásiaBarbeiro49Rio de JaneiroCasado

    200041Manuel Monteiro TristeCinfãesGaiaFrancisco ValérioMaria MonteiroProprietário52Rio de JaneiroSolteiro

    203310António José De BarrosAlijóPortoJoaquim Valério NovoMaria HenriquetaBarbeiro39Rio de JaneiroCasado

    249959Adelaide Valério PintoChavesPortoAntónio Luís ValérioAdelina Cândida Pinto Dos SantosCostureira39Rio de JaneiroCasado

    378651António Mendes ValérioCanas de SenhorimNelasAntónio Mendes ValérioAna de JesusOperário34Rio de JaneiroCasado

    393008João Batista ValérioAlijóAlijóNarciso Cardoso ValérioMaria VitóriaCarpinteiro42SantosCasado

    Eu, se fosse você, me concentraria na freguesia de ALIJÓ (concelho homônimo, Distrito de Vila Real).

    Informe o local do desembarque, por favor.

    Os citados acima são possibilidades.

    Vc procura por um "Francisco Maria filho de José Valério".

    O mencionado a seguir é um José Maria filho de Francisco Valério.

    210749 José Maria Alijó Alijó Francisco Valério &bnsp ;Trabalhador 27 Pará Solteiro

    Tb verfiquei o sobrenome "Valério" em Aveiro.

    Espero ter ajudado

  • LilyLily Member

    Bom dia!

    Estou à procura da Certidão de Batismo de ANTÔNIO GOMES FILHO, nascido em 24/04/1907, em Portugal, no Distrito de Vila Real, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, filho de Antônio Manoel Gomes e Maria das Dores Gomes.

    Em contato com o arquivo Distrital de Vila Real, foi-me informado que os registros de Batismo do ano de 1907 do Concelho de Vila Pouca de Aguiar ainda estão na Conservatória de Vila Pouca de Aguiar. Contudo, em contato com a referida Conservatória, foi-me esclarecido que preciso informar o nome específico da Freguesia (a qual desconheço), já que não há pessoal suficiente para fazer pesquisas em todas as Freguesias integrantes do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.

    Algum de vocês teria ideias ou sugestões que possam me ajudar em minha busca?

    Ficarei muito agradecida!

  • @Lily , creio que você mesma terá que procurar nas freguesias! https://tombo.pt/m/vpa

  • @Lily

    qual a sua relação com o António Gomes Filho?

  • LilyLily Member

    Olá, Guilherme!

    O Antônio Gomes Filho foi casado com a minha avó (em 1929), antes do nascimento da minha mãe (filha de outro relacionamento não oficializado). Entrei em contato com o registro Central em Lisboa e foi-me informado que, primeiro, precisamos averbar o casamento deles, para, em seguida, registrarmos a nacionalidade da minha avó (adquirida pelo casamento com o Português), depois, a da minha mãe e, por fim, a minha.

  • @guimoss


    Ele desembarcou em Santos entre 1906 e 1912. Em março de 1912 ele tirou a "Carta de Cocheiro" em São Paulo. O sobrenome Vallerio do pai dele aparece apenas na certidão de óbito.

    Vou seguir seu conselho e procurar em Alijó e Aveiro... já um começo.


    Agradeço pelas sua ajuda e informações.

    Carol

  • @carolinamello

    Imaginei que já tinha visto o que responderam no site do geneall. Ao que parece sua família é da freguesia de Vale de Porco.

  • @carolinamello

    Batizado como Francisco de Paula, em 03/09/1887, assento nº 11, nascido em 24/08/1887, na freguesia de Vale de Porco, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança (tif 348):

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1212445

  • LilyLily Member

    @Guilherme Moreira

    Respondendo à sua pergunta sobre o meu parentesco com o Antônio Gomes Filho, informo que ele foi casado com a minha avó (no Brasil, em 1929), antes do nascimento da minha mãe (filha de outro relacionamento não oficializado, nascida quando minha avó já estava viúva do Antônio).

    Entrei em contato com o registro Central em Lisboa e foi-me informado que, primeiro, precisamos averbar o casamento deles, para, em seguida, registrarmos a nacionalidade da minha avó (adquirida pelo casamento com o Português), depois, a da minha mãe e, por fim, a minha.

  • @Guilherme Moreira

    Não tenho como expressar toda a minha gratidão! É ele mesmo.

    Muito obrigada.

    Acabei de verificar no geneall :D

    Carol

  • LilyLily Member

    @Leticialele

    @Guilherme Moreira

    Olá, Letícia, Guilherme e demais colegas do fórum!

    Agradeço pelas dicas, contudo os registros do Arquivo Tombo referentes ao Concelho de Vila Pouca de Aguiar não abrangem o ano de 1907 (em que nasceu o marido da minha avó, Antônio Gomes Filho).

    Tenho a informação de que ele chegou ao Brasil em 1908, com um ano de idade, acompanhado pelos pais dele, Antônio Manoel Gomes e Maria das Dores Gomes. Já solicitei o Prontuário do Estrangeiro no Arquivo Nacional do Rio, mas ainda aguardo a resposta.

    Vocês teriam outras dicas de como posso obter a certidão de nascimento dele?

    Abraços!

  • Estou tentando achar a data de nascimento e freguesia de Luciano Gonçalves de Brito.

    Achei o passaporte via cepese, mas não sei os demais dados. Será que consigo pedir no civil online sem as demais informações?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.