Me ajudem, por favor! Inteiro Teor!

Olá, pessoal!
Já estou a um ponto de desistir. Cada hora é um obstáculo.

Para averbar, vou precisar retificar nomes da certidão de casamento de meus avós e de nascimento da minha avó. O cartório no interior de Minas enrolou e enrolou e agora que finalmente o juiz liberou a retificaçao, o cartorio me informa que para eu ter inteiro teor (sendo que eu ja havia comentado que queria de inteiro teor desde o princípio), preciso de autorizaçao do juiz.

Primeira pergunta: para averbar, preciso mesmo de inteiro teor das certidoes de casamento dos meus avós e do nascimento da minha avó??

Segunda pergunta: esse pedido de autorizaçao judicial pode passar pro cartório pra eles resolverem isso ou eu novamente terei de contratar um advogado para levar diretamente ao fórum pro juiz liberar?

Por que eles nao avisaram isso antes? Aff! Gasto meu dinheiro, paciencia e viagem aqui pra Minas. E agora vai entrar na pilha dos processos do juiz e eu ficar mais trocentos meses aguardando.

Obrigada e desculpe o desabafo.

Comentários

• Liza,
    alguns cartorios so emitem certidao de inteiro teor com autorizacao de juiz, eles mesmos devem pedir essa autorizacao, nao precisa de advogado, e pode demorar de 15 dias a 3 meses, talvez o cartorio possa te dar alguma informacao a respeito do prazo.
    E nao tem jeito, todos os processos precisam de certidao de inteiro teor.
  • Apenas retificando um ponto da informação da Cibele, aqui no estado de SP, alguns cartórios demoram menos de 5 dias entre o processo de solicitar a autorização e já emitirem a certidão de inteiro teor.
  • A certidao de inteiro teor que pedi aqui em MG tambem foi preciso autorização de juiz, mas levou 1 semana para finalizar tudo.
  • Acho que varia de cartorio a cartorio, pois a minha em SP-SP demorou 30 dias. Vai saber!
  • o que acontece é que em cidades grandes demora mais que em cidades pequenas, pelo menos minha experiência foi assim.

a certidão em inteiro teor do meu pai solicitada no cartório em SP Capital demorou 30 dias, pois eles aguardam a autorização do juiz para só depois preparar a inteiro teor.

já no interior do estado (Taubaté - SP), solicitei a minha certidão de nascimento em inteiro teor numa 6a-feira e na 2a-feira seguinte já estava pronta, para minha surpresa. aí perguntei por que no interior era rápido e na capital demorava, e a mulher do cartório disse que, pelo menos em Taubaté, eles podem preparar a certidão ao mesmo tempo em que solicitam ao juiz a autorização, porque depois o juiz emite a liberação e eles arquivam (ou algo do tipo).

segundo ela, em SP Capital são muitas pessoas para apenas 1 fórum (se não me engano) e por causa do volume de solicitações eles não arriscam liberar a inteiro teor sem a autorização do juiz.
  • Conforme já postaram anteriormente, o pedido é feito no próprio cartório, e dão o prosseguimento até chegar ao Juiz. A maioria tem um formulário de preenchimento. A depender do Estado do Brasil o pedido ao Juiz  pode ser  obrigatório .Sucesso!
  • Oi, pessoal! Muito obrigada pela ajuda!! Vcs sao otimos!!!

Estou com outras dúvidas:

1- Vou solicitar o inteiro teor de várias certidões da família, inclusive da minha mãe. (filha do português). O nome da minha mãe tem que ser de casado ou de solteiro (conforme consta na certidão de nascimento dela).

2- E nós devemos pagar do nosso bolso esse custo ou é o cartório que faz? (no caso do pedido ao juiz, porque a mulher do cartório insinuou de despesas para ir até o fórum). A certidao eu sei que tenho que pagar, digo do processo pro juiz autorizar.

3- Com relaçao as correçoes de grafia, tb sao gratuitas? Tipo de erro: substituiçao de sobrenome...... esta tudo trocado. Esse tipo de erro eu que tenho que pagar? Porque a mulher do cartório disse que esse tipo de erro é coisa minha. Eu achava que erro é erro,ne? Ela disse que antigamente as pessoas davam nome errado da hora de registrar e que isso nao seria culpa do cartorio.

5- ina certidao de nteiro teor esta escrito que eh inteiro teor?

Obrigadaaaaa!
  • Liza,
    Um momentinho...
    Se ha erros nas certidoes que nao sao culpa do cartorio, voce tera que fazer retificacao judicial de todas as certidoes envolvidas nos futuros processos de cidadania.
    Antes de pedir as certidoes em inteiro teor e gastar com elas, verifique bem que tipo de retificacao tera que fazer. Se for a judical, voce precisara contratar e pagar um advogado.
    Vou dar um exemplo: na minha certidao aparecia o nome errado da minha avó materna. Acontece que meus pais tinham casado no mesmo cartorio onde eu fui registrada e na certidao de casamento deles aparecia o nome correto. Comprovou-se entao que o erro foi do cartorio e este fez a retificacao sem me cobrar.

Na certidao em inteiro teor vem escrito acima Inteiro teor. Nesse tipo de certidao deve aparecer o casamento, óbito, divorcio e/ou qualquer averbamento feito no livro onde a pessoa esta registrada. Pergunte antes de tirar a certidao se os atos mencionados estao averbados.
  • Muito obrigada, Denise!! Vou seguir o que você falou!!
    Abração
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.