Fazer dupla cidadania em Portugal

13»

Comentários

• @gflorent pode sim, não tem necessidade de ir pessoalmente a Portugal para dar entrada em nenhum processo, inclusive o de seu filho e neto podem ser feitos da mesma maneira.
  • @gflorent, vc pode sim enviar os documentos pelo Correio. As conservatórias que aceitam processos enviados pelo correio são: Tondela, ACP, 3ª CRC do Porto, Ovar e Vila Nova de Gaia
  • Olá, sou neto de avô e avó portugueses por parte de mãe. Minha mãe já fez o processo dela.
    Agora quero fazer o meu e de meu filho mas não consigo de jeito nenhum agendar atendimento no consulado português do RJ.
    Sei que tenho também que atualizar o estado civil de minha mãe pois ela casou com meu pai brasileiro que já é falecido.
    Vou a Portugal em Julho de 2018 e gostaria de saber se consigo fazer o que é necessário para minha atribuição de cidadania em Portugal.
    Desde já agradeço a ajuda.
  • @evandromed, sim você precisa atualiazar o estado civil da sua mãe para casada em Portugal fazendo a transcrição de casamento dela com o seu pai. Mesmo seu pai já falecido precisa para poder fazer sua cidadania.
    Você como filho pode fazer a transcrição do casamento deles. Fazer pelo correio ou Portugal é uma escolha sua. Pessoalmente si um pouco mais rápido em algumas conservatórias. Não são todas!! Mas hoje em dia mesmo pessoalmente o tempo está em média uns 3 meses.Algumas precisam agendar antes de ir, outras vc vai, deixa o doc e depois eles agendam uma data para voltar e dar entrada. Estou falando no caso de Braga.
  • Olá, estarei em janeiro em Portugal e gostaria de fazer o processo de dupla cidadania lá, alguém pode me auxiliar?
    Sou filho de português (mãe é nascida lá), o casamento dela já está assentado, tenho o cartão cidadão dela comigo.
    Será que consigo resolver lá?
    O consulado é muito demorado.
  • @wmanderson tem varios tópicos aqui com orientações de como pedir a nacionalidade direto em Portugal.
  • BrianaBriana Member
    Bom dia!!
    Meu pai é Português e declarante em minha certidão, e minha mãe brasileira. Preciso transcrever o casamento deles para pedir minha cidadania. Consigo fazer isso pessoalmente em Lisboa? Estou indo em Outubro e ficarei lá 7 dias. Ou consigo fazer direto, sem passar por consulado no Brasil? Aqui eles querem que os dois vá pessoalmente ao consulado e como moro no interior do MT, fica difícil.
    Quem puder me ajudar, agradeço!!
    Abç.
  • editado July 2018
    @Briana vc não precisa fazer a transcrição de casamento se fizer o processo na ACP do Porto ( recomendado).Vc pode enviar tb a documentação pelo correio sem precisar passar pelo consulado.De uma lida nesse tópico

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13255/documentos-necessarios-para-atribuicao-de-nacionalidade#latest
  • BrianaBriana Member
    @vlad Pen, obrigada pela ajuda!!
    Só mais uma dúvida.. terei que ir ao ACP Porto para retirada? Consigo fazer a cidadania do meu esposo e filha junto com a minha? Obrigada!!
  • editado July 2018
    @Briana seu registro de nacionalidade é enviado pelo correio.Vc tem q fazer um processo de cada vez.Primeiro sua atribuição de nacionalidade, sua transcrição de casamento em Portugal, depois atribuição da sua filha e por fim a aquisição de nacionalidade do marido.
  • BrianaBriana Member
    @vladpen mais uma vez obrigada!!!
  • Prezados(as), boa noite!
    Estou propenso a requerer a cidadania em Portugal pois aqui em São Paulo o processo é muito demorado.
    Alguma sugestão de qual é o melhor local para ingressar com o pedido da cidadania?
    Quanto tempo está demorando, para obter a cidadania em Portugal?
    Meu avô português casou-se com brasileira e dessa união nasceu meu pai, todos já falecidos.
    Preciso levantar a certidão de casamento de meu avô?
    Desde já, grato pela ajuda!
  • @Saraiva

Se o seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai,pode fazer direto pelo ACP .Tem levado,em média,3 meses

Precisa ter a certidão do seu avô ou o numero dessa certidão
    Seu avô nasceu em que ano?
  • Boa noite, Maria Nélida.

Sim, tenho todas as informações sobre o nascimento de meu avô. Ele nasceu em Fevereiro de 1914 em Fornos de Algodres.
    Dúvidas:
    1 - o que é ACP?
    2 - Quais outros documentos são necessários?
    3- Devo entregar pessoalmente ou encaminhar pelos correios?

