Como começar.
Pessoal meu marido e seus 3 irmãos são filhos de pai e mãe (falecida) portugueses . Pelo que li temos direito a cidadania , gostaria de saber:
Tendo em mãos a certidão de nascimento do pai é suficiente para dar entrada no processo ou é necessário mais algum documento? é preciso ter documentos da mãe falecida tbem?
O processo se da atraves dos documentos dos 4 irmãos ou é preicso documentos das esposas e filhos tbem para todos conseguirma a cidadania?
Quais os documentos dos filhos (e familia) para iniciar o processo e qual primeiro passo depois de reunir a documentação?
muito obrigada gente, desde ja...rsrs
Tendo em mãos a certidão de nascimento do pai é suficiente para dar entrada no processo ou é necessário mais algum documento? é preciso ter documentos da mãe falecida tbem?
O processo se da atraves dos documentos dos 4 irmãos ou é preicso documentos das esposas e filhos tbem para todos conseguirma a cidadania?
Quais os documentos dos filhos (e familia) para iniciar o processo e qual primeiro passo depois de reunir a documentação?
muito obrigada gente, desde ja...rsrs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quem aparece como declarante na certidao de nascimento do seu marido e irmaos?
E que estado voces moram?
Se for em Sao Paulo entre no site do consulado e encontrara toda a informacao necessaria. Os processos feitos pelo consulado sao mais rapidos. www.consuladoportugalsp.org.br
Se morarem em outro estado podem enviar por correio direto a Portugal. Nesse caso, no guia de ajuda da comunidade encontrara as informacoes que necessita para processos de ATRIBUICAO.
Veja com seu sogro se o casamento dele e o obito da sua sogra foram transcritos em Portugal.
Se nao tiverem as certidoes de nascimento dos portugueses podem consegui-las no Portal do Cidadao.
Seus filhos e sobrinhos terao direito depois que os pais (filhos dos portugueses originais) ja tenham obtido a nacionalidade e trasncrito seus casamentos. Deverao ser feitos processos iguais aos dos pais.
Quanto às esposas ha algumas condicoes para que consigam a nacionalidade. No site do consulado aparecem essa condicoes.
Eu moro na cidade de Cotia em SP, o declarante da certidão é o pai.
Minha sogra faleceu aqui em SP não acredito que tenham feito a transcrição em Portugal. Ha necessidade de documentos dela tbem ?? Vou entrar no site do consulado e me interar mais sobre a documentação, muito obrigada mais um vz..rs
Tati.
Recomendo muito o Consulado dai, pois tem sido muito eficiente em todos os casos conhecidos aqui na comunidade!
Se os nomes e datas estao corretos em todas as certidoes e voces preenchem os requisitos que aparecem no site, logo, logo, todos poderao ser portugueses. As esposas dos casados antes de 82 tem direito imediato, as casadas depois necessitarao comprovar vinculos com a comunidade portuguesa. De todas formas, lendo atentamente as informacoes do site, voce tera toda a informacao que necessita.
Boa Sorte!