Transcrição e averbação de casamento
Karoline
Member
Olá, sou bisneta de português, sendo que as atribuições serão: do meu bisavô português, para minha avó, para a minha mãe, e para mim.
Meu bisavô nunca se casou com minha bisavó, porém ele foi o declarante do nascimento da minha avó. portanto, entendo que a transcrição do casamento dele não precisa ser feita, e nem preciso enviar documento algum da minha bisavó para Portugal, estou correta?
A primeira transcrição que terei que fazer é a da minha avó com o meu avô. Devo fazer esta transcricão no mesmo momento da solicitação da atribuição da minha avó? Ou faço quando for fazer a atribuição da minha mãe?
Tem um detalhe: A minha avó se separou do meu avô, depois ele faleceu, e hoje minha avó é casada com outro homem. A certidão de casamento que devo enviar é a do primeiro casamento, com o meu avô, certo? Terei que enviar a nova certidão de casamento com o segundo marido tamb? Pois na certidão de inteiro teor da minha avó com meu avô aparece que ela se separou, meu avô faleceu, e minha avó casou novamente...
Meu bisavô nunca se casou com minha bisavó, porém ele foi o declarante do nascimento da minha avó. portanto, entendo que a transcrição do casamento dele não precisa ser feita, e nem preciso enviar documento algum da minha bisavó para Portugal, estou correta?
A primeira transcrição que terei que fazer é a da minha avó com o meu avô. Devo fazer esta transcricão no mesmo momento da solicitação da atribuição da minha avó? Ou faço quando for fazer a atribuição da minha mãe?
Tem um detalhe: A minha avó se separou do meu avô, depois ele faleceu, e hoje minha avó é casada com outro homem. A certidão de casamento que devo enviar é a do primeiro casamento, com o meu avô, certo? Terei que enviar a nova certidão de casamento com o segundo marido tamb? Pois na certidão de inteiro teor da minha avó com meu avô aparece que ela se separou, meu avô faleceu, e minha avó casou novamente...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1. Os processos serão:
- atribuições: sua avó, sua mãe e sua
- transcrição de casamento: seus avós e seus pais
2. Se seus bisavós não se casaram, você não teria como transcrever um casamento que não existiu. Seu bisavô nasceu em que data?
3. Os documentos para transcrição de casamento podem ser enviados junto com os documentos para atribuição.
Recomendo o seguinte: encaminhar, dentro do envelope plástico do SEDEX, envelopes pardos com documentos para cada processo e não encaminhar muitos processos em uma só remessa (os correios podem extraviá-los).
4. Quanto à separação, não há problema, tendo em vista que seu avô foi o primeiro casamento dela. Obviamente, se você vai transcrever o casamento dos seus avós, a certidão de casamento é dos seus avós. A do segundo casamento não interessa ao processo.
5. Para que sejam feitas as atribuições toda a linha direta do português tem que estar viva.
Então posso enviar para Tondela a Atribuição de Minha Mãe ( filha de Pai Português que declarou em sua certidão de nascimento) + transcrição de casamento de minha Mãe e minha Atribuição ,em um só envio, resumindo seriam 2 atribuições e uma transcrição de casamento.
Desde já agradeço
não, Tondela só aceita receber 2 processos por remessa.
Envie: atribuição de sua mãe + transcrição do casamento de seus pais.
Quando ficar pronto, envie a sua atribuição.
OK , MUUUUITTTTO obrigado pela atenção e ajuda !!!
Consegui minha naturalização em março deste ano. Fiz todo o processo pelo Consulado do Rio de Janeiro. Agora que pretendo fazer o cartão cidadão, a atendente me informou a necessidade de, antes, atualizar meu estado civil. Já fui casado, divorciado e agora sou casado novamente. Resumindo: a atendente me disse que terei que averbar meu primeiro casamento, depois averbar o divórcio constituindo advogado em Portugal, em seguida averbar o segundo casamento e, somente depois disso tudo, expedir o cartão cidadão. Conversando com um amigo, ele me disse que embora seja casado e divorciado, não mencionou isso durante a entrevista no consulado. Conclusão: fez o cartão cidadão normalmente. Fiz um orçamento em com um advogado que trata disso em Portugal e ele me disse que cobra R$ 7.000,00 reais para averbar o divórcio, já que a averbação dos casamentos eu mesmo poderia fazer pelo consulado. Se eu fizer tudo com ele, o processo custará mais de 10 mil reais. Gostaria de uma orientação. Vale a pena deixar de mencionar que sou casado e expedir o cartão cidadão normalmente? Eu estaria cometendo alguma falta? A atendente do consulado me disse que era uma orientação do consulado a atualização das averbações dos casamentos e me parece que não é obrigatório.
Fico no aguardo de alguma esclarecimento.
Muito obrigado.
Artur
Você pode me ajudar,
Li acima que posso enviar para Tondela a Atribuição de Minha Mãe ( filha de Pai Português que declarou em sua certidão de nascimento) + transcrição de casamento de minha Mãe, em um só envio, resumindo seriam 1 atribuição e 1 transcrição de casamento.
