Processo de atribuiçao somente pela mae
Sonia Monteiro
Member
Boa noite, preciso de uma ajuda. Posso requerer a cidadania do meu pai, sem apresentar a certidao de nascimento do meu avô. Somente com os documentos da minha avó, pois ela tambem era portuguesa,e conheceu meu avo aqui no Brasil onde se casaram.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Já lhe respondi no outro tópico! Vai ficar difícil ajudá-la porque as informações ficarão diluídas em vários tópicos.
*Lembrando que nao possuo mais informações pois meu pai era muito pequeno quando meu avô faleceu. Os portugueses se conheceram no Brasil, portanto nao sei se ele veio sozinho ou com familia, etc. e essa falta de informação esta dificultando as buscas.
Como ambos os avós são portugueses, você terá de fazer a transcrição de casamento deles.
Para essa transcrição, bastará o assento de batismo da avó e a certidão de casamento dela.
Depois da Transcrição do Casamento, basta fazer a atribuição do seu pai usando o assento de batismo de sua avó.
Ou seja, os documentos que você tem já são suficientes.
Sugiro que leia todas AS POSTAGENS dos tópicos ATRIBUIÇÃO PELA ACP PORTO e ATRIBUIÇÃO CRC PONTA DELGADA.
Me surgiu uma duvida, encontrando ou nao o assento de batismo do meu avo eu terei que averbar o casamento deles?
Perdoa-me. Fui informada de que bastava um dos assentos para se fazer a Transcrição de Casamento.
Mas essa semana recebi a informação de PD e da CRC do Porto de que são necessárias as certidões de nascimento de AMBOS os nubentes para se fazer a transcrição.
A transcrição do casamento é necessária quando os pais são AMBOS portugueses ou ainda quando o filho é do segundo casamento do português (principalmente se o português é nascido ANTES de 1911).
Os passaportes de Viseu estão online até 1877. Nesse blog tem uma planilha que facilita a pesquisa:
http://genealogiafb.blogspot.com.br/2014/08/indexacao-de-passaportes-do-arquivo.html
Peça ao Arquivo Distrital de Viseu cópia do processo do passaporte ou apenas informação de freguesia e data de nascimento. Envie os dados que possui.
Moramos no Brasil e minha mãe acabou de obter a dupla nacionalidade portuguesa, e eu (que tenho 40 anos) gostaria de pedir a minha através dela. Ela e meu pai são divorciados e atualmente ela é casada com outro homem. ( ja tenho as certidões de casamento de ambos apostilados e do divórcio dela com meu pai)
Eu terei algum impedimento no processo de nacionalidade?
Quais outros documentos preciso para dar entrada no processo da minha dupla cidadania?
Em outubro 2018, estou indo para Portugal. Qual é a melhor e mais rápida Conservatória de Registo de Civil que eu possa ir pessoalmente fazer esse processo?
Agradeço desde já pela ajuda.
Vc pode dar entrada no ACP do Porto.
Documentos:
Copia do registro português da sua mãe
Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
Cópia do R.G apostilado ou CNH tb apostilada
Vale postal de €175 euros ou pgto em dinheiro(pessoalmente) ou cartão de crédito internacional
Para transcrição de casamento :
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest