Histórico escolar antigo

Meu povo, histórico escolar antigo, mas bem antigo mesmo, tipo década de 30, 40 (a escola ainda existe), alguém já tentou buscar - e conseguiu?

Abs

Comentários

  • EdercmaEdercma Member
    editado April 2016
    Opa, eu consegui.

    Você só precisa ir na escola em questão e solicitar na diretoria.

    O que solicitei foi de 1941.
  • Boa noite Bárbara,
    Estou tentando localizar a certidão de nascimento da minha sogra, que nasceu no bairro carioca de Bonsucesso e provavelmente foi registrada na 11º RCPN, que tem várias sucursais e a responsável pelas buscas de certidões de nascimento antigas e a da Rua Sidônio Paes, 38A, Cascadura. Porém, até agora não a encontraram, tampouco conseguir localizá-la noutro registro. Dentre outras opções estamos tentando localizar os assentamentos escolares da mãe da minha esposa, que nasceu em 1924. É bem provável que na matrícula os pais tenham apresentado o registro de nascimento, pois nessa idade não há outro documento. Contudo, no Rio de Janeiro há um complicador. O Educandário que ela estou pertencia ao antigo Distrito Federal, que, com a instalação do Estado da Guanabara, em 1960, passou a ser Estadual, e, após a unificação, em 1975, os órgãos do antigo Estado da Guanabara passaram para o município do Rio de Janeiro e os arquivos antigos, do antigo DF e Guanabara, ficaram sob responsabilidade do Governo do Estado. Assim, em 18/04 solicitamos os dados na Secretaria Estadual de Educação, Coordenadoria Regional de Engenho de Dentro, e estamos aguardando eles encontrarem. Falaram que demorariam, para acompanhar pela internet. O documento solicitado foi: Solicitação de Documentos de Colégio Extinto, em nome da minha sogra. Desculpa pela longa resposta, não conseguir sintetizar melhor.
  • Vcs precisam do histórico para comprovar a filiação do antepassado de vcs?

    Só lembrando que no caso de mãe para filho basta que a certidão de nascimento tenha sido feita com menos de um ano e a mãe não precisa ter sido a declarante ou ter sido casada com o pai.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/estabelecimento-da/
  • Gente, alguém aqui já teve o problema de a escola - na época - não fazer histórico escolar?

    Estou buscando o do meu pai para fazer a aquisição dele, mas a escola me falou que na época eles só anotavam na ata o nome dos alunos, mais nada. Ou seja, não consta nesse "documento" que meu pai estudou língua portuguesa.

    Alguém tem idéia do que posso fazer neste caso?

    Obrigada.
  • @Virgilio,

    Tente verificar se não está nos livros da 12a. Circunscrição. É preciso avançar nas buscas por alguns anos porque em alguns casos os registros são tardios.

    Você também pode comparecer ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, e solicitar a reserva dos livros dos cartórios. No dia agendado, compareça com a família de posse de lupas e preparem-se para folhear vocês mesmos os livros. Muitos aqui do fórum acharam suas certidões assim.
  • Obrigado a todos pelas dicas,

    Estamos tentando os arquivos escolares na esperança de encontrar alguma anotação referente o assento de nascimento da minha sogra, porque não temos mais onde procurar. Em regra, é o único documento que se apresenta na matrícula escolar de criança.

    Já procuramos também em todas as Circunscrições da cidade.
    O problema é que, na maioria delas, só pesquisa em curto espaço de tempo.
    O 8º RCPN na Tijuca só pesquisa por um período de 3 meses, segunda a atendente. Inclusive falou que se precisasse pesquisar por um período maior teria que contratar um despachante. Achei estranhíssimo.
    O 9º, em São Cristóvão cobra 19 reais por cada busca.

    Estamos pesquisado bastante neste site:
    https://familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573.
    Contudo, há muita ausência dos índices de pesquisas, como também de livros escaneados.
    Os da 11º RCPN são os que apresentam maiores dificuldades, inclusive os Serviços de Busca de Certidão já avisam antecipadamente que não conseguem daquela circunscrição, se não dispor de todos os dados (livro, fl. termo).

    Estamos providenciando outros documentos e aguardando a regulamentação da Lei. Se até lá não a encontrar teremos que proceder a restauração do registro, o que não gostaríamos.



  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2016
    @Virgilio,

    Como você mora no Rio, peça que sua esposa vá à sede do DETRAN localizado na Av. Pres. Vargas e peça uma busca nos prontuários do RG de sua sogra. O Detran detém a guarda dos arquivos do extinto Instituto Felix Pacheco. Se a sua sogra tirou identidade ainda solteira, o prontuário está lá.

    A busca dos cartórios por certidões é de apenas 3 anos. Como já falei antes, somente as buscas nos livros do Arquivo Nacional te permitirá avançar no tempo pois nem todos os livros estão no familysearch.

    Há pouco tempo atrás ajudei um amigo a encontrar a certidão de nascimento da mãe que foi registrada aos 9 anos de idade e ele só encontrou o registro no Arquivo Nacional onde havia feito a reserva de cerca de 600 livros.

    Ele encontrou o registro da mãe no quinto livro, numa circunscrição onde o cartório havia negado existir a certidão (Méier). A mãe dele nasceu em Olaria.. Mas depois morou no Jacaré (circunscrição do Méier) e depois em Duque de Caxias.

    É preciso descobrir com a família todos os bairros em que a sua sogra residiu do nascimento até o casamento, e procurar nos livros dessas circunscrições no período em que ela residiu. Mas é preciso que você anote os livros que já foram folheados (´circunscrição, período e numeração) no familysearch.

    Na época em que sua sogra nasceu os cartórios eram divididos por pretórias. A partir de 1940 passaram a ser divididos em circunscrições e hoje em RCPN.

    No final desse link você vai encontrar um "de" "para" entre pretórias e circunscrições ao longo dos anos:

    http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn

    Acredito que no histórico escolar dela será difícil encontrar quaisquer dados. Segundo minha mãe, nascida em 1940, antigamente se fazia tudo "na palavra". Ela mesmo estudou em escolas onde nenhum documento foi apresentado.
  • Obrigado pelas informações mais uma vez,

    De todas as dicas, a única que ainda não fizemos foi junto ao Detran, porque a identidade dela foi emitida em 1968. Minha sogra casou-se em 1927. Vamos requerer os assentamentos no Detran, para esgotar as buscas.

    No Arquivo Nacional, que dispõe de arquivos somente a partir de 1929, encontramos a Certidão de Nascimento de irmã mais nova dela, que nasceu em 1932. Mas adivinha...Foi registrada somente em 1939, na 11º RCPN,. Nem da outra irmã, que nasceu em 1929, foi encontrada. Conclui-se, então, que o registro foi feito entre 1924 a 1929.

    Valeu pelas orientações.
  • @Virgilio,

    o Detran cobra uma pequena taxa e leva cerca de uma semana para dar a resposta do desarquivamento do processo de identidade do Instituto Félix Pacheco.
  • Boa tarde,
    Eu estou finalizando a montagem do processo de atribuição do meu pai (neto).
    Surgiu uma dúvida!
    Ele não havia localizado seu histórico escolar, no entanto, a escola ainda existe e pudemos solicitar uma segunda via.
    Já recebemos o documento e nele existem duas assinaturas ( da diretora e do secretário).
    A questão é: tenho que fazer o reconhecimento da firma das assinaturas no histórico escolar dele, antes de apostilar o documento?
    Alguém já passou por essa experiência?
  • Para o apostilamento é necessário pelo menos uma assinatura com reconhecimento de firma.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.