Duvida
Gente, sou filha de portugueses edei entrada em minha cidadania no consulado de Portugal do RJ, a dois meses ou um pouco mais, e ate agora nao recebi nem um email sequer, mais me parece que demora mesmo. Minha duvida eha seguinte estou com os documentos do meu marido para dar entrada, porem eles nao estao mais recebendo aqui no Brasil. Gostaria de saber para onde posso mandar a documentacao para dar entrada por Portugal. Outra coisa: soh a mae dele era portuguesa, porem ela se naturalizou brasileira antes dele nascer, serah que ele tem direito mesmo a sim a cidadania. Desde jah agradeco a ajuda de todos e fico no aguardo de uma LUZ!rsrsrs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Oi Marina, muito obrigada pela sua atençao...deixo aqui meus sinceros agradecimentos.
bjs
Beth
Nao me lembro bem do seu caso, mas primeiro tera que fazer as transcricoes de casamento e obito, se houver, do portugues com o brasileiro. Eu faria como a Cibele e outros companheiros da comunidade fizeram, mandaria os documentos diretamente a Portugal (veja o guia de ajuda para detalhes de como enviar).
Se todos os documentos estiverem em ordem em termos de nomes, datas, assinaturas, firmas reconhecidas, etc. voce poderia mandar o pedido de atribuicao do seu marido tambem a PT. Enquanto sai a transcricao o processo ja poderia iniciar o andamento. Assim nao perdem tanto tempo. Veja no guia de ajuda ou no seu outro topico o que necessitaria, como e para onde enviar o processo.
Atencao que a transcricao e o processo de atribuicao se fazem em lugares diferentes. Nao se confunda.
Por favor quais os documentos que preciso mandar para Portugal para cidadania do meu marido(so a mae dele era Portuguesa). A Marina jah me disse que conservatoria preciso mandar...porem o que mandar?? e o tal cheque tem que ir junto??? Me ajudem por favor existe o site de la que explique tudo?
obrigada,
Um grande abraco e mais uma vez Muito Agradecida. Teresa Cristina.
Em primeiro lugar tem que conseguir a certidao de nascimento da sua sogra. Se ela se casou tera que transcrever o casamento.
Se estiver em SP faca tudo pelo consulado: www.consuladoportugalsp.org.br.
Se estiver em outro estado pode se informar no consulado local, mas se quiser mandar os documentos por correio veja o que necessita no guia de ajuda desta comunidade no topico ATRIBUICAO de nacionalidade.
Denise obrigada pela sua atencao...sou do RJ e o consulado daqui nao tah recebendo + nada tah parado.Dei entrada em meus documentos a 3 meses e nao tive nenhum tipo de resposta ainda(sou filha de pai e mae portugues). Quando ela se casou com meu sogro, meu marido ja devia ter uns 5 anos, e o meu sogro nao era portugues.O que eh transcrever o casamento e como se faz? Desculpe a ignorancia, porem a minha foi bem facil, jah que soh nasci aqui por acaso, pois meus pais, tios, avos sao todos portugueses. Acho que eu deveria ter entradocom minha documentacao direto por Portugal, fui entrar por aqui e acho que vou penar.
Desde ja muito agradecida pela sua gentileza.
Transcricao é um processo que se faz para que tanto o casamento, como o obito fiquem registrados na certidao de nascimento de cada quem. No caso voce teria que pedir a transcricao de casamento e obito na da sua sogra la em PT.
Como ela nao foi a declarante tera que conseguir documentos que comprovem que ela reconheceu seu marido na menoridade. Por exemplo: matricula na escola, certificado de vacina e/ou outro documento com a assinatura dela.
Oi Denise deixa eu explicar melhor...Eu preciso saber quais os documentos necessarios eo local para onde devo mandar os documentos de meu marido em Portugal sendo ele filho de mae portuguesa(ja falecida). Ela se naturalizou Brasileira + ja me falaram que isso nao importa para eles.
Obrigada,
Beth
OBS.: eu tb. entrei + entrei aqui pelo Brasil pois sou filha de pai e mae portugues(mae viva e pai falecido), + pelo jeito vou gramar...ja mandei a + de 2 meses e nao me mandaram nada ainda..ISTO EH BRASIL!
Os documentos necessarios aparecem no guia de ajuda da comunidade no topico relacionado com ATRIBUICAO.
Como lhe disse anterirormente tera que fazer a transcricao de casamento e obito da sua sogra. Poderia tentar mandar os documentos sem a transcricao, mas é bem possivel que eles a pecam depois de longos meses de espera.
Como nao foi a sua sogra quem declarou o nascimento do seu marido tera tambem que mandar documentos que comprovem que ela reconheceu seu marido na menoridade. Parece absurdo, mas infelizmente é assim que funciona. Ja lhe mencionei o tipo de documentos.