Att

Alexandre Saraiva
  • @Saraiva

Só agora percebi um detalhe
    Seu pai também é falecido ou somente seus avós?
  • Sim, todos falecidos....meus avós e meu pai
  • Documentos que jé possuo:

Certidão de nascimento de meu avô
    Certidão de casamento de meus avós
    Certidão de nascimento de meu pai

o que ainda estou a providenciar:
    Certidão de óbito de meu avô e de meu pai
  • Bom dia,

Estou querendo tirar minha dupla cidadania portuguesa em Portugal pois quero me mudar para a Europa dentro dos próximos 6 meses e como realizar o processo pelo consulado português em SP vai levar cerca de 2 anos, estou disposta a fazer o processo em Portugal. No entanto, estou bastante perdida em relação a alguns tópicos que vou listar abaixo e ficarei enormemente agradecida se alguém souber e puder me ajudar.

Antes de listar minhas dúvidas, meu cenário é o seguinte: meu avô era português nascido em Leiria. Ele já tem a dupla cidadania dele e faleceu este ano. Até então tenho a certidão de casamento dele com minha avó em inteiro teor, certidão de óbito em inteiro teor e a certidão de nascimento da minha avó. Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Sei que se eu fosse realizar o processo avô-neta pelo BR seria necessário comprovar ligação à comunidade portuguesa (o que eu não tenho como) e por isso teria que realizar a cidadania da minha mãe e depois a minha (por isso dos 2 anos que mencionei acima). Com o cenário de eu realizar o processo em Portugal, a lógica continua sendo a mesma ou eu posso realizar avô-neta sem comprovar ligação à comunidade?
    2) Caso eu tenha que realizar o processo em Portugal avô>mãe>neta (o que não há problema), posso realizar a cidadania da minha mãe com uma procuração dela?
    3) Quais documentos preciso ter em mãos para realizar o processo de cidadania lá?
    4) Sabe quanto tempo, em média, demora para a minha cidadania estarem minhas mãos?
    5) Vi que em Leiria tem uma conservatória, posso realizar o processo inteiro nessa cidade?
    6) Posso enviar os documentos antes de eu ir para lá já que posso permanecer como turista por um período de apenas 3 meses?

Me desculpa o questionário de seis perguntas, todas elas o consulado português não soube me informar quando liguei.

Desde já agradeço muito a quem puder e for responder.

Att.
    Juliana Sarra Silva.
  • @jusarra90..ja lhe respondi IN BOX
  • Boa Tarde,

Sou filho de um Português nascido em Moçambique, antiga colonia portuguesa.

Gostaria de solicitar minha nacionalidade portuguesa diretamente em Portugal, visto que, atualmente estou na Espanha (como turista) com minha namorada (espanhola) e gostaria de poder ficar por mais tempo e ir morar em Portugal posteriormente.

Dada essa situação tenho algumas duvidas:
    1) Qual a viabilidade de realizar esse processo diretamente em Portugal, levando em conta o prazo de 90 dias de turismo na Europa (já contando 24/12/2018 - 23/03/2019)
    2) A documentação necessária para realizar esse procedimento em Portugal é a mesma solicitada pelo consulado português no Brasil ( http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-portuguesa-para-maiores-old/ )?

Agradeço desde já qualquer ajuda.
  • @Murilo vc precisa confirmar junto à CRC de Lisboa se seu pai ainda mantém a nacionalidade portuguesa mesmo se tiver falecido.
  • @Vlad Pen, meu pai esta vivo e possui a nacionalidade portuguesa, cartão cidadão e passaporte português, para todos os efeitos é um cidadão português :)
  • editado January 2019
    @Murilo a documentação exigida para entrar com o processo pelo consulado é um pouco diferente dos processos enviados diretamente a uma conservatória. Somente a CRC de|Lisboa aceita processos de filhos de portugueses nascidos em Moçambique.
  • Obrigado Vlad!

Nesta pagina ( http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/ ) vemos uma lista de documentos a serem entregues em diversas hipóteses para a atribuição da nacionalidade, a que mais me preocupou foi dentro da "Hipótese 2 - O interessado opta por prestar a declaração em serviço competente" o seguinte documento "Passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência." isso significa que para solicitar a minha nacionalidade pessoalmente, precisarei ser residente europeu?
  • @Murilo não, nao precisa ser residente europeu.Eles pedem um documento de identificação que pode ser o R.G ou Passaporte q contenha a filiação.
  • Aline MatosAline Matos Member
    editado May 2019
    @marcia li acima que quem vai pessoalmente na conservatória de Portugal não precisa então preencher o formulário 1C? Estou indo agora final de maio a Barcelona e resolvi dar um pulo na conservatória de Porto por ser mais rápido. (Pelo menos espero que seja). Vou ficar 15 dias em Barcelona e queria levar numa conservatória que seja mais rápido. Já peguei minha certidão de inteiro teor apostilada e reconhecida firma, meu passaporte apostilado e cópia da certidão do meu pai. Até antecedentes criminais to levando....kkk, vai qui né.... Sabe me dizer se Porto ainda é a conservatória mais rápida?
  • editado May 2019
    @Aline o formulário 1C é obrigatório .Vc leva preenchido e assina na hora na frente o atendente.ACP do Porto tem sido no momento a conservatória mais rápida , mas alguns processos estão sendo transferidos para outras conservatórias. Se for pessoalmente ,chegue bem cedo e se prepare para ver vários advogados passando na sua frente... eles tem prioridade.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.