Quais os documetos para transcrição do casamento uma vez que meu pai já é falecido?
Desde já agradeço.
A minha Mãe nasceu na conservatória de Celorico da Beira em dezembro de 1943. Posteriormente veio aos 7 anos para o Brasil, casando em 14 de fevereiro de 1979 com meu Pai ( brasileiro e já falecido ) residindo e vivendo até os dias de hoje no Brasil.
Solicito a ajuda de alguém para saber quais seriam as orientaçoes e os procedimentos a fazer para regularizar a situação de minha Mãe em Portugal. Quais documentos? E por onde começar?
OBS IMPORTANTE: A MINHA MÃE É PORTUGUESA, NATURALIZADA BRASILEIRA ( ESTÁ ESCRITO NA CERTIDÃO DE CASAMENTO )
Cordialmente ,
Sergio Araujo
crcentrais@dgrn.mj.pt ou
registos.centrais@irn.mj.pt
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/cr-centrais/
Obs: escreve-se registos mesmo
Acredito que minha Mãe possua sim a nacionalidade portuguesa, sem naturalização brasileira, pois verifiquei aqui no brasil pelo site do ministério da justiça e constatei que há uma negativa de naturalização brasileira. Enfim...irei aguardar a resposta do e-mail e irei gentilmente lhe pedir ajuda para iniciar o processo dela de regularização da cidadania portuguesa. Vou lhe pedir os passos e orientações para isso.
Agradeço muita sua ajuda e assim que tiver a resposta eu lhe falo VLAD Pen.
Obrigado.
att, Serginho
Tenho em mãos, para a transcrição de casamento do bisô português: a cópia da certidão de batismo dele, emitida por um cartório brasileiro no qual ele se casou, tenho também a certidão de nascimento de minha bisavó brasileira e a certidão de casamento deles.
Minhas dúvidas:
*será que eles aceitarão a cópia da certidão do português emitida no Brasil?
*que documentos tenho que colocar dentro do envelope para postagem?
*onde consigo o requerimento para transcrição?
*a filha do português pode assinar a transcrição e anexar uma cópia do rg?
Grata,
Andressa
1-Se for uma certidão emitida pelo Consulado ou por Portugal, as Conservatória aceitam.,do contrário acredito q não.
2 -Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros .
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório.
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e 4aCrc do Porto:
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
A filha do Portugues pode assinar o requerimento de transcriçao.
Coloque uma cópia do vale postal dentro do envelope.
Agora somente 1 de casa vez
O ACP não transcreve casamento
Sou o Serginho que postou a dúvida acima.
Tudo joia....então...em virtude daquela orientação que você me deu de enviar e-mail para lá, eu fiz isso, entretanto há mais de 2 semanas e não houve resposta. Enfim... ninguém me respondeu dos regitros gerais lá em Portugal para informar se minha Mâe ainda possui a nacionalidade portuguesa. Acredito sinceramente que ela tenha a mesma sim, tendo em vista que como relatei acima, ela veio para o Brasil com 7 anos. Ela nasceu em Portugal, tem a certidão de nascimento. O que ocorre é que eu gostaria de começar a agilizar o processo da minha Mãe, mesmo não tendo a informação se ela mantem ou não a nacionalidade. Eu acredito sinceramente que ela tenha mantido a nacionalidade, e portanto quais seriam os próximos passos para buscar regularizar a situação de minha Mãe em Portugal?
Seria apenas a transcriçao do casamento da minha Mãe para regularizar a situação dela?
Fico no aguardo e obrigado VLAD PEN.
Abs,
Serginho
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
Obrigado,
Sergio
Ponta Delgada
Endereços para envio dos DOCUMENTOS E VALE POSTAL:
• CRC de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 – Ponta Delgada
Abs,
Serginho
Sabe se em Ponta Delgada posso encaminhar transcrição de casamento?? Posso enviar minha atribuição e transcrição de casamento no mesmo envelope?
O valor do vale postal atual, sabe dizer quanto é?
Obrigada
Ponta Delgada não possui balcão de nacionalidade. Você poderá enviar apenas a transcrição de casamento, quando for concluída envie a atribuição para Ovar, Tondela, ACP ou Gaia.
Bom dia pessoal,
Gostaria de uma ajuda. Tenho cidadania portuguesa e estou morando no Porto desde janeiro de 2020. Sou casada com brasileiro há um ano e no dia 01/07/2020 dei entrada na conservatória de Gaia para realizar a transcrição de nosso casamento. Tive a surpresa de que o processo teria que passar pela investigação do SEF e não me retornaram nenhum prazo para esta conclusão.
Alguém sabe informar quanto tempo o SEF leva para analisar ? Meu marido está com a pendência de entregar nossa certidão transcrita aqui em portugal para receber a autorização de residência.
Obrigada.