Finalmente Saiuuuuuuuuuuuuuuu!!!
Olá comunidade!
Finalmente saiu minha nascionalidade por Naturalização.
Em primeiro lugar agradeço a deus por essa conquista. que nos momentos mais difíceis dessa minha jornada, sempre esteve ao meu lado me mostrando o caminho... aos meus familiares, que sempre me apoiaram e acreditaram em mim e na minha capacidade de atingir mais esse objetivo na vida e claro aos amigos aqui desta comunidade, que sempre quando solicitados estiveram com bastante informações e com muitas palavras positivas para me tranquilizar nessa minha caminhada. sempre externando para eu jamais desistir e seguir em frente que tudo se consolidaria favoravelmente a mim nesse longo processo.
Sendo assim, aqui conto um pouco da minha saga! Comecei a pesquisar sobre meus supostos direitos através do consulado de Salvador no ano de 2001! Fui com uma das minhas irmãs ao consulado daqui para tentar obter informaçôes de como eu poderia proceder para adiquirir esta nascionalidade. Logo que chegamos ao consulado fomos informados que não tinhamos direito algum, pois, como nós eramos bisnetos de portugueses mais com nosso pai falecido, eles alegavam na época que não nos enquadravamos nas leis portuguesas para adiquirir esse direito, porque nosso pai havia falecido, então pulavamos um geração e quebrava portanto a linha sussessória direto entre os decendentes... Ficamos bem tristes com as informações e voltamos pra casa desolados.
Passaram -se os anos e no ano de 2006 se não me engano, mais precisamente em 3 de outubro-2006, a lei mudou nos favorecendo.
Só que como eu e minhas irmãs haviamos deixado de lado esse sonho, por causa da negativa lá no consulado nos anos anteriores, ficamos sem saber sobre essa exelente mudança na lei e então continuavamos desesperançosos. Na verdade, nem procuravamos saber mais sobre isso. ( o que foi um erro)
Como Deus nunca desampara seus filhos, quando estava perto de me formar recebi um convite de um amigo pra fazer um mochilão pela Europa e vê no que dava essa nossa aventura. A proposta era, nos formar e ao invés de fazer uma festinha por aqui, comprariamos uma passagem pra Europa e iriamos vê de perto no que dava por lá. Pois, estavamos sedentos para conhecer outros países, costumes e culturas. Então, assim fizemos. Primeiro foi a namorada dele, que o puxou sem nem terminar a faculdade que cursava na época e logo que eu formei me joguei nessa aventura também. Porém, como entramos através do visto de turista ( apenas 3 meses) ficamos um pouco apreencivos mais conseguimos enfim entrar sem maiores problemas na Europa. E aí, ao invés de ficarmos 3 meses por direito resolvemos ficar 2 anos! kkkkkkk...
Só que como muitos sabem, a vida não é nada fácil para quem não tem papeis, ou seja, para quem vive ilegalmente por lá! Não acomodado com esta situação e passando por inúmeros perrengues por lá, resolvi futucar meus supostos até então direitos e vi que já me enquadrava nas leis atuais de Portugal, por ser bisneto de Portugueses. Então, comecei a pesquisar sobre o assunto e encontrei esta bendita comunidade. Que por sua vez desenrolou toda a situação desfavoravél a mim, me informando que eu tinha totais direitos pela nova lei portuguesas para descendentes até o meu grau. Já que tinha a filha do Português, ou seja, minha avó, viva ainda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Muito bom seu relato! Bate uma emoção quando alguém consegue atingir um sonho desses.
Mas só corrigindo uma coisa. Você, no caso, conseguiu sua naturalização por ser NETO de português, já que primeiramente sua avó se tornou tuga por Atribuição (pelo que deu a entender).
É importante salientar isso porque vc afirmou ter direito por ser BISNETO, o que não foi o caso.
É muito difícil (pelo menos até agora ninguém veio aqui contar) conseguir a naturalização partindo de Bisavô para bisneto e por seu texto ser muito longo, um bisneto que leia apenas até aquela parte pode ter uma noção equivocada das coisas.
Parabéns novamente. Boa sorte e sucesso!
Rodrigo,
parabens !!! Que saga, voce merece essa conquista ! Boa sorte !
ainda bem que vc não desanimou!
\ o /
Cara, que saga hein!!!!!! mas valeu a pena, parabéns, agora pode ir pra Europa sem problemas.....boa sorte! Você voltou pra Salvador? morei na Bahia 3 anos, em Vilas do Atlântico, mas voltei pra Sampa em abril de 2010......parabéns e boa sorte!
Se o seu pai realmente nao quiser a nacionalidade, voce pode conseguir a sua por naturalizacao, ou seja, direto do seu avo. Se tem filhos, o melhor seria por atribuicao, dai o seu pai TERIA que fazer a dele primeiro.
Em todo o caso o que voce precisa em primeiro lugar é a certidao de nascimento do avo portugues.
Investigue com a familia onde ele nasceu e a data.
Sua historia e' um grande incentivo a todos que buscam esse sonho!
Agradecer a Comunidade ... sem palavras ..., pois as pessoas que aqui estao sao a "NAU" que nos da o apoio e a forca, que necessitamos, para seguir em frente nesse sonho!
Congratulations!